Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Por que em alguns países se dirige do lado direito?

24 de abril de 2019

A origem da direção à direita é medieval. A maioria dos cavaleiros eram destros, e empunhavam a espada com a mão direita. Por isso, na Inglaterra, viajar do lado esquerdo das estradas era uma forma de se manter preparado para eventuais ataques.
 

Na França do século XVIII, o imperador Napoleão Bonaparte resolveu mudar esse costume. O motivo? Ele era canhoto. O exército francês, então, passou a viajar à direita nas estradas, para que Napoleão pudesse empunhar sua espada com a mão esquerda. Os condutores das carruagens francesas ficavam do lado esquerdo.
 

É por isso que os países colonizados pelos ingleses adotaram a direção pela esquerda com o volante à direita, e os que foram colônia da França fazem o contrário.
 

No Brasil, o condutor ficou do lado esquerdo porque os portugueses foram dominados por Napoleão por um bom período.
 

Os Estados Unidos, colonizados pelos ingleses, são uma exceção. No século 18, os condutores de carroças, puxadas por pares de cavalos, sentavam-se no último cavalo à esquerda, para poder chicotear os animais com a mão direita.
 

Os japoneses também dirigem como na Inglaterra. Um ministro viajou ao país no século XIX e convenceu-os a adotar o sistema inglês.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This