Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O casamento para os índios

24 de abril de 2019

 

O casamento entre índios tem diversas regras, que variam de tribo para tribo. A poligamia é permitida em tribos como Xavante e Tenethara. Os Timbiras prezam a monogamia, enquanto os Nambikuáras só permitem a poligamia entre os chefes.

Ao se casar, o homem Xavante deve morar na casa dos sogros. Casa-se com uma ou mais mulheres da mesma casa.

Na tribo Tükúna, o homem que deseja se casar procura um outro que tenha uma irmã. Pede para se casar com a irmã dele e lhe oferece ao mesmo tempo sua irmã solteira.

Entre os Tupi, Suruí e Asuriní, é permitido e frequente o casamento de um homem com a filha de sua irmã.

O chefe Nambikuára tem o privilégio de ter várias esposas. A primeira cuida do filho e das tarefas domésticas. As outras mulheres, mais jovens, acompanham o marido no trabalho.

No meio dos índios, o amor não é o principal fator para a escolha de um cônjuge. As mulheres preferem um grande caçador, um bom agricultor, um guerreiro ou um curandeiro de prestígio. Os homens, por sua vez, preferem as mulheres mais trabalhadoras, em vez das mais bonitas.

Os casais indígenas não andam de mãos dadas, nem abraçados, nem se beijam. O afeto é demonstrado de outras maneiras. No caso dos índios Krahó, por exemplo, a mulher pinta o corpo do marido de urucum e carvão, tira-lhe os piolhos do cabelo, tira-lhe os cílios e as sobrancelhas. Ao cair da tarde, o casal estende uma esteira no chão, fora de casa, e ficam sentados sobre ela, fumando ou conversando. Quando um dos dois adoece, o outro não sai de casa.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Famosos que tiveram filhos na maturidade

Famosos que tiveram filhos na maturidade

    Pelé   Ex-jogador de futebol   58 anos   Fausto Silva   Apresentador   57 anos   Mick Jagger   Cantor   56 anos   Roberto Justus   Apresentador   53 anos   Marcia Cross   Atriz   45...

Fetiche

Fetiche

  O fetiche é um objeto, um tipo de material, um comportamento ou uma parte do corpo que desperta um desejo sexual maior em uma pessoas. Trata-se de um complemento para a busca do prazer. Mas muitas vezes ele passa a se tornar um limite para a vida sexual das...

10 sinais do corpo apaixonado

10 sinais do corpo apaixonado

1. Hormônios Secretados pelas gônadas (testículos e ovários), os hormônios sexuais entram pela corrente sangüínea e chegam ao cérebro. De lá, geram impulsos para todo o corpo. 2. Bom humor Quando alguém...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This