Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

21 de setembro de 2021
A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923.

O primeiro nome do produto foi Halibut – e é assim que a pomada ainda é chamada até hoje em Portugal, por exemplo. O principal componente do produto era o óleo de fígado de halibute (um peixe que vive nas profundezas do Oceano Atlântico), que tinha ótimo poder cicatrizante.

A pomada chegou ao Brasil em 1938, já com uma fórmula enriquecida com vitamina A, vitamina D, ácido bórico e óxido de zinco. Os dois sócios se separaram em 1939. O Grupo Roviralta ficou com o mercado latino-americano. Roviralta morreu em 1978.

Mas, afinal de contas, de onde veio o nome “Hipoglós”? Veio do próprio halibute. A mais conhecida espécie do peixe atende pelo nome de Hippoglossus Hippoglossus.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This