Por que os gatos dormem tanto?

15 de abril de 2020

Todas as espécies de felinos são bastante dorminhocas. Para se ter uma ideia, os leões podem dormir até 20 horas no mesmo dia. Com os gatos domésticos, isso não é diferente. Claro que depende bastante da raça, se é macho ou fêmea, a temperatura do ambiente e, principalmente, a idade (os mais velhos e os mais novos tendem a dormir mais).

Outro comportamento curioso dos gatos é que eles têm hábitos noturnos, ou seja, ficam acordados à noite e dormem durante o dia. Isso dá ainda mais a impressão que eles são muito dorminhocos, pois nós temos o hábito inverso, somos animais diurnos. Os felinos selvagens também são noturnos, com raras exceções, como o guepardo.

Vale ressaltar que os gatos não têm o sono contínuo. Eles dormem com intervalos curtos, acordando muitas vezes durante o dia. Algumas pesquisas mostraram que, em média, os gatos domésticos dormem até 15 horas por dia.

 

Biólogo Guilherme Domenichelli, autor de “Girafa Tem Torcicolo?” e criador do canal Animal TV

Artigos Relacionados

Qual é a raça do maior e do menor gato?

Qual é a raça do maior e do menor gato?

A maior raça de gato é até bem conhecida, é a Maine Coon, que tem origem nos Estados Unidos. É um gato bem forte, que tem as orelhas bem grandes, a cauda grossa e o pelo bem longo, o que faz ele parecer maior ainda. Ele pode pesar até 14 quilos e medir mais de um...

Por que o gato cai sempre de pé?

Por que o gato cai sempre de pé?

Geralmente isso é entendido como um mistério dos gatos, mas a resposta não é tão complicada assim. Podemos dizer que são três fatores que ajudam os gatos caírem sempre de pé: o labirinto, uma estrutura no ouvido interno responsável pelo equilíbrio, o mesmo órgão que o...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *