10 curiosidades sobre Betty Boop

13 de agosto de 2020
  1. O desenhista Grim Natwick (1890-1990) criou Betty Boop em 1930 para os Estúdios Fleischer, de Nova York, o mesmo que produzia os desenhos de Popeye e Superman. A personagem nasceu para ser a namorada de um cachorro chamado Bimpo, que estrelava o desenho animado “Dizzy Dishes”. Por isso, no início, tinha aparência de poodle: longas orelhas e um nariz redondo e preto. Ela estreou nos cinemas americanos em 9 de agosto de 1930.
  2. Natwick inspirou-se na cantora Helen Kane (1904-1966) para desenhar o rosto de Betty. A personagem ficou conhecida como “Boop Oop a Doop Girl” (Garota Boop Oop Doop), refrão de uma das canções de Helen, “I Wanna Be Loved by You”, de 1928, que seria gravada anos depois por Marilyn Monroe. Já o corpo tem as mesmas curvas da atriz Mae West. Helen chegou a processar os Estúdios Fleischer pelo uso indevido de sua imagem, mas não ganhou a ação.
  3. Por ser vivido na era do jazz, o desenho ganhou até músicas de Louis Armstrong na trilha.
  4. Sua primeira aparição com a forma humana foi no desenho “Any Rags” (1932). Ela virou gente pelas mãos de Dave Fleischer, um dos donos do estúdio, ao lado do irmão, Max. As orelhas, por exemplo, viraram brincos de argola. Betty tinha voz infantil e sabia dançar o “ula-ula” havaiano.
  5. Nas animações, Betty passou por diversas situações constrangedoras. Perdeu seu top e apareceu só de sutiã. Chegou a ficar sem vestido, mas nunca apareceu completamente nua. Seu corpo aparecia escondido atrás de objetos
  6. Em 1934, os desenhos de Betty Boop começaram a ser censurados por causa de seu conteúdo considerado erótico. Os desenhistas precisaram modificar o guarda-roupa e o comportamento da garota. Ela passou a circular com um namorado (Fearless Fed), um cachorrinho (Pudgy) e vestidos mais compridos.
  7. Por causa da censura cada vez maior, a personagem sumiu em 1939. Nos nove anos em que esteve na ativa, ela estrelou cerca de 100 animações.
  8. A voz de Betty Boop foi inicialmente dublada por várias atrizes. Até que a atriz Mae Questel (1908-1998) assumiu o papel e passou a ser a voz exclusiva. Mae também dublava a personagem Olívia Palito, namorada de Popeye.
  9. Ela reaparece em 1988, fazendo uma ponta no filme “Uma Cilada para Roger Rabbit”.  Era a garçonete da boate onde Jessica Rabbit se apresentava. Embora o desenho seja colorido, Betty aparece em preto e branco.
  10. A partir dos anos 1980, Betty Boop se transforma num ícone pop. Tanto que até ganhou uma loja própria dentro do parque Universal Studios, em Orlando, nos Estados Unidos.

Artigos Relacionados

1 Comentários

1 Comentário

  1. jenn

    muito útil as informações!
    #ficaemcasa e estude kkk

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *