Como surgiram as festas juninas?

24 de abril de 2019

As Festas Juninas parecem uma tradição tipicamente brasileira, mas são originárias de rituais que marcavam o início da colheita na França, Espanha, Itália e Portugal. Os agricultores faziam oferenda aos deuses e dançavam ao redor de fogueiras.

O costume chegou ao Brasil através dos padres jesuítas. Como a Igreja Católica celebrava o Dia de São João no dia 24 de junho, as festas da colheita receberam o nome de “festas joaninas”. Mais tarde as festas de Santo Antônio (13) e São Pedro (29) passaram a ser comemoradas e chamadas de juninas.

A tradição de levantar um mastro com uma bandeira que traz a imagem de um dos três santos juninos também vem da Europa, bem como o hábito da quadrilha, introduzida pela Família Real e importada da França – a ponto de, no início, as palavras de ordem serem ditas em francês (só depois foram incorporados o “olha a cobra”, “olha a chuva”, etc).

 

Últimas Curiosidades

Artigos Relacionados

10 curiosidades sobre as Festas Juninas

10 curiosidades sobre as Festas Juninas

Na Europa antiga, bem antes do descobrimento do Brasil, já aconteciam festas populares durante o solstício de verão, que marcavam o início da colheita. Nelas, ofereciam-se comidas, bebidas e animais aos vários deuses em que o povo acreditava. Um deles era Juno, esposa...

10 tradições de festas juninas

10 tradições de festas juninas

O arraial O espaço onde se reúnem todos os festejos do período é chamado de arraial ou, segundo o modo de falar do homem do campo (o caipira), "arraiá". Geralmente é decorado com bandeirinhas de papel colorido, balões e palha de coqueiro. Nos arraiais acontecem as...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *