A palavra Lacta vem do latim “lactis”, que significa leite. A história começa em 21 de janeiro de 1912. O cônsul suíço Achilles Isella e um grupo de 21 acionistas criaram a Société Anonyme des Chocolats Suisse de São Paulo. A ideia era produzir no Brasil chocolates com a mesma qualidade dos importados. Com máquinas trazidas da Alemanha e da Suíça, a empresa fazia chocolates em forma de meia-lua e os vendia numa loja própria, chamada A Suíça, no bairro da Vila Mariana. Com o início da Primeira Guerra Mundial em 1914, houve uma reviravolta na história. Ficou difícil importar produtos da Europa. A empresa Zanotta, Lorenzi & Cia., que até então importava os tabletes da marca francesa Poulain Lacta, decidiu comprar a fábrica do cônsul suíço em 1916. A marca Lacta foi adquirida em 1917 pelos imigrantes italianos da Zanotta e Lorenzi, que também lançaram no mercado o Guaraná Espumante. O nome Lacta estampou naquele ano o primeiro anúncio luminoso instalado na cidade de São Paulo
O bombom Sonho de Valsa foi lançado pela Lacta em 1938. Ele era vendido por quilo em bombonières especialmente para mulheres. Quatro anos depois, em 1942, o bombom aumentou de tamanho – sim, naquele tempo, os produtos aumentavam de tamanho – para atrair o público masculino. Passaram a ser vendidos por unidades em bares e armazéns com o slogan: “Saboreie um bombom com a sua namorada”. Em determinada época, as embalagens traziam – além do casal dançando – um trecho da partitura da opereta “Sonho de Valsa”, do compositor austríaco Oscar Straus, de 1907. A Lacta foi vendida em 1996 para a Kraft Foods, hoje Mondeléz International. Muita coisa mudou no chocolate e na embalagem. O bombom, que chegou a ter 50 gramas, pesa atualmente 20 gramas. As duas camadas de chocolate que envolviam o bombom foram substituídas por uma cobertura sabor chocolate.
O Diamante Negro foi lançado em 1932 com o nome de Chocolate Lacta. Acabou rebatizado em 1940 depois do sucesso de Leônidas da Silva na Copa do Mundo de 1938. O Brasil terminou em terceiro lugar. O jogador da Seleção Brasileira e do São Paulo foi artilheiro do Mundial e um jornalista francês o apelidou de “Diamante Negro”. Leônidas chegou a gravar alguns comerciais do chocolate, mas nunca recebeu direitos de imagem pelo uso do apelido.
O Bis, outro campeão de vendas da empresa, foi lançado em 1942.
A Lacta foi uma das pioneiras da venda de ovos de Páscoa no Brasil, em 1940. Vale dizer que a Chocolates Garoto reivindica essa primazia (a empresa capixaba diz que lançou os primeiros ovos de chocolate no mercado brasileiro em 1954).