Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quem é o criador do Museu do Dodge?

3 de novembro de 2021
O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um colecionador. Badolato criou o Museu do Dodge, que ocupa três galpões em um sítio na região de Campinas (SP). O museu não é aberto ao público, mas seus 300 Dodges (incluindo vários que ainda esperam pelo processo de restauração) podem ser vistos nas redes sociais. No Brasil, a Chrysler fabricou 92.500 carros entre 1968 e 1981. Badolato escreveu dois livros sobre o tema: “Dodge – História de uma coleção” e “Dodge – Mais histórias de uma coleção“.
Prev 1 of 1 Next
Prev 1 of 1 Next
Os americanos John e Horace Dodge deixaram a empresa do pai, em 1889, e tornaram-se sócios de uma fábrica de bicicletas, a E&D (Evans & Dodge). Em pouco tempo, a E&D passou a produzir componentes para automóveis, atividade que acabou suplantando a produção de bicicletas. Em 1901, eles se transferiram para Detroit, cidade em que operavam os pioneiros Olds, Leland e Ford.  A Dodge passou a ser um grande conjunto industrial. Tanto que, em julho de 1914, os irmãos Dodge fizeram uma oferta para comprar o negócio de Henry Ford, mas ele não vendeu. A Dodge partiu, então, para construir automóveis completos com sua própria marca. Em novembro do mesmo ano, saía da nova fábrica, em Hamtramck, o primeiro Dodge. Em 1915, a produção chegou a 45 mil unidades. No final da década de 1910, a Dodge apresentou o primeiro carro fechado da história, com carroceria totalmente de aço. John e Horace morreram em 1920 e Frederick J. Haynes assumiu o comando da empresa, vendida a um consórcio bancário cinco anos depois. Em 1928, a Walter Chrysler  comprou a Dodge.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923. O primeiro...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This