Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Intervenções militares americanas no exterior

24 de abril de 2019

 

Os Estados Unidos já atuaram várias vezes fora do seu país. Saiba quais foram as mais recentes campanhas militares americanas em território estrangeiro.

Abril de 1980
Um comando americano entrou no Irã para resgatar 53 reféns na embaixada dos Estados Unidos e ficou preso no deserto. Oito integrantes morreram por causa da colisão entre um helicóptero e um avião-tanque.

Outubro de 1983
O presidente Ronald Reagan enviou soldados americanos para Granada. A missão era proteger cidadãos americanos que estavam no território depois de um golpe de Estado. No mesmo mês, 241 fuzileiros navais e marinheiros americanos morreram no Líbano. Eles faziam parte de uma força internacional de paz e sofreram um ataque com caminhão-bomba.

Abril de 1986
Forças americanas atacaram bases costeiras na Lívia em retaliação a um atentados terroristas. Dois tripulantes de um F-111B morreram quando o bombardeiro foi abatido por baterias líbias.

Dezembro de 1989
O presidente George Bush ordenou o desembarque de pára-quedistas americanos no Panamá. Eles ajudariam as forças panamenhas a depor Manuel Noriega. Acusado de tráfico de drogas, ele foi capturado em janeiro de 1990.

Agosto de 1990
Forças americanas prestaram reforço militar à Arábia Saudita depois que o Iraque invadiu o Kuwait.

Janeiro de 1990
Cerca de 530 mil soldados americanos estava no Golfo Pérsico quando uma coalizão, liderada pelos Estados Unidos, bombardeou o Kuwait.

Julho de 1992
Na Bósnia, a força naval americana foi utilizada no mar Adriático para monitorar as sansões que a Organização das Nações Unidas impôs à Sérvia e Montenegro.

Abril de 1993
A Organização do Tratado do Atlântico Norte, da qual os Estados Unidos fazem parte, participou de conflitos para colocar em prática a proibição de vôos na Bósnia, imposta pela Onu.

1992 a 1994
Cerca de 28 mil soldados americanos entraram na Somália em missão humanitária. A morte de 18 militares, em outubro de 1993, fez com que os americanos se retirassem do território no início de 1994.

Setembro de 1994
Liderada por soldados americanos, uma força multinacional ocupou o Haiti com o argumento de restaurar a democracia.

Fevereiro e setembro de 1994
Os Estados Unidos, como parte da Otan, participaram de ataques aéreos contra forças sérvias na Iugoslávia.

Agosto de 1998
No dia 20 de agosto, os Estados Unidos atacaram alvos no Afeganistão e no Sudão. A suspeita era de que os dois países abrigavam pessoas ligadas aos ataques terroristas contra as embaixadas americanas no Quênia e na Tanzânia.

Março de 1999
Em 24 de março, aviões e navios americanos lideraram uma campanha de bombardeiros da Otan na Sérvia. A missão era forçar Belgrado a concordar com um plano de paz para Kosovo. A ação terminou em 10 de junho quando as tropas sérvias se retiram de Kosovo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923. O primeiro...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This