Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A história da bicicleta Caloi

24 de abril de 2019

Luiz Caloi trocou a Itália pelo Brasil em 1898. Trouxe junto seu cunhado Agenor Poletti, um mecânico de muitas habilidades. Os dois abriram a Casa Poletti & Caloi, bem no centro de São Paulo, explorando o aluguel, o conserto e a reforma das bicicletas de corrida do Clube Atlético Paulistano, importadas diretamente pelos barões do café. Corridas de bicicleta eram moda naquele tempo. Quatro anos depois, Caloi fechou um acordo com a fábrica de bicicletas Bianchi, da Itália, e tornou-se seu representante exclusivo no Brasil. Foi, assim, a primeira casa brasileira especializada na importação de bicicletas, principalmente de passeio.

Em 1924, Luiz Caloi morreu. Uma nova sociedade formada por seus três filhos, Henrique, Guido e José Pedro, durou pouco. Guido ficou sozinho com a Casa Irmãos Caloi e logo mudou seu nome para Casa Luiz Caloi. Adotou o crediário em suas vendas na década de 1930, época em que vender a prazo era visto como uma aventura, e expandiu seus negócios. Durante a Segunda Guerra Mundial, a dificuldade de importar peças e acessórios obrigou Guido a produzir as primeiras peças de reposição, em 1942: bombas para encher pneus, pedais e eixos. A Caloi montou uma fábrica, no então afastado bairro do Brooklin, com oito empregados. As bicicletas só começaram a ser feitas totalmente no Brasil em 1948.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This