Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Sabonete

24 de abril de 2019

 

  • Em 1878, Harley Procter decidiu que a fábrica de vela e sabão fundada por seu pai deveria produzir um sabão novo, branco, cremoso e delicadamente perfumado para competir com os mais finos sabões corrosivos importados daquela época.
  • Como fornecedores de sabão para o Exército Federal durante a Guerra Civil, a empresa era apropriada para enfrentar tal desafio. O primo de Procter, o químico James Gamble, logo chegou à fórmula desejada.
  • Chamado simplesmente de “Sabão Branco”, produzia uma rica espuma, mesmo em contato com a água fria, e tinha uma consistência homogênea e suave.
  • Certo dia, um trabalhador da fábrica que examinava os tanques de sabão parou para almoçar, esquecendo-se de desligar a máquina misturadora principal. Ao voltar, descobriu que havia sido injetado ar demais na solução de sabão. Em vez de jogar a substância fora, ele despejou-a em fôrmas de endurecimento e corte. Pedaços do primeiro sabão cheio de ar foram entregue a lojas da região.
  • Os consumidores adoraram. A fábrica ficou abarrotada de cartas solicitando mais daquele extraordinário sabão que não ficava perdido dentro da água escurecida porque flutuava em sua superfície. Ao perceber que se beneficiaram com o mero acidente, Harley Procter e James Gamble pediram que, a partir de então, fosse dada uma injeção extra de ar em todo sabonete.
  • Os primeiros pedaços do Sabão Mármore, como foi batizado o novo produto, apareceram em outubro de 1879, no mesmo mês em que Thomas Edison testou com sucesso a lâmpada elétrica. Harley Procter previu que a luz elétrica poderia acabar de uma vez com a seu lucrativo negócio de velas, e assim decidiu promover o seu sabonete.

Livro reúne curiosidades sobre o mundo das invenções

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

10 curiosidades sobre os pés

10 curiosidades sobre os pés

  1. Os 52 ossos dos dois pés humanos representam 1/4 de todos os ossos do corpo.  2. Cada pé humano possui 26 ossos e 33 músculos. 3. Uma pessoa dá, em média, 9 mil passos por dia. Isso significa que, ao final da vida, ela terá dado quatro voltas ao redor do...

Xingamentos e palavrões

Xingamentos e palavrões

Por que xingar é tão bom? Depois de acertar o dedo com um martelo, o pesquisador Richard Stevens, da Universidade de Keele, na Inglaterra, tentou entender. O acadêmico realizou um teste interessante: juntou várias pessoas e fez com que elas...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This