Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades do governo FHC

24 de abril de 2019

 

Um total de 88 ministros passou pelo governo de Fernando Henrique Cardoso.

Pedro Malan (Fazenda), Francisco Wellfort (Cultura) e Paulo Renato Souza (Educação) foram os únicos que acompanharam o presidente desde o começo de seu mandato.

Malan aparece como o segundo ministro da história do Brasil a ficar mais tempo no poder. Só perde para Artur de Souza Costa, que ficou 11 anos no gabinete de Getúlio Vargas.

Já Clóvis Carvalho foi o ministro com passagem mais rápida pelo cargo. Ele ocupou a cadeira do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior por 23 dias.

20 dos políticos que passaram pelo ministério de FHC provêm de São Paulo. Minas Gerais e Rio Grande Sul foram os outros Estados brasileiros a cederem maior número de integrantes da equipe do presidente, com 13 e 20 representantes respectivamente.

As únicas mulheres a participar do quadro ministerial foram Dorothéa Werneck (Desenvolvimento) e Cláudia Costin (Administração).

A média de idade dos ministros de FHC foi de 55 anos.

O presidente Fernando Henrique fez, ao todo, 82 viagens internacionais ao longo de seu governo. 324 horas desse período foram cobertas pelo vice-presidente Marco Maciel. O restante dividiu-se entre os ex-presidentes da Câmara Aécio Neves, Luís Eduardo Magalhães e Michel Temer, e o ex-presidente do Senado Antonio Carlos Magalhães.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This