Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Quando Hollywood acende um cigarrinho

15 de agosto de 2009

No pôster original de “Coco Antes de Chanel”, a cinebiografia de uma das estilistas mais famosas de todos os tempos, a atriz Audrey Tatou aparece na cama, segurando um cigarro.


No Brasil, o cartaz terá em versão antitabagista, com o cigarro de Coco substituído digitalmente por uma inocente caneta. Nascida em 1883, Coco Chanel era realmente uma fumante inveterada – e, no filme, não faltam cenas e baforadas de Audrey Tatou.


O cigarro e a indústria cinematográfica andam juntas faz tempo. Estrelas de Hollywood como Cary Grant, Gary Cooper, John Wayne, Clark Gable e Bette Davis (foto abaixo) recebiam dinheiro dos fabricantes de cigarro para promover o produto. Apesar de contribuirem para a associação do tabaco com o glamour hollywoodiano,  John Wayne e Gary Cooper morreram de câncer em 1979 e 1961, respectivamente.


Ao longo do clássico “Casablanca”, Humphrey Bogart raramente é visto sem um cigarro. No filme de 1942, quase todos os homens aparecem fumando. Humphrey Bogart morreu em janeiro de 1957, também vítima de câncer.


O rebelde sem causa James Dean não largava o cigarro – a atitude, combinada com o topete, as jaquetas de couro e a camiseta branca, lhe valeu o posto de símbolo da rebeldia juvenil.


Em várias cenas em “A Primeira Noite de um Homem” (1967), Mrs. Robinson (Anne Bancroft) aparece fumando. No filme, ela é uma mulher madura que tem um caso com inexperiente rapazote interpretado por Dustin Hoffman.


Recentemente, o filme “Boa noite e Boa Sorte” (2005), indicado ao Oscar, recebeu críticas pelo número de cenas em que o âncora Ed Murrow (David Strathairn) aparecia fumando ou segurando um cigarro.

Em “Closer – Perto Demais” (2004), as personagens de Natalie Portman, Clive Owen e Jude Law se revezam em cenas de amor e de cigarros.  Apesar de também fazer parte do elenco, a atriz Julia Roberts não fuma em “Closer”, mas aparece fumando em “O Casamento do Meu Melhor Amigo” (1997).

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, existem atualmente 1,1 bilhão de fumantes em todo o mundo. Estudos indicam que adolescentes expostos a cenas envolvendo cigarros nas telonas tem mais chances de se tornarem fumantes no futuro.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

Princesa Diana ganha placa azul em Londres

As famosas placas azuis londrinas identificam locais em que personalidades viveram em Londres. Há algumas regras estabelecidas pela comissão que cuida disso. Os homenageados devem ter nascido há mais de 100 anos e precisam ter morrido há pelo menos 20 anos. O primeiro...

Por dentro do Memorial Clara Nunes

Por dentro do Memorial Clara Nunes

O Memorial Clara Nunes, em Caetanópolis-MG, cidade natal da cantora, acaba de completar nove anos. O museu, que já tem 10 mil itens catalogados, está fechado para reformas estruturais no momento. Conversamos com o historiador...

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

Curiosidades de Tarcísio Meira e Paulo José

O pesquisador da história da TV brasileira Magalhães Júnior presta uma homenagem a dois grandes artistas que o Brasil perdeu nos dias 11 e 12 de agosto: Paulo José e Tarcísio Meira. Destacou três curiosidades de cada um deles: ...

57 Comentários

57 Comentários

  1. Odilon Moura

    Existe forma mais inteligente de…se não acabar diminuiria muito o
    tabagismo ,é só colocar em cada maço de cigarro o seguro fumaça.O governo diz que gasta fortuna com fumantes,assim o seguro tabaco pagaria as despesas dos pacientes com cancer de pulmão ,efizema pulmonar ,e outras doenças do gênero.Preço sugerido do seguro R$50,00 por maço.

    Responder
  2. carlos Alberto Ferreira

    Sou Fumante? Sim, sou
    O cigarro mata? Sim, mata; tanto quanto o monóxido de carbono q respiramos ao sair na rua .Gente!! sem exageros não é? se a população realmente fosse a favor dessa lei q é obsurda .não precisaria de lei ,certo? normalmente não haveria mais fumantes em locais q agora estão proibidos..

    Responder
  3. murilo andrade

    O cigarro quando é usado como artifício do filme ainda vai. Em Meu “Nome não é Johnny” quem daria crédito ao filme se ele não aparecesse fumando?

    Responder
  4. murilo andrade

    O cigarro foi e ainda será utilizado no cinema para conquistar novos consumidores.

    Responder
  5. Alexandre

    Tem uma província na China em que se o cara não fumar um número múnimo de cigarros por ano, paga multa.

    Responder
  6. Alexandre

    Tem uma província na China em que se o cara não fumar um número mínimo de cigarros por ano, paga multa.

    Responder
  7. Alexandre

    alterar um poster é alterar a realidade – coisa típica de país de esquerda.

    Responder
  8. Alexandre

    Quero ver proibir o consumode álcool durante o carnaval.

    Responder
  9. Alexandre

    E os carros, grandes poluidores?

    Responder
  10. Alexandre

    O governo deveria se preocupar com as crianças que fumam crack nas ruas.

    Responder
  11. valdomiro

    É no mínimo falta de conhecimento e falta de juízo, querer comparar umas baforadas inúteis de cigarro, ao escapamento de um veículo,ou qualquer outro mecanismo que seja útil para geração de algum tipo de energia que contribua para o trabalho humano. Não é preciso ser nenhum doutor para ver que o cigarro é vaidade, é inúti. Só é bom pra quem vende. Não gera nada, a não ser doença e dinheiro para os fabricantes.São os próprios fabricantes que $ incentivam $ os comerciantes, e viciados para tentarem burlar a lei.

    Responder
  12. Angus

    É preciso lembrar que boa parte da mídia que hoje é a favor da lei anti-fumo ganhou muito dinheiro com propanga de cigarro até sua proibição no final da década de 90 e fica na maior cara de pau dizendo que o cinema fez apologia do tabaco, esquecendo da sua responsabilidade.

    Responder
  13. Pati Mess

    Me senti em Cuba agora!

    Responder
  14. Orlando T.Villarinho

    O que leva um tabagista a afirma que a fumaça de seu cigarros não encomoda?
    Não tem cheiro pior que o cigarro.

    Responder
  15. Cris Alves

    Não desaprovo a lei, pois já respeitava ambientes fechados… Mas acho hipocrisia tanta falácia enquanto o alcool e as drogas não tem a mesma preocupação do governo. Familias são destruidas e jovens morrem e não se faz nada. Clinicas públicas para recuperação não existem. Agora é uma idiotice alterar o poster de um filme !!!

    Responder
  16. João Luiz

    Vocês já perceberam que quando há um fato grave rolando nos noticiários , sempre aparece ou inventam um novo para camuflar os acontecimentos do momento; escândalo no senado e a gripe suina a solta, quase fora de controle. Agora que novidade, o cigarro faz mal a saúde!!!!! . Isto é Brasil !

    Responder
  17. vania maria

    hoje a luta contra o cigarro e que foi lindo delicioso,gostoso,tudo de bom, nas horas mais boas da vidae o vilão…….mata…daqui50 anos sera o telefone celular …mata ,cozinha o cerebro,e algumas coizita a mais… cuidado com os mercenários capitalistas……

    Responder
  18. Ezio

    Das plantações do fumo à industrialização, distribuição e comercialização geram muitos empregos. Os bares e casas noturnas que vendem bebidas alcoólicas empregam bastante funcionários. E, dificilmente alguém que ingere algum tipo de bebida alcoólica não fuma, isto faz parte e alegra o clima, o ambiente, o bate-papo. É evidente que o cigarro faz mal à saúde como uma porção de vícios e habitos também faz, porém, isto é uma questão de opção. Quem tem predisposição ao câncer ou outras doenças, apenas acelerará o surgimento da mesma. Quero viver os tanos de anso da Dercy Gonçalves e Niemeyer.

    Responder
  19. Wilson Jr.

    Não tem jeito, a discussão vai longe. Quem fuma, geralmente é contra as leis que proibem e quem não fuma a favor. No meu ponto de vista, o cigarro atrapalha sim, e muito a vida das pessoas, e o pior, inclusive de quem não fuma. A indústria cinematográfica sem dúvida, contribui e muito para o uso de cigarros e consequentemente de outras drogas mais pesadas e que causam um dano ainda maior a sociedade. Se não contribuisse, nenhuma propaganda valeria de nada, e de que viveriam os publicitários? O investimento de quem divulga tem que dar resultado ne, retorno. Quem ainda vai nascer, quem já está nesse mundo e quem está encima de uma cama em estado terminal por causa do fumo, agradecem. Enfim, toda lei contra o uso em qualquer sentido é válida e bem vinda. Quem ainda vai nascer, quem já está nesse mundo e quem está encima de uma cama em estado terminal por causa do fumo, agradecem.

    Responder
  20. Wilson Jr.

    Não tem jeito, a discussão vai longe. Quem fuma, geralmente é contra as leis que proibem e quem não fuma a favor. No meu ponto de vista, o cigarro atrapalha sim, e muito a vida das pessoas, e o pior, inclusive de quem não fuma. A indústria cinematográfica sem dúvida, contribui e muito para o uso de cigarros e consequentemente de outras drogas mais pesadas e que causam um dano ainda maior a sociedade. Se não contribuisse, nenhuma propaganda valeria de nada, e de que viveriam os publicitários? O investimento de quem divulga tem que dar resultado ne, retorno. Quem ainda vai nascer, quem já está nesse mundo e quem está encima de uma cama em estado terminal por causa do fumo, agradecem. Enfim, toda lei contra o uso em qualquer sentido é válida e bem vinda.

    Responder
  21. Alexandre M.

    Aqui no Brasil também tem seus filmes que influênciam com o fumo.
    Essa semana assisti ” O contador de histórias”. Cenas demasiadas onde os personagens fumam. Magerith quando nervosa fuma; “cabelinho de anjo” fuma quando invade a casa de Magarith. E o ápice foi a cena que Maguerith oferece um cigarro à diretora da FEBEM; as duas fuma demoradamente, com direito a baforadas pra cima e close das cinzas no cinzeiro. Um exageiro. Fora isso o filme é bem legal.

    Responder
  22. Diego André

    Bom, que o cigarro mata, isso todos nós sabemos, mas tem um grande porem…quem vai viver para sempre? E outra coisa, tanta pessoa passando fome, tanta pessoa morrendo por um prato de comida, tanta pessoa matando inocentes com a ” Maravilhosa Bebida ” que chamamos de Alcool, engraçado, o comercial de cerveja ninguem tira…afinal colocam no final se for dirigir não beba. O que isso impede de uma pessoa beber e dirigir? Por que não Proibe Tbm beber na balada? te garanto que mais vidas serão salvas, como por exemplo um pai de familia voltando para casa, e sendo atropelado por uma idiota que encheu a cara na balada. Sem contar os poluentes do dia a dia, pq não faz uma lei que é proibido industrias jogarem fumaça ? há ja sei…..eles dão lucro para o governo né? é sempre assim.

    Responder
  23. Alexandre Gomes

    Como foi dito no artigo crianças e adolecentes tem mais chance de se tornarem fumantes quando expostos as cenas. Ora, ora, então as cenas de sexo, traição, homosexualismo, uso de maconha e violencia na tv e no cinema tambem podem influir nas futuras atitudes dos nossos jovens? Opa, muita gente diz que não. Principalmente no meio artistico e jornalistico.

    Responder
  24. Ailton

    Segundo pesquisas recentes morrem a cada dia na cidade de São Paulo duas pessoas; mortes estas ligadas a poluição do ar. O que nosso governo esta fazendo. O alcool mata 40.000 pessoas todo ano no Brasil. A maioria delas não fumava e não bebia. Não é pior do que o cigarro. Deus nos proteja destes governantes.

    Responder
  25. marco

    Essa de alterar o poster é coisa de país onde impera a ditadura e a censura, coisa feia, como diz a moça la em cima me sinto em cuba, pode dirigir depois de fumar?

    Responder
  26. Edigardo

    Por que não proibir a venda de cigarros em todo o país? Por que não fechar as fábricas? O tabaco não tornou-se mais perigoso que as drogas ilícitas? Claro que a fabricação continua. O governo, inclusive o de São Paulo, não vai abrir mão dos bilhões arrecadados com impostos!

    Responder
  27. Delei Duarte

    Sim! Cigarro faz mal a saude e creio que um nao fumante nao merece estar sendo incomodado pelo fedor horroroso de um cigarro. Creio tambem que tem mais e’ que fazer leis no sentido de separar os bons dos maus. Eu por exemplo estou do lado dos maus e fumo a mais de trinta anos. Entao tenho cuidado de sair de perto dos nao fumantes sempre que quero fumar meu cigarro., ou melhor, antes eu fazia isto, porque agora nao e’ mais necessario uma vez que fui separado dos bons nao fumantes. Entao o governador Serra esta’ certissimo e desejo a ele toda a felicidade do mundo. Apenas acho que ele nao fez o trabalho completo, porque falta editar uma lei proibindo os alcoolicos. Quando ele fizer isto , entao vai merecer meus parabens, porque quem bebe tabem incomoda quem esta do lado. Todos sabemos que e’ detestavel ouvir a conversa desconexa de pessoas embriagadas e sentir o cheiro que elas exalam. Detestavel tambem o que os bebados fazem sob o efeito do alcool. Confesso que bebo vinho, cerveja cachaca, vodka e que mais contiver alcoolicos. Faco isto e gosto. Nao sou alcoolatra, porque nao bebo diariamente, nem semanalmente, mas sempre que me da na telha eu tomo um porre, ou seja, AINDA posso fazer isto, pois a lei anti alcool ainda nao foi editada pelo politicamente correto Jose Serra. Mas tenho fe em Deus que ele vai ter esta coragem. Ou nao vai ter? Porque se ele for coerente com esta questao de saude publica ele tera de proteger os que nao gostam de alcool. Afinal NINGUEM merece estar do lado um bebado chato. Estou torcendo MUITO por ele e espero com MUITA fem em Deus que ele edite tambem a lei anti-alcool.

    Responder
  28. ROSE

    Cigarro faz mal à saúde, mas está havendo um ENORME TERRORISMO em cima desse tema – para depois não se garantir atendimento a todos que procurarem tratamento (existe só o suficiente para inglês ver…)
    Cerceamento de liberdades, restrição de direitos, censura a propagandas,… onde vocês acham que isso vai acabar? (para o cidadão comum nunca acaba em pizza…)

    Responder
  29. ALFRED

    tenho 68 anos fumo des dos 15 anos, tenho uma unha encravada,prisão de ventre hernia de disco uso oculos tudo culpa do cigarro, a comida cheia de hormonios, verduras com agrotoxicos,(tomate parece uma abobora) quimica em cima de quimica. porque os supermercados não colocam os dizeres esse alimento faz mal a saude. recentemente um medico gastro me disse que a carne de boi è cancerigena (a carne não a ração dada sim) em resumo o unico vilão é o cigarro, meu tio completa 96 anos fuma cigarro de palha assim ele vai morrer cedo

    Responder
  30. joel pinheiro

    Tudo que se fizer contra o maldito cigarro ainda é pouco. Fumei por muito tempo. Se quando comecei, soubesse dos males que o tabaco faz, talvez não tivesse começado. Talvez. Um dos poucos métodos para diminuir o maldito fumacê, seria jogar o preço do cigarro lá para a estratosfera. Será!?

    Responder
  31. miranda

    Acho que tem gente usando maconha, pois estão com neuronios a menos. Por exemplo falam em cobrar R$ 50,00 por maço, falam em colocar o preço dos cigarros na extratosfera. Ou voces são imbecis ou não moram no Brasil. Esquecem que mesmo o preço do cigarro sendo este tá cheio de contrabando por ai. E voces sabiam também que só estão fazendo alguma coisa contra o contrabando porque os fabricantes de cigarros precionam. Até é bom que de vez em quando um politico imbecil faça este tipo de lei polemica para saber-mos tal o nivel de alienação da sociedade. É claro que cigarro faz mal, mas cadê uma campanha decente na midia, ou contra o vicio do cigarro ou CONTRA O VICIO DAS DROGAS ILICITAS QUE LEVAM TANTOS ADOLESCENTES À DESGRAÇA, E POR TABELA DESGRAÇA COM AS VIDAS DE OUTROS TAMBÉM. Cadê um programa que forneceça tratamento e medicamentos gratuítos aos fumantes, pois nem todos conseguem parar por conta própria. ENTÃO FAZEM O MAIS FACIL E MENOS CUSTOSO. PROIBIR.

    Responder
  32. Marcus

    Falta agora iniciar uma campanha igual sobre o CONSUMO DE ALCOOL, que também mata não só prejudicando a saúde como tornando as pessoas mais violentas.

    Responder
  33. Marcus

    Quanto a modificar o cartaz trocando cigarro por caneta, está parecendo VIOLAÇÃO DA LIBERDADE, aliás muito própria de paizes como CUBA. CUIDADOS CIDADÃOS as restrições e proibições podem ser oriundas de pessoas que vestem fardas ou que vestem Togas.

    Responder
  34. Fred

    As autoridades de saúde não estão preocupadas com o mal do cigarro e sim com as despesas decorrentes de uma internação.
    Se o desgraçado que fuma se escafedesse de uma vez e não desse trabalho para ninguém, nã haveria necessidade de lei alguma. Tenho um amigo de trabalho ( embarcação) que fuma, o camarote dele tem cheiro de merda..

    Responder
  35. Lu cia

    sou fumante mais sempre respeitei os meus locais de trabalho e lugares fechados, mais concordo com muitas opiniões acima,quase toda semana vejo na televisão os pontos de droga ao ar livre na grande cidade incluindo menores , e o que se ve e o seguinte eles fumam e feito uma brites e no dia seguinte continua a mesma rotina, o crack a cocaina e um vicio muito perigoso pois desse vicio vem o roubo, os assassinados e qdo vai s procurar uma clinica de reabilitação de graça nunca se encontra , conheço pessoas que ja precisaram desse serviço mais não tem vaga para a recuperação não estou dizendo que sou a favor do cigarro mais é um vicio que não nos leva ao roubo e nem ao assassinato de pessoas, temos mais coisa no nosso pais a se preoupar bem mais grave

    Responder
  36. Carla Soliman

    Uma bobagem mudarem o cartaz do filme. Eu não sou fumante mas acho estranho essa “cruzada” contra o cigarro e fumantes e não vemos a mesma coisa acontecer com o álcool. O álcool também está na história dos filmes, está nas mãos dos artistas nas cenas dos filmes e novelas. Quem sai dirigindo embriagado e mata nem mesmo a carteira de motorista perde, não venham falar o contrário pq conheço muitos que já mataram e estão aí desfilando.
    O bêbado é sempre tratado como vítima, nunca tem culpa de nada, nunca teve intensão de matar….um copo de bebida alcólica na mão de quem já tem disturbios de caráter é uma arma, e uma arma apontada para a sociedade, para os inocentes.
    Um brinde por essa nova lei anti-tabaco !! cheers! Tim tim

    Responder
  37. Karina

    Acho um absurdo os fumantes acharem que a fumaça deles não incomodam os outros e ainda querem comparar com o álcool, também acho que a lei seca é uma boa, mas pelo menos o que o cara do lado está bebendo não está me fazendo mal, já o cigarro faz mais mal para os não fumantes, pois respiramos a fumaça diretamente sem o filtro.
    Achei que esta é a melhor lei do mundo, agradeço por estar no estado de São Paulo e poder ter certeza que em qualquer estabelecimento meu direito de respirar sem aquela catinga do cigarro estará garantido.

    Responder
  38. Fulvio

    Acho alterar o cartaz do filme um absurdo, mas se esses filmes, como exemplo, foram tão exagerados em demonstrar o fumo, simplesmente coloque-se uma classificação etária, ao invés de alterar a idéia original do filme. Sou da área de comunicação e por isso defendo a idéia original.
    Não sou fumante, acho que a lei não deveria ser necessária, e sim, o bom senso de não se fumar em lugares fechados.
    Nem me ligo muito nesse mundo de mdoa e glamour, mas Coco Chanel sem um “cigerrete”, não é a mesma imagem…

    Responder
  39. Edson

    Odilon
    Esse lance do seguro é até uma bôa idéia.
    Mais quem garante que não seria mais uma forma de enriquecer
    essa politicagem. Quem garantiria que esse dinheiro seria usado para oque foi proposto!
    Isso é Brasil…

    Responder
  40. Batista

    “Conforme documentário na Discovery Science-(15/08/09), o excesso de álcool afeta a formação dos ossos e com o tempo afeta a produção de testosterona nos homens o tornando efeminados. Não se poder esquecer a tolerância quanto as drogas licitas e ilícitas, corrompendo a juventude, provocando doenças físicas e mentais, alem de condutas escandalosas:uma pessoa pode ser um fenômeno em seu mister mas não tem discernimento no que faz ou diz, como p.ex. um famoso artista envolvido com drogas e promiscuidades. As condutas dos idolos afetam em muito aqueles que os idolatram, levando estes a se corromperem.

    Responder
  41. jair

    Daqui a pouco vão proibir o comercio de crack no centro de São Paulo!!!!!!

    Responder
  42. Nori

    No caso das drogas, além de serem proibidas, os traficantes são punidos, quando presos. Então porque não punem os traficantes de cigarros, ou seja, os vendedores?

    Responder
  43. Adriana Koch

    Da farra no senado ninguém fala nada né? Das crianças fumando crack nas ruas ninguém se lembra não é? Vcs me dão nojo com suas mentes pequenas, suas cabeças vazias, suas memórias curtas, e seus conceitos inúteis! Vão protestar contra o que é verdadeiramente intolerável!

    Responder
  44. JOSÉ GOMES

    Uma coisa é certa: se uma lei foi criada é porque havia invasão da privacidade alheia, e ninguém é obrigado a ficar exposto a uma substância que se sabe cientificamente nociva à saúde. Embora existam problemas de ordem talvez mais gritantes, não se pode permitir, em sã conscienciência, que o CIGARRO E SEUS EFEITOS NOCIVOS venhaM a fazer parte do dia a dia de nossas crianças e adolescentes. É PRECISO TER BOM SENSO

    Responder
  45. ZéDaPemba

    Gente, a verdadeira mensagem é a de que devemos ir logo parando de fumar. Seja premidos por lei, seja pelo medo de uma morte prolongadamente sofrida, temos que mudar.
    Eu mesmo parei há 10 anos, depois de fumar desbragadamente por mais de 30 anos. Sei que vou morrer mesmo assim, mas com certeza atrasei um bocado a vinda daquele personagem que carrega uma foice. Adiei também aquelas sequelas que em muito antecedem a morte do fumante, e que o impedem de desfrutar tudo de bom que a vida nos dá nos anos maduros de minha vida.

    Responder
  46. Alexandre

    o cigarro é um mal que deve ser evitado. o que acontece nos filmes dificilmente deve ser levado para vida. só pq um ator fuma, vc não precisa fumar tb.

    Responder
  47. Eduardo

    É muita hipocrisia essa campanha contra o cigarro, enquanto o álcool e a maconha fazem vítimas todos os dias.
    eu nunca vi ninguém fumar um cigarro e depois pegar o volante do carro e matar 3 , 4 pessoas atropeladas no caminho,, mas já vi gente beber muito e matar pessoas pelo caminho atropeladas, e ainda dizem que nós fumantes é que matamos as pessoas .
    E outra coisa quando o amigo aí disse que tem que fazer um seguro cigarro de 50 reais é piada né?
    Pra que que eu pago os impostos mais altos do mundo (Brasil),,,o governo tem é obrigação de cuidar de mim caso aconteça algo com a minha saúde devido ao cigarro.
    ou será que vc amigo acha que o seguro cigarro ia mesmo pra saúde? lembra da CPMF “o imposto da saúde”?
    Sou a favor sim de não se fumar em locais fechados,,,mas sou contra esse negocio da propaganda ter quase transformado nós fumantes em assassinos, como se a gente acendesse um cigarro e matasse imediatamente a pessoa ao lado!
    Enquanto isso deixemos a “Cracolândia” em PAZ e as mortes nas estradas e cidades devidos ao Alccol em PAZ também!!!!!

    Responder
  48. Bruno

    Fala serio isto tudo não passa de hipocrisia. Se for assim vamos também proibir cenas de violência, bebidas alcoolicas, sexo, drogas pesadas, fast food …… Pelo mesmo motivo, incentivam e formam opinião. Detalhe nunca fumei, mas isto é uma grande palhaçada. Enquanto isso as drogas ilegais correm soltas, principalmente o crack e ninguem faz nada.

    Responder
  49. Fora fumantes

    Os fumantes além de burros, são extremamente folgados e egoístas. Fumam ao lado de bebês, crianças, grávidas e não estão nem aí. Assim como os homens bomba extremistas: se matam e querem nos levar junto. MUITO BOA ESTA LEI!!!

    Responder
  50. Diogo Diniz Garcia Gomes

    Essa coisa de proibir já está enchendo o saco, toda hora aparece alguma coisa proibida! Porque não proibem os políticos de roubarem nosso dinheiro?! Porque permitem assaltos, roubos etc?! Como podem alterar um cartaz de filmes desse jeito?! Desrespeito ao modo de vida da pessoa retratada, do criador do cartaz, dos artistas. Será que vão tirar os charutos de Fidel e Che das fotos, cartazes e camisetas?! Porque não proibem comerciais de cervejas?! Porque vendem carros super potentes, incentivando os acidentes de transito! Porque permitem milhões de litros de esgostos nas águas dos rios?! Os políticos estão deixando as coisas grandes de lado e mexendo com pecuinhas. Existem coisas mais sérias a se resolver do que tirar um cigarro de ‘alguem. Baixem a carga tibutária, os impostos, deem dignadade de moradia, de assistencia social e de sáude. Ah!!! Isso não interressa né!

    Responder
  51. Diogo Diniz Garcia Gomes

    Essa coisa de proibir já está enchendo o saco, toda hora aparece alguma coisa proibida! Porque não proibem os políticos de roubarem nosso dinheiro?! Porque permitem assaltos, roubos etc?! Como podem alterar um cartaz de filmes desse jeito?! Desrespeito ao modo de vida da pessoa retratada, do criador do cartaz, dos artistas. Será que vão tirar os charutos de Fidel e Che das fotos, cartazes e camisetas?! Porque não proibem comerciais de cervejas?! Porque vendem carros super potentes, incentivando os acidentes de transito! Porque permitem milhões de litros de esgostos nas águas dos rios?! Os políticos estão deixando as coisas grandes de lado e mexendo com pecuinhas. Existem coisas mais sérias a se resolver do que tirar um cigarro de ‘alguem. Baixem a carga tibutária, os impostos, deem dignidade de moradia, de assistencia social e de sáude. Ah!!! Isso não interressa né!

    Responder
  52. BM

    Muitos parabéns ao governador!! Deixei de frequentar vários lugares de que eu gostava devido ao fedor insuportável dos cigarros de alguns frequentadores egoístas, que se sentem no direito de poluir o ar dos demais… Assim como a MAIORIA da população, não tenho vício nenhum e não incomodo ninguém. Sinto-me no direito de não ser incomodada também. Esta lei aumentará bastante minha qualidade de vida, assim como a de muita gente que odeia o cheiro fétido de cigarro em lugares fechados.

    Responder
  53. Wanderson

    E o peido de vaca que destroi a camada de ozônio…Disso ninguém fala…KKKKKKKKKKK
    Vivemos num país de idiotas, o governo deveria se preocupar com coisas mais importantes do que ficar perseguindo as pessoas que fumam, pagam seus impostos como qualquer outra, quem não fume e está incomodado , que se retire…

    Responder
  54. Fred

    Drogas, tabaco, alcool. O que é pior.? No entanto nunca ouvimos uma piada de drogado ou fumante, mas de bebado são incontáveis. O fumante é um saco e às vezes agressivo e acha que temos que cheirar o escremento que ele devolve para atmosfera. Vou bolar um capacete hermético para fumante. Ele(a) acende o cigarro e fica com o capacete fechado com a fumaceira até que respire tudo.

    Responder
  55. yuri comba pinho

    Sr. Orlando T. Villarinho, o que EEEEEEEEncomoda mesmo são os erros no vernáculo pai. EEEEncomoda corruptos com mandato de senador, EEEncomoda os descasos com a saúde, com a educação. E, neste último caso, tivessem os anteriores se procupado um pouquinho com a Educação Formal, de certo que o Sr. hoje ão estaria EEEEncomodado.

    Responder
  56. Reinaldo

    Blá, blá, blá, blá…, blá, blá, blá, blá…, blá, blá, blá, blá… MAS REALMENTE… REALMENTE, eu queria saber:
    -Porque as autoridades não proíbem os fabricantes de cigarro, de adulterar o tabaco com substâncias viciantes e os obriguem a fabricar um cigarro “puro”, aí, talvez, talvez, a vontade descontrolada de acender um cigarro, seja controlada, para que o fumante e dependente químico, possa fumar a noite na sua casa, sem incomodar os outros.

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This