Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem inventou o leite condensado

24 de abril de 2019

Durante uma viagem de navio, que ia de Londres a Nova York, o americano Gail Borden sentiu a falta de leite a bordo. Para levar leite em um navio, percebeu ele, a embarcação teria de transportar as próprias vacas, pois o leite estragava rapidamente, e as viagens eram longas demais. O leite era um produto difícil de conservar, e as tentativas lançadas no mercado tinham um sabor horrível — o leite acabava queimando e ficava escuro durante o processo de desidratação. De tanto pensar nessa história, em 1856, Borden patenteou o leite condensado.

A grande diferença do processo é que o leite era fervido a altas temperaturas dentro de uma câmara de pressão. A pressão ajuda o leite a alcançar uma temperatura mais alta em menos tempo e sem queimar. Para melhorar o gosto e preservar o alimento, Borden adicionou açúcar. O produto caiu no gosto da população, e era até indicado por alguns médicos por ser mais “higiênico” que o leite fresco.

Leia também:
A origem do Leite Moça
Minha nova coleção de latas históricas de Leite Moça

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923.  ...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This