Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A invenção da cola instantânea

24 de abril de 2019

 

A cola instantânea – no Brasil mais conhecida por “Super Bonder”, nome da marca que a comercializa – foi inventada por acaso.

Durante a Segunda Guerra Mundial, cientistas manipulavam cianoacrilato, na tentativa de fabricar plásticos transparentes que pudessem ser usados na fabricação de armas de precisão.

Entretanto, esse composto mostrou ser muito grudento, o que impossibilitou seu uso para o propósito inicial, fazendo com que a equipe abandonasse o projeto.

Um dos cientistas, entretanto, Dr. Harry Coover, reconheceu que poderia haver outro uso para o cianoacrilato – uma cola poderosa.

Em 2010, aos 93 anos, ele recebeu das mãos do presidente norte-americano Barack Obama a Medalha Nacional de Tecnologia e Inovação por sua invenção.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923.  ...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This