O Dia do Abraço, comemorado no mundo inteiro em 22 de maio, foi criado por um australiano em 30 de junho de 2004. Usando o pseudônimo de “Juan Mann”, ele inventou a campanha “Free Hugs” (Abraços Grátis). Segurando um cartaz sobre a cabeça, ele oferecia abraços para quem quisesse na movimentada rua comercial Pitt Street Mall, em Sydney.

Em outubro de 2005, Mann chegou a ser proibido pela polícia de distribuir abraços. Até que amigos se mobilizaram e conseguiram 10 mil assinaturas para ele continuar “distribuindo felicidade”. A iniciativa de Juan Mann ganhou destaque internacional em 2006 quando a banda australiana Sick Puppies gravou um clipe com imagens da campanha e a música “All The Same”. O vocalista da banda, Shimon Moore, soube que Mann havia perdido a avó e fez o clipe em retribuição ao carinho que o abraçador dava a todo mundo. O vídeo logo viralizou no YouTube

Mann queria que a data fosse comemorada no primeiro sábado depois de 30 de junho de cada ano, mas a ideia não vingou. Não se sabe a origem da escolha de 22 de maio.