- Emoji é uma palavra criada no Japão pela junção de “e” (imagem) e “moji” (letra).
- Em 1999, o japonês Shigetaka Kurita inventou um alfabeto de caracteres especiais para se transmitir ideias e sentimentos.
- O Consórcio Unicode, formado pelas principais bigtechs do mundo, decide quais serão os emojis que serão lançados, suas regras e padrões.
- Os atuais emojis estão todos descritos na “Emojipedia”, página criada pelo australiano Jeremy Burge (1984 -) em julho de 2013. A ideia começou por causa de uma pesquisa. Ele procurou o ano de criação do emoji de donut no Google e na Wikipedia e não encontrou.
- O Dia Mundial do Emoji é comemorado em 17 de Julho por sugestão de Burge. Essa é a data que a Apple escolheu para usar seu emoji de calendário. Foi a data em que a empresa apresentou seu aplicativo de calendário, em 2002. A Apple foi a primeira grande empresa de tecnologia a apostar nos emojis. A data é comemorada desde 2014.
- Até hoje, nenhum emoji sugerido por brasileiros foi aprovado. Em 2017, as professoras Anna Sara Levin e Nathalia de Mello sugeriram a capivara, mas sem sucesso. Os argentinos já conseguiram emplacar o chimarrão.
- Em 2015, o Dicionário Oxford escolheu o emoji com lágrimas de riso como “palavra do ano”.
- Em abril de 2021, a Emojipedia anunciou que, pela primeira vez na história, o emoji da “gargalhada” perdeu para o “choro” no Twitter. O mapeamento começou a ser feito em junho de 2018.
- “Emoji: o Filme”, de 2017, ganhou o título de pior filme do ano na premiação satírica “Framboesa de Ouro”.
- O polêmico emoji do cocô sorridente foi criado por influência da cultura japonesa. A palavra japonesa “unchi” é utilizada como “cocô do bem”, que é produzido por quem se alimenta de forma saudável.
Russos inventam uma pedra espiã
Cadetes da Academia de Força Aérea russa desenvolveram nos últimos três anos um robô espião disfarçado de pedra. Um vídeo da rocha espiã camuflada, em funcionamento, foi exibido na semana passada. Ela tem o tamanho de um jabuti. A rocha deslizava em um terreno...
0 comentários