Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Jogo Real de Ur

24 de abril de 2019

 

Em 1920, o arqueólogo inglês sir Leonard Wooley encontrou um tabuleiro com peças e dados na cidade de Ur, importante centro da civilização sumeriana, onde hoje fica o Iraque. Wooley descobriu que o jogo havia sido bastante popular entre os nobres, que se desafiavam nas tabernas. A ação da partida é realizada por peças que representam cinco aves (gaivota, corvo, galo, águia e andorinha). Elas sobrevoam o deserto, procurando escapar de animais selvagens, que as observam à espera de um descuido. Durante o percurso, as aves podem param em oásis para descansar antes de seguir seu caminho.

O tabuleiro encontrado por Wooley encontra-se em exposição no Museu Britânico, em Londres. O Jogo Real de Ur é considerado o inspirador do gamão e, já no século XX, do Banco Imobiliário. Na Grécia, ele chegou a ser citado pelo filósofo Platão em sua obra A República. Mas o também filosófo francês Voltaire defendia que, na verdade, tanto o gamão quanto o Jogo Real eram descendentes de um jogo indiano chamado Pachisi.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This