Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

SBT e suas novelas com nomes curiosos

8 de abril de 2010

Estreia no próximo dia 19 mais uma novela do SBT adaptada de uma trama mexicana. A nova atração chama-se “As Tontas Não Vão ao Céu” (do original “Las Tontas no Van al Cielo” ).

Telinha Online: As Tontas Não Vão Ao Céu

Não é a primeira vez que a emissora de Silvio Santos exibe uma novela com nome, digamos, um pouco esquisito.  Em meados de 1996, o locutor anunciava os capítulos de “Antônio Alves, Taxista”.  Em 2001, foi a vez de “Pícara Sonhadora”. O nome escolhido para a versão nacional era  “Pequena Sonhadora”, mas o próprio Silvio fez questão de manter o “Pícara” do original mexicano (“La Pícara Soñadora”). O curioso é que, segundo o dicionário, pícara significa ardilosa, astuta, patife – tanto em português como em espanhol.
No mesmo ano, foi exibida a novela colombiana “Café com Aroma de Mulher”. A protagonista da trama era uma apanhadora de café. Aliás, nem o nome dela foi adaptado. Ficou “Gaivota” mesmo, com direito até a uma música especial, interpretada pela cantora country Sandra Porto (“Gaivota que voa longe/Voa tão alto…”). Veja a abertura:
 
Em 2003, enquanto a Rede TV! transmitia a novela colombiana “Pedro, o Escamoso”, o SBT emplacou a novela mexicana infantil “Poucas, Poucas Pulgas”. No ano seguinte, a emissora de SS exibiu mais duas novelas mexicanas para os pequenos:  “Alegrifes e Rabujos” e “Amy, a Menina da Mochila Azul”, também mexicanas e infantis.
Pode até parecer que adaptar novelas mexicanas e manter os nomes estranhos seja exclusividade do SBT, mas não é bem assim. A começar pela  primeira telenovela brasileira, exibida em 1963 pela TV Excelsior. A novela tinha um nome um tanto estranho: “2-5499 Ocupado”. A protagonista, Emily, interpretada por Glória Menezes, era uma presidiária que trabalhava como telefonista.  O 2-5499 era, portanto, o número do xilindró.

Teledramaturgia - 2-5499 Ocupado

Livro traz mais curiosidades sobre as telenovelas.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

Rosamaria Murtinho estrelou um dos primeiros grandes sucessos das novelas diárias com A moça que veio de longe (1964). Ela fez par romântico com o galã Hélio Souto. Em Pigmalião 70 (1970), Tônia Carrero, no papel da milionária Cristina, lançou a moda do cabelo...

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

Escolher o nome de uma série não é das tarefas mais simples. Muito do sucesso das superproduções da TV ou do streaming depende da curiosidade que seu nome pode despertar. Há até agências de publicidade e branding envolvidas nessa escolha. É divertido também saber que...

10 curiosidades sobre Betty Boop

10 curiosidades sobre Betty Boop

O desenhista Grim Natwick (1890-1990) criou Betty Boop em 1930 para os Estúdios Fleischer, de Nova York, o mesmo que produzia os desenhos de Popeye e Superman. A personagem nasceu para ser a namorada de um cachorro chamado Bimpo, que estrelava o desenho animado "Dizzy...

4 Comentários

4 Comentários

  1. Leandro Bortolassi

    Muito bem, Marcelo. Como sempre, aliás. Agora essa novela “2-5499 Ocupado” inspirou uma outra anos depois: Minha Louca Paixão, protagonizada pelos inoxidáveis Maurício Mattar e Karina Barum, na Record, em 1999.

    Responder
  2. Ednaldo Marinho

    Sobre as 1001 utilidades do BomBril…também serve para ser usado como produto de propaganda de uma esponja de aço famosa….
    Abraços
    Ednaldo Marinho Osasco-SP

    Responder
  3. Tarcila Olieira

    Gente!
    Eu não sei por que as noelas brasileiras não fazem sucesso no canal do SS como as mexicanas?

    Responder
  4. Josenildo Requião

    Tarcila, existe um motivo sim. SS, assim como as demais emissoras, não fazem o mesmo investimento que a Globo dá às suas produções de dramaturgia. Um dos motivos para a Globo ter novelas de sucesso, senão o principal, é investir em novos talentos. Para isso, a Globo mantém uma escola de formação de novos atores, coisa que nenhuma de suas concorrentes tem, o que os prepara para os diversos formatos de dramaturgia existentes no conglomerado dos Marinho.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This