Quem compôs a música da vinheta do “Plantão da Globo”?

20 de abril de 2020
A música da vinheta do plantão de jornalismo da emissora foi composta em 1991 pelo maestro arranjador João Nabuco, então com 25 anos, formado em música para cinema e televisão na Faculdade de Berklee, em Boston, nos Estados Unidos. Ele tinha acabado de ser contratado como maestro-arranjador da Rede Globo, que promoveu um concurso interno para escolher a vinheta.

 

 

Há uma controvérsia sobre a primeira vez que a música entrou no ar. Uma versão diz que aconteceu em 21 de maio de 1991, com a notícia de um atentado a bomba na Índia, que causou a morte do primeiro-ministro Rajiv Gandhi. Outra versão garante que ela anunciou uma tentativa de golpe de Estado na União Soviética em 9 de agosto de 1991. William Bonner apresentou dois plantões nos intervalos de “Indiana Jones e a Última Cruzada”, que estava sendo exibido na sessão Tela Quente.

 

Músicas de outros programas da Globo

 

 

A abertura do programa Vídeo Show usou a música “Don’t Stop Till You Get Enough”, de Michael Jackson, com a The Maynard Fergunson Orchestra, banda formada pelo trompetista canadense Walter Fergunson.

 

 

O programa Esporte Espetacular usa “Hyde Park”, faixa de “The London Theme”, de 1969, único disco da Carnaby Street Pop Orchestra and Choir. Ela é o tema de abertura e de encerramento desde a criação do programa, em 1973. Mas seu compositor, o maestro inglês Keith Mansfield, contou à reportagem da própria Globo, que só ficou sabendo disso em 2009, numa pesquisa na internet. Ele também é autor de “Light and Tuneful”, música oficial do Torneio de Tênis de Wimbledon, disputado na Inglaterra.

 

 

Globo Repórter já usou a música “Freedom of Expression”, do cantor e produtor americano Jim Bowen Pickers, que fez parte da trilha do filme “Corrida Contra o Destino” (1971). Foi tocada pelo conjunto The J.B. Pickers, formada por músicos de estúdio reunidos apenas para gravar duas músicas para esse filme.

Artigos Relacionados

Os museus mais curiosos ao redor do mundo

O Blog do Curioso selecionou os cinco museus mais curiosos do livro "50 Museums To Blow Your Mind" (50 museus para arejar sua mente), de Ben Handicott e Kalya Ryan, da Editora Lonely Planet.   Museu do Lápis Keswick, Inglaterra www.pencilmuseum.co.uk  A...

De 1990 até Hoje

De 1990 até Hoje

  Ano Vencedor 2010 Liu Xiaobo 2009 Barack Obama 2008 Martti Ahtisaari 2007 Al Gore Painel Intergovernamental de mudanças climáticas 2006 Muhammad Yunus Banco Grameen 2005 Agência Internacional de Energia Atômica Mohamed El Baradei 2004...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *