Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Heróis dos quadrinhos no cinema

24 de abril de 2019

Super-Homem
O ator Christopher Reeve se consagrou interpretando o Super-homem nos cinemas. A primeira adaptação da história em quadrinhos criada por Jerry Siegel estreou em 1978. Depois dela, foram filmadas mais três sequências. Em 2003, chegou à televisão norte-americana o seriado “Smallville”, que mostra a adolescência do super-herói. Em 2006, foi lançado “Super-Homem – O Retorno”. O filme é uma continuação dos três primeiros. Brandon Routh é o novo Homem de Aço.

Homem-Aranha
Só nos três primeiros dias de exibição nos Estados Unidos, a versão cinematográfica da história em quadrinhos arrecadou 115 milhões de dólares. Mas antes, para que o longa fosse realizado, foram necessários 20 anos em disputas legais para conseguir os direitos de filmagem. Ao todo são três filmes. O primeiro lançado em 2002, o segundo em 2004 e o terceiro em 2007.

Batman
Michael Keaton, Val Kilmer, George Clooney e Christian Bale se revezaram na pele do Homem Morcego nos sete filmes com aventuras do herói lançados na telona. A primeira montagem é de 1966, e a mais recente, de 2008 (“O Cavaleiro das Trevas”).

O Demolidor
As aventuras do super-herói cego, que nos quadrinhos é companheiro do Homem-Aranha, chegaram à telona em 2003. O ator Ben Affleck se encarregou de dar vida ao mocinho.

X-Men
O primeiro filme dos mutantes, lançado em 2000, fez tanto sucesso que ganhou mais três sequências, em 2003, 2006 e em 2009. A quarta produção da série, ao contrário das outras, é centrada em apenas um personagem, Wolverine, vivido por Hugh Jackman. A quinta (“X-Men: Primeira Classe”, de 2011) volta no tempo para contar a origem das escolas de mutantes.

Apesar do sucesso, alguns personagens importantes da HQ, como Gambit, não chegaram ao cinema. Já a personagem Vampira, que esteve nos três primeiros filmes, não passou pela importante transformação que sofre na HQ: ela acidentalmente mata Miss Marvel e adquire força sobre-humana e o poder de voar.

Dick Tracy
Foi o próprio Warren Beatty, ator que estrela o longa, quem dirigiu a adaptação para os cinemas das histórias deste detetive. Madonna faz parte do elenco no papel da sedutora Breathless Mahoney. Além dessa versão, lançada em 1990, já foram realizados outros dois filmes com o herói.

Sin City
A cidade de prostitutas, policiais corruptos e assassinos em série, idealizada por Frank Miller em 1991, foi para as telonas em 2005, sob a direção de Robert Rodriguez. Frank Miller e Quentin Tarantino aparecem como co-diretores. Robert Rodriguez compôs a trilha de “Kill Bill” para Tarantino pelo valor simbólico de um dólar. Em “Sin City”, Tarantino retribuiu o favor, e cobrou o mesmo valor. O filme seguiu fielmente o formato da HQ. Foi feito em preto e branco, com efeitos coloridos em determinados momentos. A busca pela fidelidade foi tanta, que Rodriguez usou os próprios quadrinhos como roteiro. Frank Miller faz uma ponta no filme, no papel de um padre corrupto.

Mulher gato
A vilã dos quadrinhos do Batman ganhou seu próprio filme em 2004. A adaptação para o cinema tem algumas diferenças em relação aos quadrinhos. No longa, a Mulher Gato se chama Patience Phillips, enquanto que nos quadrinhos seu nome é Selina Kyle. Além disso, a tradicional loira fatal da HQ foi substituída por uma negra, igualmente fatal: a atriz Halle Berry.

Motoqueiro Fantasma
Johnny Blaze é um jovem motociclista que vende sua alma para salvar a vida do pai. Para receber sua alma de volta, ele terá que se transformar todas as noites no justiceiro Motoqueiro Fantasma. A história foi criada para os gibis em 1972, pelo desenhista Mike Ploog e os escritores Roy Thomas e Gary Friedrich. O Motoqueiro ganhou sua versão para o cinema em 2007, com Nicolas Cage no papel principal. Cage é fã do personagem e tem até uma tatuagem do motoqueiro fantasma.

A Liga Extraordinária
A Liga foi uma criação de Alan Moore, baseada nas histórias de aventuras do século XIX. Moore reuniu diversos personagens da literatura clássica daquela época em uma única história, e a esse grupo deu o nome de “Liga Extraordinária”. A HQ recebeu sua versão para o cinema em 2003, com Sean Connery no papel do personagem principal, o explorador Allan Quatermain. Apesar de se passar em Londres, o filme foi inicialmente rodado na República Tcheca. Porém, devido a uma enchente que destruiu todos os sets de filmagem, as locações tiveram que ser transferidas para a ilha de Malta.

