Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os 40 anos do Topo Gigio no Brasil

18 de agosto de 2009

Comprei um CD de músicas infantis na semana passada para o Antônio, meu caçula. Ele ouviu, ouviu e elegeu sua preferida: “Meu Limão, Meu Limoeiro”, na versão cantada pelo ratinho Topo Gigio. Como num passe de mágica, o Antônio me ajudou a resgatar mais um pedacinho de minha infância. Este ano, o personagem infantil Topo Gigio está completando 40 anos de televisão no Brasil. O ratinho arrebatou a audiência do público infantil brasileiro entre 1969 e 1971. O personagem Topo Gigio nasceu na Itália, em 1958, criado por Maria Perego. Ele media 30 cm de altura e mais 8 cm de orelha. Na Itália, sua voz era feita pela atriz Gina Lollobrigida.


No Brasil, o boneco foi dublado inicialmente por Pepino Mazzuullo, um italiano que não falava português. Por causa disso, as participações de Topo Gigio precisavam ser gravadas com antecedência, uma vez que Pepino “decorava” as frases em português do personagem.

 

Responsável pela estreia de Topo Gigio no Brasil, o programa “Mister Show” era apresentado por Agildo Ribeiro e ia ao ar pela Rede Globo às quintas-feiras, no período da noite. No programa, Topo Gigio contracenava com a “namoradinha do Brasil” Regina Duarte. “Ele é uma figura maravilhosa”, derretia-se Regina.



O ratinho politicamente correto sempre dizia frases meigas com seu sotaque italiano, ensinava boas lições às crianças e gostava de cantar sucessos da época como a já citada “Meu Limão, Meu Limoeiro”  e “Calhambeque”:

Só que alguns comediantes começaram a pegar no pé do ratinho – Chico Anysio, por exemplo,  fazia imitações irônicas, insinuando que o ratinho era “afeminado”. A polêmica brincadeira envolvendo o personagem acabou motivando a criação de uma namorada para ele, batizada de Rose.

O programa do Topo Gigio deixou de ser exibido em 1971. Ele ainda ensaiou uma volta para a televisão ao longo da década de 1980, na rede Bandeirantes. O personagem contracenou com o ator Ricardo Petraglia, chamado de “Dick” pelo ratinho.  Neste episódio de 1987, Topo Gigio inclui em suas orações os presidentes dos Estados Unidos e da antiga União Soviética  e deseja boa noite para a atriz Fernanda Montenegro.

Leia também: Os fãs mais famosos de Topo Gigio

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

Rosamaria Murtinho estrelou um dos primeiros grandes sucessos das novelas diárias com A moça que veio de longe (1964). Ela fez par romântico com o galã Hélio Souto. Em Pigmalião 70 (1970), Tônia Carrero, no papel da milionária Cristina, lançou a moda do cabelo...

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

Escolher o nome de uma série não é das tarefas mais simples. Muito do sucesso das superproduções da TV ou do streaming depende da curiosidade que seu nome pode despertar. Há até agências de publicidade e branding envolvidas nessa escolha. É divertido também saber que...

10 curiosidades sobre Betty Boop

10 curiosidades sobre Betty Boop

O desenhista Grim Natwick (1890-1990) criou Betty Boop em 1930 para os Estúdios Fleischer, de Nova York, o mesmo que produzia os desenhos de Popeye e Superman. A personagem nasceu para ser a namorada de um cachorro chamado Bimpo, que estrelava o desenho animado "Dizzy...

61 Comentários

61 Comentários

  1. murilo andrade

    Esse tipo de programa nunca faria sucesso nos dias atuais.

    Responder
  2. Marcos Paiva

    Só não chorei mais de emoção, porque queria mostrar aos meus filhos como as crianças da época se divertiam.
    Valeu ……….

    Responder
  3. lui

    Muito bem lembrado este personagem, ele é muito
    louco; olha, acho que hoje ele ainda ia encantar e fazer
    muita gente viajar na imaginação, Gostei mesmo da
    lembrança..
    Abraços a vcs pela recordação.

    Responder
  4. Cristian Ripardo

    Agora lembrei da minha infânci…, esse ratinho era muito querido por mim, e acho que foi esse sotaque italiano que me fez gostar tanto da linha e, assim fiz um curso de língua italiana e no próximo mês estarei visitando a Italia, levando minha filha que completará 15 anos .
    PARABÉNS!

    Responder
  5. Telma

    Que saudades desse ratinho.
    Me emocionada ao ver os videos.

    Responder
  6. Sonia

    Quanta saudade de uma época tão inocente e tão gratificante rever! E quanta decepção dos recursos que se tem hoje e não conseguem chegar nem perto deste fabuloso e lindo Topo Gigio.

    Responder
  7. Samuel

    Outros tempos. Minhas filhas nem sabem quem foi Topo Gigio. Na época apareceu o Sig (ou Sigsmund) o ratinho do Pasquim que era o lado oposto do Gigio, coisinha delicada e a bem da verdade fresquinha. Mas boa lembrança

    Responder
  8. Eduardo Jorge Oliveira

    Realmente, programas que não incitam a violencia, principalmente nas crianças, em nosso século pervertido,não fazem sucesso. O mundo hoje é da competição, brigas, palavrões, falsidade, hipocrisia, estes são os requisitos que os imbecis da midia televisiva criaram e outros imbecis seguem religiosamente.

    Responder
  9. joão alves

    Muito bom!!! deveríamos resgatar outros progrmas que marcaram época, poois aí estria uma forma de reverenciarmos aqules que de fato fizeram história…

    Responder
  10. marcia de azevedo

    obrigada por lembrar desse ratinho maravilhoso,foi oitmo reve-lo novamente cresci com ele ,tenho 44 nos e tive uma infancia muito feliz,gostaria muito de ve~lo novamente na tv e de ter um bonequinho pois o meu o cachorro comeu ,estou maravilhada com a lembrança muuuuito obrigada.

    Responder
  11. Sandra

    Eu ainda tenho o meu topogigio… legal

    Responder
  12. roberto nini

    mas como q o ratinho se meexia?era a pilha ou linha fina,eu assisti.abs

    Responder
  13. sonia

    Eu me lembro quando meu tio comprou a revista do Topogigio, como eu fiquei feliz. Como eu gostava desse ratinho.
    Que saudades!!!!!

    Responder
  14. JAC

    De todas essas lembranças,virei fã do cachorro
    da sra. Marcia de Azevedo!!
    Pelo amor de D_EUS ponham a foto desse cachorro,
    que eu vou mandar fazer uma estatua dele!

    Responder
  15. silvana

    Saudades de uma época e sua inocência que jamais voltarão.

    Responder
  16. marta nunes

    adorei vê-lo…. lembro que ganhei um qdo tinha uns cinco anos e dormia com ele….era muito fofo e realmente muito bem articulado…
    Hoje com certeza iriam fazer com computação gráfica…rs.
    abraços a todos pelas boas lembranças em comum

    Responder
  17. Marcia

    Lindo!! Muito fofo!
    Voltei a minha infância. Não perdia um programa!
    Concordo com a Sõnia que tb acha como pode com os recursos computadorizados ñ criarem um personagem tão perfeito como ele. É uma pena q as crianças de hoje ñ tem a oportunidade de ver algo, pelo menos, parecido com ele.

    Responder
  18. ANTONIO CARLOS

    Sensacional….tenho um de Borracha á 36 anos…achei o Máximo á Lembrança…Valeu

    Responder
  19. Ana

    Muito, mas muito lindinho!!!
    Também acho que programas como esse deveriam voltar, ainda que adaptados p/ a realidade atual. Vejam o Cocoricó da Cultura: bem explorado,sem violência , com valores positivos e chama a atenção das crianças. Matei a saudade. Eu tenho um bonequinho, que comprei “para meu filho”, é claro!
    Obrigada!

    Responder
  20. jarbas

    O Topo Gigio foi umas das palhaçadas mais execráveis criadas pela ditadura para distrair o povo.

    Responder
  21. Ligia Murrer

    Nossa fiquei emocionada ao ler a reportagem. Estou com 30 anos e curti na época q passava na Bandeirantes.
    Q saudades da boa infância q tive!
    Adorei rever um pouquinho do Topo Gigio!

    Responder
  22. Charles

    Adorei rever o ratinho que assistia na infancia….foram momentos felizes….real e sem violencia….Bravo…

    Responder
  23. Dan

    Eu tinha um……
    Vestido com camisa listrada vermelha e branca com calça azul…….
    Era firmeza…….

    Responder
  24. Onei Lopes

    Sei que a maioria nunca ouviu falar desse ratinho!

    Responder
  25. ANA ELIZABETH

    gostaria de saber onde poderia adquirir o boneco de topo gigio…amava qdo ele aparecia e diia: já para caminha….qtas saudades…

    Responder
  26. João Batista Roger

    Vocês precisavam ver o TG pedindo um “bejinho” para para o “Agiódo”. . .

    Responder
  27. erica l.o

    é uma graça esse ratinho, minha irmã tem esse apelido até hoje gijo pois temo olho verde e redondinho detalhe ela tbém vai completar 40………….. lindinho gostaria de presentea-la com o bonequinho dele onde posso encontrar?

    Responder
  28. Franz

    Excelente recordação. Eu era criança e adorava ver o ratinho. Há muuitos anos atrás, meu pai comprou uma fita cassete de piadas do Agildo Ribeiro e Rogéria. Ela citava o Topo Gigio e era muito engraçado. Numa parte ele falava que saia na rua e as crianças perguntavam: Cadê o rato? e respondiam…o rato tá no buraaaco…e enfiavam o dedo no ** dele…ele contando era hilário. Realmente é uma pena programas assim não darem certo, como a Vila Sésamo, Sítio do Pica Pau Amarelo, entre outros. Só nos resta o saudosismo, rs. Parabéns pela lembrança!!! MERECIDA!!!! Abraços à todos.

    Responder
    • Luck

      amigo, será que teu pai ainda tem essa fita??? quero muito uma cópia! absss

      Responder
  29. Armando

    Poxa, até que enfim algo bom na internet. E não é porque é da minha época não… é que é algo sutil, suave, mas rico (em vários aspectos). Ah, se investissem no que é bom… Mas como diria o rei: “Eles estão surdos!”.

    Responder
  30. marcelo antunes patti

    Quem não se lembra do Topo Gigio, um lembrança
    positiva, o Agildo Ribeiro fazia de uma maneira
    muito engraçada a sua voz.
    Parabéns

    Responder
  31. FRONT

    ai que saudade!
    belas recordações.

    Responder
  32. Marcia Barros

    Que maravilha esta lembrança!! Fiquei emocionada de relembrar TOPO GIGIO. Se existissem mais programas como aquele, hoje em dia, o mundo, com certeza, seria melhor….. Tenho 53 anos e era fã deste ratinho lindo!!!! Beijos a todos e parabéns pelo trabalho.

    Responder
  33. Margarida

    Que maravilha ! Quantas saudades ! Os “jovens de hoje” deveriam aprender o que é bom com os “jovens de ontem” ! Parabéns !

    Responder
  34. JORGE GUSMÃO

    TEMPO EM QUE A CRIANÇA ERA CRIANÇA.

    Responder
  35. Sandra Leal Roza

    Gente que Lindo !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Que delícia ter perticipado de um tempo em que o mundo era mais doce, onde se encontrava ternura, humor e satisfação em programas como esse, onde a malícia não envolvia os pequeninos e puros de coração .Hoje os desejos são outros e a satisfação cada vez mais difícil de encontrar.

    Responder
  36. Rubens

    Em cima do meu computador está o boneco dele e tenho um recorte de revista a onde ele olha para fora de uma nave, só tenho 48 aninhos. São belas as recordações dele. Tomara que tenha alguem de ótimo coração e traga de volta este programa. Que DEUS ilumine essa pessoas boa..

