Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem inventou o detergente

24 de abril de 2019
  1. Em 1890, o químico alemão A. Krafft observou que pequenas cadeias de moléculas ligadas ao álcool funcionavam como sabão. Krafft produziu o primeiro detergente do mundo. Mas a novidade não passou na época de uma curiosidade química.
  2. Durante a Primeira Guerra Mundial, o bloqueio dos aliados cortou o suprimento de gorduras naturais, utilizadas para produzir lubrificantes. As gorduras de sabão foram substituídas e o produto tornou-se um artigo raro no país.
  3. Outros dois químicos alemães, H. Gunther e M. Hetzer, retomaram as pesquisas de Krafft e lançaram em 1916 um detergente com fins comerciais, o Nekal, que, acreditavam, seria usado apenas nos tempos de guerra.
  4. Mas as vantagens do detergente sintético sobre o sabão foram logo aparecendo. O sabão reage com minerais e ácidos presentes na água, formando moléculas insolúveis que se recusam a ser enxaguados novamente.
  5. O primeiro detergente para lavar roupa foi o Tide, lançado nos Estados Unidos, em 1946.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923. O primeiro...

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This