Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Rainha Elizabeth

24 de abril de 2019

1. A rainha Elizabeth, conhecida como Rainha-Mãe, chama-se Elizabeth Angela Marguerite Bowes-Lyon. Seu pai, Claude George Bowes-Lyon, ou conde Strathmore, era um aristocrata latifundiário escocês. Ela foi a nona dos dez filhos do casal e passou a infância entre a aristocracia escocesa.

2. Ela foi a primeira plebéia a fazer parte da família real desde o reinado de Henrique VIII. A tradição exigia que os filhos dos reis se casassem com membros da realeza, mas Elizabeth quebrou a regra. Em 1923, casou-se com o George VI, o segundo na linha de sucessão do trono. Três anos mais tarde, nasceu sua primeira filha, Elizabeth II. Margaret, a segunda filha, nasceu em 1930.

3. Em 1936, o rei George V, seu sogro, morreu. O cunhado, Edward VIII, assumiu o trono, mas logo abdicou para se casar com a plebéia Wallis Simpson. George VI foi então coroado e Elizabeth tornou-se rainha.

4. George VI morreu de câncer no pulmão em 1952 e Elizabeth II, a princesa, assumiu o trono. A rainha-mãe deixou o palácio de Buckingham, onde morava, e partiu para o palácio Clarence House, onde ficou até falecer em 2002.

5. No início da Segunda Guerra Mundial, a família real britânica poderia ter se refugiado no Canadá para escapar das batalhas, mas a rainha Elizabeth decidiu ficar com o marido e as filhas no palácio de Buckingham durantes as batalhas. Mesmo quando o palácio foi atingido por bombas a família continuou no local. Nessa época, a rainha aprendeu a usar armas e visitava feridos em hospitais.

6. Elizabeth foi a primeira pessoa da família real a completar 100 anos de idade. Apesar da idade, ela andava normalmente. Para percorrer distâncias mais longas, ela usava o “Queen Mum Mobile” (algo como “Carro da Rainha-Mãe”), um carrinho daqueles usados por jogadores de golfe.

7. Os britânicos a chamavam de “vovó mais querida do país”.

8. Adolf Hitler a definiu como “a mulher mais perigosa da Europa”.

9. Uma vez ela dançou com o cantor e compositor Elton John.

10. Elizabeth sempre ia ao turfe inglês e organizava partidas de bilhar.

11. Ela bebia diariamente algumas doses de gim.

12. Quando comemorou 100 anos, em 2000, da sacada do Palácio de Buckingham acenou para uma multidão estimada em 40 mil pessoas.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This