    Responder
  37. flavia

    nossa q fofo . kkkk
    estou muito feliz por isso ,pois foi uma das coisas q nao esqueci da infancia …
    eu nao tenho um boneco do topo gigio mais adoraria ter para minha filha,alguem pode me ajudar ?
    obrigada

    Responder
  38. Marcia Matos

    Nossa como amo topo gigio , sinto falta de um bonequinho dele que eu tinha quando criança e que infelizmente não soube conservar… Adoro quando ele fazia quadro com o Agildo Ribeiro e ele falava” Agildo, agildinho me dá um beijinho” sempre antes de dormir…E até o meu filho que hoje tem vinte anos, quando me vê com uma blusa cacharrel listrada que tenho diz que eu pareço o topo gigio e o engraçado é que ele nunca viu um quadro deste ratinho, não é interessante? Seria bom se ele pudesse voltar…

    Responder
  39. Lourdes

    Numa época de tanta porcaria visual, algo de bom aparece. Esse programa nunca deveria ter saido do ar. Nós dos anos 60/70 eramos felizes, hoje as nossa crianças só deparam com violencias e programas sem cultura.
    Saudades também do Vila Sésamo entre outro.
    Abraços à todos

    Responder
  40. RICARDO LUNA

    Gostei muito, mutio é voltar numa época em as crianças eram crianças em que tudo na vida tinha tempo para as descobertas ,nada era antecipado. conclusão: criança era crianca em qualquer nível social.

    Responder
  41. SANDRO ROBERTO

    Que legal, tenho um amigo chamado sérgio, a qual eu dei esse apelido de topo gigio, super 10 esse ratinho.

    Responder
  42. prado

    Puts isso é que relembrar e se emocionar…tenho 45 anos e fiquei doente quanto o topo gigio foi embora, me lembro como fosse hoje ele indo por uma estradinha…. chorei pra caramba…valeu valeu valeu…

    Responder
  43. Fernanda

    O apelido do meu irmão é Gigio por causa deste ratinho. Que época maravilhosa !! Que saudade !! nossa infancia foi muito boa. As crianças nesta época eram mais livres e felizes.

    Responder
  44. Rosália

    Eu adorei rever essa matéria pois, era tão bom esse programa ,até hoje tenho esse lindo ratinho,diferente do rato do RATINHO
    que só fala porcaria indecencia etc. Está de parabéns quem fez essa reportagem.
    Parabéns a Marcelo

    Responder
  45. Ivana

    Adorei ver esse ratinho de novo….Dá saudade do tempo em que criança era só criança….

    Responder
  46. leninha

    Nunca esqueço.. minha irmã gostava muito do ratinho qdo acabava o programa ela chorava muito… dizendo para minha mãe colocar no gigio hj ela está com 24 anos ..

    Responder
  47. wellington "Macgaren

    Muito bom mesmo.. lembro quando assistia ao programa do topo Giggio de manhãzinha.. era bem legal, apesar de simples..
    ah e uma curiosidade sabiam que o Giggio contracenou com o grande Chesperito,intérprete de chaves,chapolin e muito outros?
    http://www.youtube.com/watch?v=tsDm8qSNYz4

    Responder
  48. Diego Lorenzo Palópito

    AQUI ESTÃO ALGUNS PROGRAMAS ONDE TOPO GIGIO ESTEVE:
    Topo Gigio já fez parte de outros programas de televisão como o Ed Sullivan’s Show, nos Estados Unidos, ou Topo Gigio and the Missile War (1966, dir. Kon Ichikawa) e Nippon Animation (1988), um cartoon, no Japão. Fez, também, sucesso no Brasil, em programas apresentados por Agildo Ribeiro em 1969, e em Portugal, em 1979, num programa televisivo apresentado por Rui Guedes. Mais recentemente, na década de 90, entrou em programas como o Big Show Sic, de João Baião.
    E AQUI ESTÁ UM LINK PARA O YOU TUBE, ONDE MOSTRA UM VIDEO DO TOPO GIGIO CONTRACENENDO COM O DR CHAPATIN (DO CHAPOLIN):
    http://www.youtube.com/watch?v=lOHQ5QNIMwE

    Responder
  49. Roseli Coelho

    Lindo, divertido e apaixonante … assim é o Topo Gigio. Não lembro dos programas que passaram nos anos 70, só os da Band com o Petraglia, mas lembro que tive um boneco desse lindo ratinho quando criança e, que por já estar muito velhinho (desgastado segundo a minha mãe, pois naquela época, era o único brinquedo que eu gostava de fato), minha mãe aproveitou o momento em que fui passar uns dias na casa de uma tia minha (e era época de Natal) e deu o meu “filhinho” pro filho do Lixeiro (palavras dela) que não tinha nenhum brinquedo para brincar no Natal, enquanto eu tinha outros brinquedos. Tentar explicar para uma criança de 4 anos e querer que ela entenda e aceite tal situação é humanamente impossível. Moral da história cresci com este trauma não superado até hoje… e olha que já estou com 42 anos e me emociono até hoje quando lembro do meu lindo ratinho.

