Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história dos Palitos Gina e da moça da caixinha

5 de outubro de 2020

Giacomo e Antonieta Quilicci Rela deixaram a Itália e vieram tentar a sorte no Brasil. Giacomo era marceneiro. Outro casal de italianos, Vicente e Giacomina Carreri Del Nero, fizeram o mesmo percurso. Vicente trabalhava como alfaiate. Eles se instalaram em Itatiba, no interior de São Paulo. Quis o destino que os filhos dos dois — Alfredo Rela e Rosa Del Nero — se conhecessem e se casassem em 1919.

Em 24 de julho de 1947, três dos cinco filhos de Alfredo e Rosa montaram uma oficina mecânica para conserto de máquinas. Chamava-se A. Rela & Cia. Nos anos de 1950, eles montaram uma torrefação e passaram a vender máquinas e motores. A fabricação de palitos de madeira começou no final da década de 1950, inicialmente com palitos para sorvete. Depois vieram os palitos de dente, roliços, de duas pontas, com 2,5 milímetros de diâmetro. A marca ganhou o nome “Gina”, que era o apelido de Rosa, por iniciativa do filho Giácomo.

Em 1963, a A. Rela já tinha em seu catálogo sete produtos: palitos e pazinhas para sorvetes, palitos para pirulitos, palitos roliços para dentes, palitos retangulares para dentes, abaixadores de língua e garfinhos para festas. A partir de 1973, o produto teve um grande salto com o desenvolvimento da embalagem-paliteiro, que substituiu os maços de celofane transparente.

A figura de uma mulher sorridente na embalagem apareceu em 1976, numa criação da agência Diagrama, de Roberto Muylaert. Foi chamada a então Zofia Burk, uma polonesa que na época era uma das modelos mais requisitadas do país. Burk aceitou, fez a foto e seu rosto até hoje é associado a esse trabalho. Quando foi fazer a foto para a embalagem, Burk precisou de maquiagem para parecer mais velha. Numa entrevista, Zofia Burk afirmou que não palita os dentes. Usa fio dental.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This