Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

A criação, a origem do nome e curiosidades do Twitter

24 de abril de 2019
  1. O conceito do Twitter foi desenvolvido em meados dos anos 90 pelo programador americano Jack Dorsey. O Twitter deslanchou em 2006, quando Jack Dorsey firmou parceria com Biz Stone e Evan Williams (fundador do Blogger). Ele foi lançado oficialmente no dia 21 de março de 2006, às 13h02 (horário da Califórnia, EUA).
  2. O nome “Twitter” é uma referência à onomatopeia em inglês “tweet” – aquele som feito por passarinhos pequenos.
  3. No começo, os idealizadores da rede utilizavam o endereço “Twttr.com”, uma vez que “Twitter.com” já pertencia a outra pessoa.
  4. Em 2013, a tradicional mensagem de erro mostrada pelo site em momentos de sobrecarga foi “aposentada”, uma vez que a rede social se tornou mais estável. Apelidada de “Fail Whale” (“baleia da falha”), a ilustração foi criada pela designer chinesa Yiying Lu e mostrava uma baleia sendo carregada por passarinhos. Nos primeiros anos da rede, era comum que ela aparecesse em ocasiões de muito furor midiático.
  5. Apesar de ser uma rede social especialmente importante para o jornalismo, uma pesquisa feita em 2009 revelou que apenas cerca de 4% do conteúdo circulante na rede é noticioso. 40% foi classificado como “faladeira inútil”.
  6. Até 2017, o tweet mais retuitado da história era a foto tirada pela comediante Ellen DeGeneres durante o show de entrega do Oscar 2014. Tudo mudou em abril de 2017 devido a um evento um tanto inusitado: um homem apostou com a rede de restaurantes americana Wendy’s que conseguiria 18 milhões de retweets em troca de um ano de nuggets gratuitos. Ele recebeu apoio massivo dos usuários e até de empresas como Google, Microsoft e Amazon. Apesar de ter conseguido “apenas” 3.642.000 retweets, a figura causou tanto que conseguiu seus nuggets de graça.
  7. O astronauta nova-iorquino Michael Massimino tornou-se o primeiro homem a “twittar” do espaço sideral. A mensagem, enviada a bordo do ônibus espacial Atlantis durante missão da NASA, foi publicada em 13 de maio de 2009.
  8. Em novembro de 2017, o Twitter dobrou seu número de caracteres permitidos, de 140 para 280. O tamanho original era o mesmo de um SMS.

O Guia dos Curiosos também está no Twitter. Encontre (e siga!)

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This