Hulk
A história do monstrengo verde foi adaptada para o cinema pela primeira vez em 1988, com “O Regresso do Incrível Hulk”, um filme feito para a televisão que dava continuidade ao extinto seriado. Foram feitos mais três filmes para a TV: “O Julgamento do Incrível Hulk”, “A Morte do Incrível Hulk” e “O Renascimento do Incrível Hulk”. A versão para o cinema veio só em 2003, com o título de “Hulk”, estrelada por Eric Bana. O personagem principal, quando transformado em monstro, foi totalmente feito por computação gráfica. O ator Lou Ferrigno, que interpretou-o no seriado e nos primeiros filmes, faz uma ponta no longa. Em 2008, a história foi refilmada com o título de “O Incrível Hulk”. Dessa vez, o papel principal ficou para Edward Norton.

Quarteto Fantástico
Em 1994, a Fox, que tinha os direitos de adaptação do Quarteto Fantástico, iniciou algumas filmagens, pois, de acordo com o contrato, se até aquela data nada tivesse sido feito, eles perderiam os direitos. Essas imagens nunca foram lançadas. 

A história criada por Stan Lee em 1961 finalmente chegou às telas de cinema em 2005. Em 2007, acabou inclusive ganhando uma sequência: “Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado”.

Livro traz curiosidades sobre super-heróis

Constantine
Em 2005, as histórias do detetive exorcista foram adaptadas para o cinema, mas seu nome original, “Hellblazer”, foi mudado para Constantine devido à semelhança do nome original com o de outro filme, “Hellraiser”, de 1987. Nos gibis, John Constantine, que é interpretado por Keanu Reeves no filme, já enganou a morte três vezes, e o diabo ainda o está esperando. Apesar de a história original se passar em Liverpool, na Inglaterra, o filme é ambientado em Los Angeles, nos Estados Unidos. Tudo porque o diretor, Francis Lawrence, acreditava que Keanu não “daria conta” de interpretar um britânico.

Asterix e Obelix
Os personagens foram criados em 1959 por Albert Uderzo e René Goscinny. Os dois principais são soldados gauleses (da Gália, atualmente conhecida como França) que conseguiram resistir à dominação romana graças a uma poção mágica, que proporciona aos homens da vila uma força sobre-humana. Obelix não precisa mais tomar a poção, pois quando era bebê caiu dentro do caldeirão e adquiriu a super-força para sempre. A primeira adaptação para o cinema foi em 1999, em “Asterix e Obelix contra César”, com Gérard Depardieu como Obelix e Christian Clavier como Asterix. Em 2002, foi lançado “Asterix e Obelix: Missão Cleópatra”. Cleópatra foi interpretada pela atriz italiana Mônica Bellucci. Em 2006, um longa de animação da dupla gaulesa, “Asterix e os Vikings”, pintou nos cinemas. 

Os 300 de Esparta
A HQ “Os 300 de Esparta” é uma livre adaptação de Frank Miller para a batalha que aconteceu em 480 a.C. entre Espartanos e Persas. Na época, o rei persa Xerxes pretendia dominar a Grécia e toda a região, mas seu exército de 300 mil homens foi subjugado pelo pequeno grupo de bravos 300 espartanos, que conseguiu expulsar Xerxes e seus soldados. Em 2007, foi lançada uma adaptação para o cinema. O ator brasileiro Rodrigo Santoro faz o papel do rei Xerxes.

Homem de Ferro
As aventuras do rico empresário Tony Stark, quando assume sua identidade secreta — o Homem de Ferro —, foram parar nos cinemas em 2008. Robert Downey Jr. interpreta o super-herói. O filme é dirigido por Jon Favreau e ganhou uma sequência em 2010.

Watchmen
A série de quadrinhos de Alan Moore foi parar no cinema em 2009. Dirigido por Zack Snyder, o filme conta a saga de um grupo decadente de heróis que se separa após o auge do combate ao crime. A história tem como pano de fundo uma terceira eleição de Richard Nixon à presidência — que não aconteceu na vida real, já que Nixon saiu do cargo após o escândalo de Watergate.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Quadrinhos que viraram filmes

Quadrinhos que viraram filmes

Batman O homem-morcego já apareceu em sete filmes e foi interpretado por cinco atores. O primeiro foi Adam West, no filme "Batman" (1966). Michael Keaton vestiu a capa preta duas vezes, em "Batman" (1989) e "Batman - O Retorno"(1992), ambos dirigidos por Tim...

Wolverine

Wolverine

1. O personagem Wolverine surgiu pela primeira vez em outubro de 1974, na edição 180 da HQ "O Incrível Hulk", criado pelo escritor Len Wein e o o desenhista John Romita Sr. Outros artistas, como Chris Claremont, John Byrne e Frank Miller...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This