Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As curiosidades da Volkswagen no Brasil

24 de abril de 2019

Em 1949, pesquisas no mercado latino-americano apontaram o Brasil como o melhor lugar para receber a primeira fábrica da marca Volkswagen fora da Alemanha. O Grupo Monteiro Aranha, do Rio de Janeiro, convencido de que o Fusca era o automóvel mais indicado para as condições brasileiras, procurou a diretoria da Volkswagen, em Wolfsburg, e os dois se tornaram sócios em 1953.

A Volkswagen do Brasil — Indústria e Comércio de Automóveis S.A. foi fundada em 23 de março de 1953. Até essa data, a Brasmotor era a representante da Volkswagenwerk alemã por aqui. Nesse comecinho de história, a Volkswagen começou suas atividades em um armazém alugado na rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Lá, entre 1953 e 1957, foram montados 2.268 Fuscas e 552 Kombis com peças trazidas da Alemanha.

Com o tempo, tornou-se a maior montadora de automóveis do país. Sua primeira fábrica, localizada em São Bernardo do Campo (SP), foi inaugurada em 1957. O então presidente Juscelino Kubitschek estava presente e deu uma volta no Fusca, considerado o primeiro automóvel brasileiro. De lá para cá os números só aumentaram. Em 2004, a Volks produziu 682.912 veículos, o que correspondia a 31% do mercado nacional. Também aparecia como a marca que mais exporta carros do Brasil. Foram 1,3 milhão de dólares em vendas em 2002.

Linha do tempo da Volkswagen no Brasil

1953
Grupo aluga um armazém em São Paulo (SP) e inicia a produção de Fuscas. As peças vinham da Alemanha.

1957
Começa a fabricar Kombis. Metade das peças vem da matriz do grupo.

1959
Inaugura sua primeira fábrica, em São Bernardo do Campo (SP). O presidente Juscelino Kubitschek estava presente na cerimônia.

1979
Marca entra no mercado de ônibus e caminhões.

1980
É lançado o Gol. Forma-se a primeira comissão de representantes de trabalhadores.

1987
Une-se a Ford para formar a Autolatina.

1993
Relança o Fusca, que havia saído de linha em 1986.

1996
Inaugura as fábricas de Resende (RJ) e São Carlos (SP).

1999
Junto com a Audi, monta a fábrica de São José dos Pinhais (PR). É no local que são produzidos o Golf e o A3.

2003
Lança o primeiro modelo bicombustível do mercado: o Gol flex fuel.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This