Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 curiosidades sobre o Fantástico

24 de abril de 2019

1. O Fantástico estreou na Rede Globo em 5 de agosto de 1973. Cid Moreira e Sérgio Chapelin dividiam a apresentação do programa, que combinava variedades e matérias informativas em uma espécie de “revista eletrônica”. Sua primeira edição trazia, entre outras coisas, uma entrevista com a médica romena Aslan (pioneira no campo da geriatria), uma reportagem sobre plantas que falavam, um quadro humorístico com Chico Anysio e uma homenagem à atriz Marilyn Monroe estrelada por Sandra Bréa. Com esta fórmula, a Globo pretendia bater o bem-sucedido programa de Flávio Cavalcanti na TV Tupi.

2. Até 2003, ano em que o programa completou 30 anos, haviam passado pelo comando do Fantástico mais de 20 apresentadores diferentes. Fazem parte dessa lista os jornalistas Pedro Bial, Zeca Camargo, Valéria Monteiro, Fátima Bernardes e Sandra Annemberg, e as atrizes Doris Giesse e Helena Ranaldi. Ao lado do Jornal Nacional e do Programa Silvio Santos, é um dos mais antigos da televisão brasileira.

3. As vinhetas de abertura, muitas delas feitas pelo designer alemão Hans Donner, são suas marcas registradas. Entre as mais famosas está a de 1983, na qual aparecem os bailarinos aparecem dançando em cima de uma pirâmide tridimensional, que ia sendo dividida em partes. A imagem causou polêmica: pessoas escreveram para a emissora dizendo que Donner estava mexendo com figuras milenares, e que poderia morrer por causa disso.

4. O programa é assistido em 20 países por meio da TV Globo Internacional e da GNT (caso de Portugal).

5. Um dos quadros mais lembrados do programa, o “Garota do Fantástico” começou a ser transmitido na edição º545, em 18 de março de 1984. A primeira garota a mostrar suas formas em um dos clipes gravados em lugares paradisíacos foi Renata Oliveira. Nessa disputa, quem levou a melhor foi Rosana Campos, que desbancou a então desconhecida atriz Cláudia Lyra. Também tentaram o título Gisele Fraga, Marcella Praddo, Luciana Vendramini, Paula Burlamarqui, Núbia de Oliveira, Mari Alexandre, Viviane Araújo e Adriana Garambone. Em 2002, a produção do programa organizou um novo concurso nos mesmos moldes, batizado de Top Model. A campeã foi a brasiliense Shalana Agneta Maria Mendes Santana, de 18 anos, que levou de prêmio um contrato com a agência de modelos Mega e uma ponta na novela Desejos de Mulher.

6. O mágico Leonardo Montano fazia shows em cassinos de Las Vegas (EUA) sob o nome artístico de Val Valentino quando foi descoberto pela Fox, em 1996. A rede norte-americana procurava alguém para protagonizar um especial chamado Quebrando o Código dos Mágicos, no qual seriam revelados os segredos de diversos truques de magia, e ele aceitou a proposta. O programa foi ao ar em novembro de 1997, e lançou o “Mágico Mascarado” ao estrelato graças a uma audiência de 24 milhões de pessoas (a maior alcançada por um show não-esportivo na televisão americana). Mas na mesma proporção que conquistou admiradores, Montano fez também inimigos. Mágicos ao redor do país começaram a exigir que o canal parasse de transmitir a série, e baniram o ilusionista de todas as associações de mágicos. A última versão, em que é revelada a identidade do mascarado, foi exibida nos EUA no final de 1998. No Brasil, o Fantástico exibiu o especial durante o ano de 1999. O apelido “Mister M”, aliás, foi uma invenção do chefe de redação Geneton Moraes Neto. Das 1.600 cartas enviadas à Globo quando o programa começou a ser exibido, 1.230 eram a favor e 400 contra o mágico.

7. De 2004 a 2011, o Fantástico perdeu 42% de sua audiência. O período coincide com a estreia do programa Domingo Espetacular, da Rede Record, exibido no mesmo horário. Mesmo com a queda, o programa da Rede Globo continua líder isolado de audiência no horário.

8. Em março de 2012, um erro na produção do Fantástico deixou o apresentador Zeca Camargo atrapalhado. Quando Zeca anunciou uma reportagem, o que entrou no ar foi uma tela preta e, em seguida, a transmissão voltou para o estúdio. Sua companheira de trabalho, Renata, não estava mais lá, e Zeca, sozinho, não sabia o que fazer. O diretor decidiu cortar o microfone do apresentador, que ficou falando sozinho, sem ninguém ouvir.

9. Xuxa causou polêmica ao, em maio de 2012, contar casos reveladores em entrevista aos jornalistas do Fantástico. Em seu depoimento, ela se emocionou ao declarar que sofreu abuso sexual quando jovem.

10. Uma matéria exibida pelo Fantástico em julho de 2012 mostrou o vocalista da banda Shaman, Thiago Bianchi, quebrando uma taça de cristal usando apenas a potência da voz.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This