Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre a invenção da televisão

24 de abril de 2019
  1. Quase 50 anos antes de se tornar realidade, a televisão já era uma invenção viável. Seus princípios fundamentais haviam sido desenvolvidos de maneira independente em vários países. Ela só não apareceu antes porque não havia comunicação entre os seus pioneiros e por algumas ideias estarem mais adiantadas do que a tecnologia disponível.
  2. O princípio fundamental sobre o qual operam todos os padrões da televisão moderna – o rápido esquadrinhamento de uma cena linha por linha para formar uma imagem –  havia sido proposto já nos primeiros anos de 1880 por W. E. Sawyer, nos Estados Unidos, e Maurice Leblanc, na França. Um aparelho que podia realizar essa façanha – um disco mecânico-rotativo que decompusesse e reconstruísse a imagem – foi desenvolvido em 1884, na Alemanha, pelo inventor Paul Nipkow, um jovem de 24 anos.
  3. Ainda estudante, o russo Vladimir Kosma Zworykin (1889-1982) discutia com seu mestre, o professor Rosing, a possibilidade de criar a televisão. Desde 1906, Rosing julgava ter a solução prática para a TV. Seria a utilização de um tubo de raios catódicos – o emprego de elétrons que, emitidos pelo filamento negativo e superaquecido de um tubo de raios catódicos, formam um feixe que, em movimentos rápidos, atinge a tela desse tubo, ponto por ponto, formando imagens luminosas. Era a base da invenção da televisão. A câmera de TV transforma o quadro luminoso da cena numa série de sinais elétricos que modulam uma onda condutora de rádio de alta freqüência. Dessa forma são transmitidos pelo espaço até serem recebidos pelo receptor, onde são convertidos em variações luminosas, reconstituindo a imagem sobre a tela de um tubo catódico no aparelho receptor.
  4. Somente na década de 1920, morando nos Estados Unidos havia 4 anos e naturalizado americano, Zworykin conseguiu tempo, dinheiro e assistência técnica para concretizar seus trabalhos, especialmente sobre o cinescópio, tipo de válvula em que se forma a imagem nos receptores de TV. Por essas razões, Zworykin é considerado um dos pais da televisão moderna. Outro invento, o iconoscópio, patenteado em dezembro de 1923, serviu de base para a criação das atuais câmeras de vídeo.
  5. O engenheiro escocês John Logie Baird (1888-1946) foi um dos pioneiros da televisão. Em 2 de outubro de 1925, no sótão de sua casa, ele conseguiu transmitir uma imagem identificável da cabeça de um boneco de ventríloquo, chamado Bill. Ele correu, então, para o escritório no andar térreo e convenceu um auxiliar, espantado, a subir ao seu laboratório. O assustado rapaz, sentando-se sob fortes luzes, tornou-se a primeira imagem viva a ser transmitida pela televisão. De um dia para outro, Baird ficou famoso. Em 1927, ele fez uma transmissão de Londres para Glasgow e, em 1928, de Londres para Nova York. Seu sistema, entretanto, não conseguia transmitir som e imagem ao mesmo tempo. Os telespectadores viam primeiro a imagem, que depois sumia para entrar apenas a voz. Esse e outro modelo similar, criado pelo americano Charles Jenkens, foram sendo substituídos por modelos melhores na década de 1930.
  6. Até 1927 as transmissões se limitavam a figuras sem definição e imagens sem estabilidade. Quem primeiro conseguiu transmitir imagens estáveis de um lugar para outro foi o engenheiro norte-americano Philo Taylor Farnsworth, inventor do tubo dissector de imagens. No dia 7 de setembro desse ano, Farnsworth conseguiu, utilizando o tubo de raios catódicos desenvolvido no final do século XIX, transmitir imagens por meio de linhas formadas por pontos percorrendo a tela.
  7. Farnsworth e Zworykin travaram longa disputa judicial pela paternidade da invenção da TV. Farnsworth ganhou a disputa, mas somente depois que a patente havia sido expirada, não recebendo nenhum dinheiro pelo seu invento.
  8. Em 1928, John Logie Baird iniciou experiências com a TV em cores. Usou um disco de Nipkow com filtros coloridos. As primeiras imagens foram do capacete de um policial, de um homem mostrando a língua, um cigarro aceso e um buquê de rosas. Ele e outros inventores passaram muito tempo tentando aperfeiçoá-la. No ano de 1949, o russo naturalizado americano David Sarnoff (1891-1971), gerente geral da RCA, construiu o primeiro tubo colorido.
  9. O primeiro país a adotar a cor em seus aparelhos foram os Estados Unidos em 1955. Seu sistema foi baseado numa série de experiências da National Television System Committee, de onde vem a sigla NTSC. Por ter sido o pioneiro, o sistema apresentou algumas deficiências. Os laboratórios especializados da Europa fizeram novas tentativas para corrigir essas deficiências e outros dois sistemas surgiram. No fim da década de 50, o francês Henri de France desenvolveu o sistema SECAM (Séquentiel Couleur a Mémoire), enquanto o alemão Walter Bruch, da Telefunken, lançou em janeiro de 1963 o sistema PAL (Phase Alternation Line). O Brasil optou pelo sistema mais aperfeiçoado, o PAL. Mas, como os milhões de aparelhos convencionais em preto-e-branco já obedeciam ao padrão americano M, foi preciso fazer uma fusão dos dois sistemas, surgindo o PAL-M.
  10. A primeira transmissão de TV em cores no Brasil aconteceu em fevereiro de 1972, pela TV Difusora, de Porto Alegre, dirigida por Walmor Bergesch. A ocasião televisionada foi um desfile de carros alegóricos na Festa da Uva, em Caxias do Sul (RS).

Leia também: A origem do Dia da Televisão (11/08)

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quem é o criador do Museu do Dodge?

Quem é o criador do Museu do Dodge?

O empresário paulista Alexandre Badolato lembra até hoje a data em que comprou seu primeiro Dodge: 6 de janeiro de 1999. Ele tinha 19 anos e arrebatou um Le Baron 1981. Oportunidades de comprar outros foram aparecendo e, quando ele percebeu, já tinha virado um...

10 curiosidades sobre o Instagram

10 curiosidades sobre o Instagram

O Instagram foi criado pelos desenvolvedores de softwares Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado nos Estados Unidos em 6 de Outubro de 2010. A primeira versão era exclusiva para iPhones. O Instagram nasceu como uma rede social para compartilhamento de fotos e vídeos,...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This