Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Tancredo Neves

24 de abril de 2019

 

  • Em 1985, o jornalista e astrólogo Getúlio Bittencourt previu que uma conjunção de Mercúrio com Netuno, às 15 horas do dia 15 de janeiro, levaria o então candidato a presidente da República Tancredo Neves a uma provável derrota no colégio eleitoral contra Paulo Maluf. Getúlio passou a informação para o deputado federal Thales Ramalho, aliado de Tancredo Neves. “Você acredita nessas coisas?”, perguntou o candidato. “No creo em brujas, mas nessas horas é preciso ter cuidado com tudo”, respondeu Ramalho. Ressabiado, Tancredo mandou seu aliado a antecipar o horário das eleições para as 10 da manhã.
  • Tancredo Neves herdou a caneta de Getúlio, uma Parker 51 cravejada de brilhantes e rubis, com seu nome gravado e uma história dramática. Foi com ela que Getúlio assinou sua carta-testamento, antes de suicidar-se com um tiro. Seria também com ela que Tancredo pretendia rubricar o documento de sua posse na Presidência, no dia 15 de março de 1985. Hoje está guardada no Memorial Tancredo Neves.
  • Ele foi hospitalizado no dia 14 de março de 1985, 12 horas antes da posse, para ser operado de uma diverticulite. Durante os 38 dias de internação, sofreu 7 operações. Na época, espalhou-se um boato de que ele teria sido baleado na frente da Catedral de Brasília quando dava uma entrevista para a repórter Glória Maria, da TV Globo.
  • Embora tenha sido divulgado que o presidente morreu às 22h23min do dia 21 de abril, a revista Veja apurou que o cérebro de Tancredo parou um dia antes.
  • Uma multidão de 2 milhões de pessoas acompanharam o cortejo entre o Instituto do Coração e o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
  • O enterro de Tancredo Neves em São João del Rey, no dia 24 de abril de 1985, foi transmitido ao vivo pela TV. Durante 23 minutos, as imagens mostraram o vagaroso trabalho do coveiro João Aureliano, cercado de parentes e autoridades. João guardou a colher de pedreiro como relíquia.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This