A evolução do dinheiro no mundo

7 de agosto de 2020
De 9000 a.C. a 6000 a.C.Com a domesticação do gado e o início do cultivo de plantas, o homem começa a usar animais e grãos como meios de troca.
640 a.C. a 630 a.C.As primeiras moedas são cunhadas na Lídia (atual Turquia). Elas são ovais e formadas por uma liga de ouro e prata chamada eletro. O metal é escolhido por ser fácil de transportar, mas também por sua raridade e beleza.
330 a.C.Embora ainda não existam bancos, alguns cidadãos já emprestam dinheiro. A palavra “banco” vem do italiano banca, que são os balcões onde eles recebem seus clientes.
206 a.C.As shu, moedas chinesas da Dinastia Han, têm um furo quadrado no centro, para que sejam atravessadas por um cordão e formem colares de cem unidades.
De 335 a.C. a 476 d.C.Os romanos cunham grande variedade de moedas. O sistema é adotado por todos os povos dominados.
150 d.C.Surge na China o primeiro dinheiro de papel, feito de casca de amoreira, já que o país não tem ouro suficiente para cunhar moedas.
977Os primeiros cambistas aparecem na região de Palerma, na Itália.
São os embriões dos atuais banqueiros.
1095 a 1270As operações bancárias ressurgem durante as Cruzadas, pois é necessário transportar grandes somas de dinheiro para financiar as batalhas no Oriente.
1645Os holandeses, que dominam Pernambuco, colocam em circulação as primeiras moedas fabricadas no Brasil, os florins (a moeda nacional holandesa até a vinda do euro).
1658O primeiro banco a emitir cheques foi o Riksbank, de Estocolmo, na Suécia.
1792O dólar de prata é autorizado pelo Congresso americano. A moeda havia surgido no final do século XVII, quando as colônias decidiram criar uma unidade monetária comum para se livrarem definitivamente dos laços com a Inglaterra.
1808Com a criação do Banco do Brasil, são emitidos os primeiros bilhetes de banco, pagáveis ao portador, com valores a partir de 30 mil réis. Eles são usados para custear as despesas da Corte.
1920Postos de gasolina e hotéis americanos criam o cartão de crédito exclusivo para seus clientes.
1950Surge o primeiro cartão de crédito que permitia comprar em vários tipos de estabelecimentos. Inicialmente, os membros do Diners Club tinham crédito em 27 restaurantes de Nova York.
1964É aberto o Banco Central do Brasil.
1970Acontecem as primeiras transferências eletrônicas de dinheiro entre bancos. Os correntistas ganham o cartão magnético.
1979É criado o ECU — sigla para European Currency Unit (unidade monetária europeia) —, que daria origem ao euro. Ele representa a média dos valores de 12 moedas dos países associados.
1990A Europa adota o cartão inteligente: um chip que armazena os dados do cliente e determinado valor que é usado nos pagamentos.
1995Começa a circular o dinheiro cibernético. O papel e o cartão para compras é substituído por sinais eletrônicos.
1999O Euro passa a ser a moeda única dos 12 países da União Europeia (Alemanha, Bélgica, França, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Irlanda, Itália, Áustria, Holanda, Finlândia e Grécia).

Últimas Curiosidades

Artigos Relacionados

Curiosidades sobre literatura de cordel

Curiosidades sobre literatura de cordel

O nome vem dos varais improvisados com cordinhas para pendurar os folhetos com versos que relatam acontecimentos dramáticos do cotidiano, da história política, ou reproduzem lendas e histórias. Os folhetos ou livrinhos de cordel são impressos em papel barato e...

Curiosidades sobre a fauna brasileira

Curiosidades sobre a fauna brasileira

Em 1560, Anchieta escreveu uma longa carta com suas observações a respeito da fauna e da flora do Brasil. Leia alguns trechos: "As onças são ’boas para se comerem’, a carne de macaco faz bem aos doentes e a dos papagaios, embora também recomendada, em alguns casos...

Qual é a relação do pau-brasil com a cor vermelha?

Qual é a relação do pau-brasil com a cor vermelha?

Em 1500, o pau-brasil era abundante na mata atlântica, do litoral do Rio Grande do Norte até o do Rio de Janeiro. Os índios a chamavam de ibirapitanga (“árvore vermelha” em tupi). De seu tronco eles extraíam tinta vermelha para pintar o corpo. O nome dado pelos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *