Quanta água um elefante consegue guardar na tromba?

30 de abril de 2020

A tromba do elefante parece um canudo, mas é preciso deixar claro que o elefante não bebe água por ela. A tromba é um prolongamento do nariz junto com o lábio superior e, como todo nariz, tem a função de respirar e cheirar. Por isso, apesar de parecer um canudão, a água não vai direto por ali para a garganta.

Outra informação é que a tromba guarda água. Em um elefante adulto ela pode armazenar até 8 litros de água. Com isso, ele pode jogar a água na boca para matar a sede ou jogar a água pelo corpo para se refrescar. A tromba, que é formada por mais de 40 mil músculos, ainda tem outras funções: segurar objetos pesados, como um tronco de árvore; pegar alimentos bem pequenos, como grãos e frutas; atacar os oponentes em situação de ameaça; e acariciar outros elefantes.

Resposta da bióloga Rachel Azzari.

Artigos Relacionados

Por que se diz “memória de elefante”?

Por que se diz “memória de elefante”?

Ao longo de muitos anos da sua existência, para garantir a sobrevivência dos seus descendentes, os elefantes desenvolveram habilidades que dão evidências de que eles têm uma boa memória. Uma habilidade que se destaca é a capacidade da matriarca, ou seja, da fêmea mais...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *