Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

O verdadeiro McGyver, o rei das gambiarras

4 de janeiro de 2009

Jewelry News Network: Koivula to Present Gemstone Lecture at ...


Angus MacGyver – personagem interpretado por Richard Dean Anderson – precisa estancar um vazamento de ácido sulfúrico e, para a missão aparentemente impossível, dispõe apenas de uma barra de chocolate. Como ele vai sair dessa? John Koivula tem a solução.
Durante a produção da série Profissão Perigo, série que foi ao ar entre 1986 e 1992, o chefe de pesquisas do Geomological Institute of America (GIA), entidade que estuda pedras preciosas na Califórnia, era o consultor técnico do programa: sua missão era inventar as gambiarras, o chamados “macgyverismos”, que ajudavam o protagonista a se safar das mais perigosas situações. Como achava que armas com raio laser e outras engenhocas do gênero estavam muito batidas, Koivula resolveu apresentar soluções com a matéria-prima que temos à mão no dia-a-dia, como uma chave, um clipe ou uma prosaica barra de chocolate. Koivula visitava o set de filmagens com freqüência e não tinha sossego nem para dormir. A produção chegou a ligar no meio de uma madrugada para perguntar como o personagem poderia fazer um explosivo com uma garrafa de leite.
Para matar a saudade, reveja a abertura do seriado que teve 139 episódios e dois longa metragens:

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

Rosamaria Murtinho estrelou um dos primeiros grandes sucessos das novelas diárias com A moça que veio de longe (1964). Ela fez par romântico com o galã Hélio Souto. Em Pigmalião 70 (1970), Tônia Carrero, no papel da milionária Cristina, lançou a moda do cabelo...

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

Escolher o nome de uma série não é das tarefas mais simples. Muito do sucesso das superproduções da TV ou do streaming depende da curiosidade que seu nome pode despertar. Há até agências de publicidade e branding envolvidas nessa escolha. É divertido também saber que...

10 curiosidades sobre Betty Boop

10 curiosidades sobre Betty Boop

O desenhista Grim Natwick (1890-1990) criou Betty Boop em 1930 para os Estúdios Fleischer, de Nova York, o mesmo que produzia os desenhos de Popeye e Superman. A personagem nasceu para ser a namorada de um cachorro chamado Bimpo, que estrelava o desenho animado "Dizzy...

19 Comentários

19 Comentários

  1. MARIECHEN E HEINZKEN

    MC GYVER NOSSA EU VI NA TV…..
    ELE PEGOU UM CHICLETE MASCADO VEDOU UM FURO NUM TUBO DE GAS.
    PRIMEIRA OPORTUNIDADE QUE UM CUNHADO FUROU MEU CONGELADOR COM UMA CHAVE DE FENDA, TAPEI COM CHICLETE MASCADO PELO PROPRIO CUNHADO PROF PARDAL.
    HAHAHAHAHAHAHA
    E FUNCIONOU ATÉ DOIS DIAS DEPOIS QUANDO O TECNICO REPAROU

    Responder
  2. beto lete

    Assisitia a todos os episódios da série e passei a andar sempre acompanhado por um inseparável canivete suíço em minhas urbanas aventuras e no mar. Cheguei a “rechear” pneu furado de bicicleta com palha e tampar furo em casco de barco com argila e sacos plásticos emcontrados em uma praia longe de casa. Bons tempos!

    Responder
  3. VICTOR HENRIQUES

    Sou fa do seriado Mcgyver, assistia sempre que podia, gostaria muito que voltasse a passar com novos episódios.

    Responder
  4. M.C.

    Mesmo que o “necessário” estivesse sempre à mão nas situações difíceis, podia-se aprender ou relembrar de uma forma legal aquela infinidade de coisas que as vezes era difícil de entender nos livros de escola …..
    Melhor que muita tranqueira exibida atualmente pelos canais de TV …

    Responder
  5. kellita

    Passa no 59 (Rede Brasil).
    O melhor foi o episódio em que ele tava num caixão q era jogado no mar e virava jet ski. Quase me matei de rir nesse dia! FANTÁSTICO!

    Responder
  6. moacir palmeira

    na tv altiora na cidade de bragança paulista esta passando o seriado.

    Responder
  7. Alves

    Pessoal, tenho saudades destes seriados, todos eram muito bons.
    Hoje vemos poucos que agradam como os de antes…
    bom… mas quem gosta de experiências vai uma ai..
    arrume um canhão laser de um dvs e troque a lampada de uma lanterna por ele, você terá um laser capaz de acender fósforos..
    aprendi com ele…

    Responder
  8. Rodrigo

    No nome certo do personagem é Angus MacGyver e não Stacey MacGyver…
    Para quem gosta, existe até um livro (MacGyver Handbook -http://www.scribd.com/doc/20310/The-Unofficial-MacGyver-HowTo-Handbook-Revised-2nd-Edition) que explica as principais invenções dele, e se funcionam ou não (ou até plausíveis).
    Comentário de MARCELO DUARTE: Ótima dica, Rodrigo! Já entrei no site do livro e vou encomendar um. O nome do personagem foi corrigido. Obrigado pela informação!

    Responder
  9. arnaldo

    o nome dele não era Angus?

    Responder
  10. sboi

    o q achei mais legal, foi um episódio bem ecológico, no qual o grande mac, tinha q pousar com uma asa delta no topo de um pico em um canyon para cuidar de uma águia ferida.
    eu assistia sempre, cheguei até cursar faculdade de física por influência do Mac.
    era o meu seriado favorito.
    Volta Mac, com certeza vc terá audiência…

    Responder
  11. Rinaldo

    Assisti a todos os episódios, até hoje eu me indentifico muito com ele, no meu serviço o meu apelido e Mcgyver.

    Responder
  12. carlos alexandre

    Stacey MacGyver??…De onde tiraram esse nome?….Grande erro de quem escreveu a matéria!!!
    O nome completo na série de Macgyver, era Angus.
    Isso mesmo, Angus MacGyver. Até na capa de uma das temporadas em dvd lançadas no Brasil está escrito poxa…que furo.
    Sobre a série…foi incomparável…comprei as 4 temporadas lançadas em dvd….agora fico no aguardo das outras 3….espero que a paramount lance aqui….

    Responder
  13. Mário de Carvalho

    É esta a criatividade que falta na tv atual, ensina e diverte.

    Responder
  14. Celso

    Olá….iompressionante, fo uma das melhores produções de seriados que assisti. Tudo baseado no imediatismo, e parabéns ao verdadeiro McGyver,por ssua cultura.Como diziam os antigos, a melhor arma sobre a terra é o “CONHECIMENTO”….ja pensou esse cara com raiva do mundo!!!…rsrsrsrsrsrsrs

    Responder
  15. GUILHERME

    O NOME ESTÁ ERRADO!
    O primeiro nome de McGiver era ANGUS e não Stacey.
    Prestem atenção!
    Resposta de MARCELO DUARTE: Tem razão. Obrigado a todos os atentos leitores que apontaram o erro. O post já foi corrigido! O correto é Angus! Abraços a todos!

    Responder
  16. Ricardo

    MacGyver is the Man! muita gente duvidava das gambiarras que o Macgyver fazia. Tapar acido com chocolate? vazamento de agua com ovo cozido? mas a verdade é que quando o MacGyver fazia alguma coisa que poderia ser potencialmente perigosa para os telespectadores curiosos, a direcão decidia “mudar” um dos componentes principais de uma “Bomba caseira” por exemplo pra que ninguém explodisse sua casa. Dai o pessoal comecou a cacoar do MacGyver como mentiroso mediocre. Coitado!
    PS: a gordura do chocolate realmente pode estantar certos tipos de acidos, mas a quantidade tem que ser muito maior do que exibida no filme…

    Responder
  17. Ricardo

    PS.2 : para o pessoal interessado, pode-se encontrar toda a série MacGyver (Inglês e Espanhol) disponível à venda em DVD na “www amazon.com”
    e sobre o ator da série o site oficial em Inglês é: “www.rdanderson.com” conta a historia e outras series nas quais Richard Dean Anderson participou.
    Fui!

    Responder
  18. Caio Matias

    READICIONEM O LINK COM A ABERTURA DO PROGRAMA AÍ ACIMA .

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This