O americano Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na Lua, morreu no último sábado, 25 de agosto. Ele deu os primeiros passos humanos na superfície do nosso satélite no dia 20 de julho de 1969. Isso só foi possível graças a costureiras especializadas na confecção de sutiãs.

NEIL ARMSTRONG

Não entendeu? No livro “Spacesuit: Fashioning Apollo”, o professor de Design da Universidade da Califórnia Nicholas de Monchaux conta os detalhes da elaboração da vestimenta usada pelo primeiro astronauta. Não faltam revelações curiosas: para começar, a marca popular Playtex saiu na frente da imponente indústria aeronáutica norte-americana ao desenvolver técnicas de adaptação do látex de sutiãs em roupas pressurizadas.

Spacesuit: Fashioning Apollo”, o professor de Design da Universidade da Califórnia Nicholas de Monchaux c

O vestuário dos astronautas a bordo da Apollo 11 foi cuidadosamente feito à mão por um grupo de costureiras da empresa. O resultado foi uma roupa ao mesmo tempo protetora e confortável, que conseguiu preservar a elasticidade dos movimentos humanos. A roupa pesava, aqui na Terra, cerca de 80 kg, e tinha 21 camadas de tecido, cada uma com uma função própria. Um sistema de resfriamento líquido permitia que ela mantivesse o conforto corporal do usuário por 115 horas corridas. Despressurizada, podia ficar por duas semanas no corpo do astronauta.

O número 21, que corresponde à quantidade de camadas da roupa, é bem explorado pelo autor: são 21 capítulos, cada um contendo 21 fatos sobre a roupa espacial. O livro, lançado nos Estados Unidos em março de 2011, já está sendo adaptado para o cinema. Desde janeiro deste ano, o produtor Marc Shmuger investe no desenvolvimento do roteiro de “Spacesuit” para as telonas.