Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem inventou a cerveja

24 de abril de 2019
  1. Embora as bebidas fermentadas, ancestrais da cerveja, já fossem conhecidas do homem desde 4.000 a.C., foi na Alemanha que elas adquiriram suas características atuais.
  2. O mais antigo escrito que registra o uso do lúpulo na cerveja foi escrito em 1067 pela Abadessa alemã Hildegarda de Bingen.
  3. As cervejas do tipo lagern (de cor clara, muito gás carbônico, razoavelmente amargas e com teor alcoólico entre 3 e 6%) também surgiram na Alemanha. Entre os estilos de largen (que em alemão significa armazenar) estão as pilsen, bock e pretas.
  4. Além disso, em 1516, os cervejeiros do país adotaram o Reinheitsgebot (preceito da pureza), que determinava os três únicos ingredientes permitidos para cervejas: água, lúpulo e cevada-malte. Graças a esse acordo (que foi lei até 1988), as cervejas germânicas se tornaram mundialmente famosas por sua qualidade.
  5. Os alemães inventaram a cerveja Bock na cidade de Einbeck, no século XIII. Qualquer cidadão poderia produzir a bebida, desde que fornecesse alguns barris para o príncipe e sua corte.
  6. O conde de Brunswijk, sabendo da fama dessa cerveja, mandou trazer 50 barris para Munique para celebrar seu casamento. Encantados com a cerveja, os convidados da então Bavária trocaram o nome da cerveja de “einbeck” para “oanbock”. Uma curiosidade: como a palavra “bock” significa bode, o rei mandou imprimir imagens do caprino nos rótulos das garrafas.
  7. Boicotada pelos portugueses, que viam na bebida um forte concorrente para o real vinho da metrópole, a cerveja só começou a aparecer no início do século XIX, no reinado de Dom João VI, por iniciativa dos ingleses que a importavam. Já no final do século, surgiam nossas duas primeiras cervejarias: em 1888, foi fundada a Brahma e, em 1891, a Antarctica, respectivamente a sexta e a quinta cervejarias do mundo.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923.  ...

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This