    Responder
  50. Maria Vilma Alves Cordeiro

    Eu gosto muito do topo gigio,até hoje sinto saudades de assirti-lo novamente na tv,ésempre bom relembrar os momentos bons da infancia.Por favor vocês donos dos programas de televisão,coloquem de novo o topo gigio no ar,garanto a vocês que tantos adultos vâo assistir como crianças vão gostar,pensem nisso. beijos thal.

    Responder
  51. mário da rocha pires

    como eu faço para comprar o topo gigio com o agildo ribeiro em dvd, isso se for possível e quanto custa?

    Responder
  52. TIKO

    QUANTA SAUDADE
    ISSO É QUE ERA TEMPO BOM
    OS VIZINHOS IAM LÁ PRA CASA ASSISTIR O GIGIO

    Responder
  53. josé edson

    gostaria de adquirir um dvd do topo gigio que tem agildo ribeiro e que ele canta aquela musica meu limão , meu liomeiro.como faço?

    Responder
  54. Elaine Missiano

    Eu sinto enorme saudade do Topo Gigio. É lamentável que comentários maldosos possam ter mais força do que a alta qualidade. Temos tantas PORCARIAS na TV. Gigio poderia voltar? Como poderia ser feito para isso acontecer? Também tenho interesse em ter um ou mais dvds de Topo Gigio e Agildo Ribeiro. Como posso fazer para conseguir? Obrigada pela reportagem!

    Responder
  55. rosemary proença ferreira

    GOSTARIA QUE O PROGRAMA TOPO GIGIO VOLTASSE, pois as crianças de hoje teriam a oportunidde de conhecer outros valores (mais concretos e sinceros) e a simplicidade da vida.

    Responder
  56. Topo Gigio

    Eu sinto muita saudade do topo Gigio, ele era uma gracinha gostaria muito que ele voltasse principalmente para meus filhos poderem ver ele,porque eu falo muito dele para eles ,e eles ficam enteressando em saber como ele era e poder assister seu programa….por ser um ratinho sinsero e amiguinho

    Responder
  57. Topo Gigio

    Eu gostaria muito que o Top Gigio voltasse ele era uma gracinha de ratinho sinsero e inteligente gostaria muito que meus filhos tevisse oportunidade de poder assistir um programa dele…..

    Responder
  58. Marcia Reis

    OLHA, QUE SAUDADES…….
    O TOPO GIGIO ERA A PURA INOCENCIA.
    COMO EU GOSTARIA QUE ELE VOLTASSE E QUE UMA EMPRESA DE BRINQUEDOS O FABRICASSE NOVAMENTE.
    É MUITO EMOCIONANTE.
    POR VARIAS VEZES LEMBRO DOS PROGRAMAS, DAS CANÇÕES E HOJE RESOLVI REVIRAR A INTERNET P/ ACHAR ESTE RATINHO MARAVILHOSO.
    FOI UMA EPOCA MUITO BOA DA MINHA INFANCIA.
    HOJE EU GOSTARIA DE MOSTRAR PARA A MINHA NETA E ATÉ COMPRAR ESTE RATINHO,MAS NÃO SEI ONDE ENCONTRAR.
    CASO VOCES SAIBAM, ME INFORME POR FAVOR.
    PARABÉNS ……

    Responder
  59. Cristiana silva

    Não gostava da parte em que crianças malvadas o usava para praticar bullingg com seus colegas de orelinhas grande,era triste quem era apelidado realmente sofria e não achava nada engraçado, é claro q a culpa não tinha culpa é questão de caráter q infelizmente algumas pessoas não têm e já demonstra de criança a maldade no coração.

    Responder
  60. Anônimo

    Tenho um faz uns 35 anos esta muito velhinho…lembro da minha mocidade …

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This