Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Amapá

24 de abril de 2019

1. A Fortaleza de São João de Macapá, na margem esquerda do Rio Amazonas, foi construída entre 1764 e 1782, por índios e escravos. Sua função era impedir que os franceses, já instalados na Guiana, chegassem à foz do Amazonas.

2. A linha do meio-campo no Estádio Zerão, em Macapá, fica exatamente em cima da Linha do Equador. Ou seja, um lado do campo fica no Hemisfério Norte e o outro, no Hemisfério Sul.

3. O primeiro censo de Macapá foi realizado em 1790. Contaram-se 2.532 pessoas. Em 17 anos, a esse número só foram acrescentados 18 habitantes.

4. Só em 1988, o Amapá tornou-se um estado, elegendo seu primeiro governador em 1990. Antes disso, era ligado ao estado do Pará.

5. No Amapá, podem ser encontrados quase todos os biomas brasileiros: mangue, floresta tropical densa, campos inundáveis e cerrados.

6. Quase 40% da rede hidrográfica do Amapá faz parte da bacia do Rio Amazonas. Os rios têm uma importância econômica para a região: lá, são exercidas atividades pesqueiras. Além disso, há regiões em que o acesso só é possível por meio de barcos, o que dá uma importância extra aos transportes hidroviários.

7. O Macapá é a única capital brasileira cortada pela Linha do Equador. Por causa disso, pelo menos duas vezes por ano, os habitantes da cidade têm o privilégio de assistir ao equinócio, fenômeno em que os raios de sol incidem diretamente sobre a Linha do Equador. O equinócio ocorre duas vezes por ano: em março (equinócio de outono) e em setembro (equinócio de primavera).

8. O Amapá é o único estado do país onde as reservas indígenas estão todas eficientemente demarcadas. Lá, não há invasão de garimpeiros, madeireiros ou agricultores. Essas terras representam 8,6% do território estadual.

9. O Círio de Nazaré, festa típica do Belém (PA), também é comemorado no Amapá. Cerca de 300 mil pessoas participam da festa.

10. A cidade de Serra do Navio, apesar de ter este nome, não possui um porto. Por lá, nunca se passou uma embarcação.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This