Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Matte Leão

24 de abril de 2019

Os índios guaranis foram os primeiros a usar folhas e talos da planta flex paraguariensis, ou erva-mate, nativa do sul do Brasil.

Depois do século XVII, a planta começou a ser comercializada em escala industrial. Em 8 de maio de 1901, no Paraná, Agostinho Ermelino de Leão Junior fundou a Fábrica Santo Agostinho, indústria de erva-mate.

Quando Leão Junior faleceu, sua mulher, Maria Clara, assumiu os negócios. Um incêndio destruiu a fábrica em 1912 e a empresa mudou-se para Curitiba. As exportações chegam a 5 mil toneladas por ano no começo da década de 1920. Um outro incêndio, em 1930, queimou a nova fábrica, que tinha geração própria de energia elétrica, terminal ferroviário exclusivo e uma vila de casas para operários.

No final da década de 1930, a agora denominada Leão Junior e Cia. colocou no mercado brasileiro o mate tostado, ainda hoje o carro-chefe da empresa.

Livro mostra pérolas impublicáveis da publicidade.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Por que o céu é azul?

Por que o céu é azul?

A razão pela qual o céu é azul está relacionado em como a luz do sol é espalhada pelas moléculas que nós temos na nossa atmosfera. Na verdade, a luz do sol tem vários comprimentos de onda, tem várias cores, então a emissão do sol é emissão em banda larga com várias...

Como nasceu o jogo do bicho?

Como nasceu o jogo do bicho?

"A ideia foi do mexicano Manuel Zevada em 1893", afirma Ângela Sevastano, folclorista do Museu do Folclore de São José dos Campos (SP). Ele era amigo do barão João Batista Viana Drummond. Progressista e apoiador da causa...

10 hóspedes terríveis

10 hóspedes terríveis

1. Amy Winehouse A cantora inglesa deixou o quarto do Riverbank Plaza Hotel, de Londres, cheio de garrafas e cigarros espalhados. Nos estofados, manchas de licor. No banheiro, sujeira de tinta de cabelo preta.2. Salvador Dali O pintor espanhol deu trabalho aos...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This