Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Qual é a origem da Fanta?

24 de abril de 2019

A criação da Fanta é fruto do improviso e da necessidade. Em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial, sanções e bloqueios do regime nazista fizeram com que a fábrica alemã da Coca-Cola não conseguisse receber o xarope de cola, ingrediente principal na preparação do refrigerante. Para suprir essa falta, a fábrica passou a estudar possíveis novas fórmulas que usassem apenas matéria-prima encontrada na Alemanha.

Depois de algumas tentativas, o químico alemão Dr. Schetelig conseguiu produzir uma bebida feita de fibras de maçã, que tinha uma coloração amarela e um leve sabor da fruta. O nome nasceu de um concurso realizado dentro da empresa: o vendedor Joe Knipp sugeriu uma redução da palavra “Phantastischen” (“fantástico” em alemão).

Entre o final da guerra e 1955, usou-se a marca Fanta apenas o suficiente para não perder o registro. Ela só foi ressuscitada no lançamento de um refrigerante que misturava malte e laranja criado pela Coca-Cola italiana em abril de 1955. Fez tanto sucesso que foi conquistando o mundo e chegou aos Estados Unidos em 1959. No Brasil, a Fanta Laranja foi lançada em dezembro de 1964 e a Fanta Uva, em julho de 1970.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This