Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A

24 de abril de 2019

  • Abará 

    É a mesma massa do acarajé, porém mais temperada; é embrulhada em folhas de bananeira e cozida no vapor. 


  • Acarajé 

    Bolinho de pasta de feijão-fradinho e cebolinha ralada, frito no dendê e servido com camarão seco moído e molho de pimenta malagueta. Na Bahia, consome-se cerca de 12 milhões desses bolinhos por mês. 


  • Afogado 

    Prato típico da festa do Divino Espírito Santo. É feito com acém, toucinho fresco e picado, pele de porco aferventada no sal, cebola, tomate, alho, louro, pimenta-do-reino, colorífico, salsa e cebolinha, sal. 


  • Ambrosia

    Creme feito com leite e ovos cozidos.
    Originário de Minas Gerais, é preparado também em São Paulo. 


  • Angu

    Os escravos misturavam uma polenta de fubá com restos de porco (carne, coração, fígado, língua e banha), azeite-de-dendê, quiabo, folhas de nabo e pimentão. 


  • Arroz de capote

    Arroz misturado com pedacinhos de carne de galinha d´angola.
     

  • Arroz de carreteiro

    Arroz feito com carne de charque (carne de gado bovino, salgada e seca). Era o alimento das carreatas que cruzavam o interior do Rio Grande do Sul. 

  • Arroz doce

    Tradicional de Portugal, a sobremesa é preparada com arroz, leite e açúcar, perfumada com casca de limão e canela. Entre as famílias ricas de Portugal, ele era presença obrigatória em dias de festa. Daí a expressão “arroz-de-festa” para aquela pessoa que não falta em nenhum evento.
     

  • Arroz-de-hauçá

    Arroz branco coberto por carne seca frita no dendê, camarão seco e coentro; provavelmente foi criado pelos escravos africanos da tribo dos hauçás. 


  • Arroz-de-pequi

    I
    guaria goiana feita com pequi. Essa frutinha amarela, muita rica em proteínas, é conhecida na região como “carne dos pobres” e tem fama de ser afrodisíaca. 
  • Azul-marinho

    Ensopado de peixe com banana-nanica bem verde. Antes de amadurecer, a fruta solta “tanino”, substância que em contato com a água fica azul escura. O prato faz sucesso no litoral paulista. 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Alka-Seltzer

Alka-Seltzer

No inverno de 1928, Hub Beardsley, presidente dos Laboratórios Dr. Miles, visitou uma redação de jornal e viu que nenhum funcionário havia faltado por causa da gripe que estava contagiando todos. Explicaram que eles tomavam uma...

Aveia Quaker

Aveia Quaker

Diz-se que a aveia era uma das sete dádivas de Demétria e tem sua possível origem em Atlântida, mas não se sabe exatamente quando e onde apareceu. A Quaker Oats Company foi criada em 1877 por Ferdinand Schumacher, Henry Parsons...

Açúcar União

Açúcar União

Os irmãos Nicola e Giuseppe Puglisi Carbone vieram para o Brasil para comercializar o vinho que o pai produzia na Itália. Em 1888, criaram a Companhia Puglisi. Com a imigração italiana na década de 1880, aumentou o número de...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This