Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história de 10 redes sociais

24 de abril de 2019
  1. O primeiro site com características de rede social surgiu em 1997. Era o Six Degrees, criado para provar a teoria dos seis graus de separação – um amigo é uma relação de primeiro degrau; o amigo do amigo, segundo; amigo do amigo do amigo, terceiro; e assim por diante.
  2. Também em 1997, surgiu o Classmates. Ainda não era possível criar perfis, mas os usuários já podiam fazer parte de comunidades na internet.
  3. Na mesma época, surgiu o Match.com, um site de namoro que permitia cadastrar perfis. Em 2010, o site contabilizou cerca de 8 milhões de usuários cadastrados. A rede social chegou a vários países: China, Hong Kong, Índia, Indonésia, Japão, Coreia, Malásia, Paquistão, Filipinas, Cingapura, Taiwan, Tailândia, Vietnã, Austrália, Nova Zelândia, Argentina, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, México, Peru, Estados Unidos, Venezuela e África do Sul.
  4. Em 2002, foi a vez do Friendster. Ele surgiu para competir com o Match.com. Ao contrário do concorrente, o Friendster não tinha a intenção de apresentar duas pessoas estranhas e formar um casal. Isso porque a ideia era unir “amigos de amigos”, com relações de, no máximo, quatro graus de separação.
  5. Em 2003, surgiu o MySpace. Como tinha o recurso de adicionar músicas ao perfil pessoal, se tornou muito popular entre cantores e bandas iniciantes, em busca de espaço para se promover.
  6. Também em 2003, foi lançando o LinkedIn, uma rede social de negócios. Os usuários cadastram seus currículos e se conectam com colegas de trabalho e outras pessoas de interesse profissional. Em 2012, a rede tinha 150 milhões de membros cadastrados. É o 36o site mais visitado no mundo.
  7. Em fevereiro de 2005, entrou no ar o YouTube. Além de ser uma plataforma de vídeos, o site pode ser considerado uma rede social por permitir a criação de canais e a interação entre usuários. É o 3o site mais visitado no mundo.
  8. Lançado em outubro de 2010, o Instagram é uma rede social de fotografias. A principal diferença técnica entre esta e outras redes sociais é que o usuário precisa ter um smartphone (iPhone ou Android) para utilizá-la. Em 2012, o Instagram foi comprado pelo Facebook pela bagatela de 1 bilhão de dólares.
  9. O Pinterest foi lançado em dezembro de 2009. É uma rede social de compartilhamento de imagens. Em dois anos, já era uma das 10 maiores redes sociais do mundo, com 11 milhões de visitas semanais.
  10. Em junho de 2011, o Google lançou sua própria rede social. Um ano depois, o Google + já beirava os 400 milhões de usuários. Vale lembrar que esse número se deve em parte pela obrigatoriedade dos novos usuários do Gmail a aderirem à rede social.

Web Stories

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Russos inventam uma pedra espiã

Russos inventam uma pedra espiã

Cadetes da Academia de Força Aérea russa desenvolveram nos últimos três anos um robô espião disfarçado de pedra. Um vídeo da rocha espiã camuflada, em funcionamento, foi exibido na semana passada. Ela tem o tamanho de um jabuti. A rocha deslizava em um terreno...

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Share This
Qual é a origem do Creme Nivea? Você conhece o axolote, o “monstro aquático”? As pioneiras da ficção Científica A bandeira brasileira com uma estrela vermelha