Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O que é mais rápido: celular ou telégrafo?

12 de março de 2009

O telégrafo foi um importante meio de comunicação entre o final do século XIX e início do século XX – usava a eletricidade para enviar mensagens através daquele que ficou conhecido como código morse. O código morse existe há 170 anos.
A mensagem de texto de celular – ou SMS – é uma das maneiras mais rápidas e fáceis de se mandar um recado para outra pessoa. A mensagem de celular não tem nem 20 anos.
O programa humorístico norte-americano “The Tonight Show”, apresentado por Jay Leno, resolveu testar qual dos dois meios de comunicação era o mais rápido. Uma dupla de mensageiros especializados em código morse e dois jovens munidos com modernos celulares foram desafiados a enviar a mesma mensagem, a uma mesma distância, para seus respectivos parceiros.
Quem você acha que ganhou essa corrida tecnológica?

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

7 Comentários

7 Comentários

  1. ZECA

    WOW!!!!! Como radiotelegrafista por 17 na rede da Força Aérea, achei muito interessante saber que este tradicional meio de comunicação continua surpreendendo. Há algum tempo, um operador, usando a Lua como superfície refletora, transmitiu da Rússia e foi recebido por um operador brasileiro. Fica a pergunta no ar(literalmente): por que desativaram o sistema se ele continua dando ótimos resultados?Valeu!!!

    Responder
  2. Luciano Rosa

    Como ex-funcionario do Departamento de Correio e Telegrafo, com certeza, o mais rapido e o morse, radio telegrafo e o teletipo que acho que a internete inicou graças ao teletipo por ser um aparelho teclado que transmitia telegramas sem fio, e nao esquecendo do telex. Tempo bom, abraços a todos.

    Responder
  3. só rindo

    com certesa o telegrafo, muito eficiente ainda

    Responder
  4. Ricardo

    Quem já foi radiotelegrafista sabe o resultado desta competição …
    Quem não foi vai se surpreender !!!!
    Saudades do velho codigo Morse !!!! Sou mais um aficcionado por ele.
    Ricardo
    Ribeirão Preto SP

    Responder
  5. Pires

    Nada mais rápido em comunicação antiga na qual poucos conhecem, Muito bom gostei parabens.

    Responder
  6. Pires

    Nada mais rápido em comunicação antiga na qual poucos conhecem, o bom e velho telegrafo que conheci . Muito bom gostei parabens..

    Responder
  7. Iara Alice - Peruibe

    Poxa! Fiquei sem saber qual é mais rápido. No youtube não deu para ver porque estou no Brasil. Pode?

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This