Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Fusca

24 de abril de 2019
  1. Em 1934, o engenheiro alemão Ferdinand Porsche desenvolveu na sua garagem, em Stuttgard, na Alemanha, o projeto do Fusca. Foi um pedido de Adolf Hitler, e ganhou o nome de Volkswagen — que em alemão quer dizer “carro do povo” —, ou VW Sedan, como ficou conhecido genericamente. Porsche já tentava havia 30 anos convencer várias fabricantes a financiar sua produção.
  2. Na concepção do ditador nazista, um carro popular tinha cinco pontos importantes: deveria ser capaz de manter uma velocidade média de 100 km/h; consumir cerca de 7 litros de combustível para cada 100 quilômetros rodados; ter capacidade para transportar de quatro a cinco pessoas; ter refrigeração a ar por causa dos invernos rigorosos; ser barato, em torno de mil Reich Marks (cerca de 250 dólares em 1934).
  3. O Fusca foi lançado oficialmente em 1935, e no ano seguinte já era bem parecido com o modelo que ficou famoso. Em 1938, uma fábrica começou a ser construída na cidade de Hannover para fabricar o VW Sedan em série. Mas em 1939, com o início da Segunda Guerra Mundial, a produção do automóvel foi substituída pela de jipes e carros anfíbios. Quando a guerra acabou, em 1945, a fábrica estava praticamente destruída. Em 1948, o inglês Ivan Hirst resolveu reaproveitar a versão original e o automóvel passou a ser fabricado novamente.
  4. O primeiro Fusca foi apelidado de “Kraft durch Freude” (“Força Através da Alegria”, em alemão). Seu nome oficial era V1. A segunda versão do carro só chegou ao mercado dois anos depois com o nome de VW38.
  5. O primeiro lote de Fuscas chegou ao Brasil no dia 17 de novembro de 1950, importado por Rodolfo Maerz. O carro começou a ser fabricado aqui em 3 de janeiro de 1959, obedecendo, com poucas modificações, ao projeto de Ferdinand Porsche. Na inauguração da fábrica, que ficava na rodovia Anchieta, em São Paulo, o presidente Juscelino Kubitschek esteve presente.
  6. Em 1970, foi embarcado o primeiro Fusca brasileiro para a Bolívia e, 10 anos depois, 380 mil veículos completos haviam sido encaminhados a 62 países de todos os continentes.
  7. Foram 27 anos de produção nacional ininterrupta, cujo fim foi oficialmente decretado no dia 18 de agosto de 1986, quando foi produzido o carro de número 5.459.079. Na época, alguns operários da fábrica em São Bernardo do Campo, São Paulo, choraram com o fim da produção. Em 1993, a pedido do então presidente da República Itamar Franco, a produção voltou. Durou até julho de 1996.
  8. Na década de 60, uma das principais modinhas era o chamado Beetle Cramming, algo como “estufamento de besouro”, que consistia em ver quanta gente conseguia se espremer dentro de um Fusca. De acordo com o Guinness Book (O Livro dos Recordes), uma turma da Universidade de Graz, na Áustria, colocou 57 pessoas dentro de um Fusca!
  9. Embora o Fusca tenha mantido as formas básicas do modelo original ao longo de sua história, as mudanças no motor, carroceria e equipamentos sofreram nada menos que 2.500 alterações.
  10. Com novo nome e modelo, o Fusca reviveu como New Beetle e passou a ser vendido no Brasil em dezembro de 1999. Em 30 de julho de 2003, o Fusca foi aposentado definitivamente. O último exemplar saiu da linha de montagem do México para um museu na Alemanha. Em 2011, a Volkswagen recuperou o nome “Fusca” para o New Beetle.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

Qual é a origem do nome da pomada Hipoglós?

A pomada Hipoglós, inimiga número 1 das assaduras e brotoejas dos bumbuns dos bebês, foi criada em 1930 pelo médico espanhol Raúl Roviralta Astoul. Ele e o farmacêutico Fernando Rubió i Tudurí fundaram o Laboratório Andrómaco, em Barcelona, no ano de 1923.  ...

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This