Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os 25 anos de Chucky, o Boneco Assassino

1 de novembro de 2013

Chucky, o Boneco Assassino, está completando esta semana 25 anos de existência.  Ele teve sua primeira aparição nas telonas em 1988 e, desde então, a série da qual é protagonista já contabilizou seis filmes (Chucky – O Boneco Assassino I (1988), Chucky – O Boneco Assassino II (1990) , Chucky – O Boneco Assassino III (1991), A Noiva de Chucky (1998), O Filho de Chucky (2004) e A Maldição de Chucky (2013, apenas em DVD). Somadas, as cinco versões cinematográficas arrecadaram nas bilheterias um total de  127 milhões de dólares. Em homenagem a esse clássico dos cinemas, o Blog do Curioso preparou uma lista com 25 curiosidades:
1. O primeiro esboço da série foi escrito por Don Mancini em 1985, quando o autor ainda estava no penúltimo ano de faculdade. Em entrevistas, ele afirmou que a sua intenção com a obra era fazer uma crítica ao mundo da propaganda na década de 80 e alertar os pais sobre os efeitos negativos da publicidade sobre as crianças. E isso não aconteceu por acaso: o pai de Mancini trabalhou como publicitário durante muitos anos.

 

Don Mancini e Chucky: criador e criatura lado a lado

2. As duas principais inspirações para Mancini foram o filme Gremlins (1985),  produzido por Steven Spielberg e que tinha como protagonistas bonecos animados, e os comerciais de Cabbage Patch Kids, bonecos que fizeram grande sucesso nos EUA durante a década de 80.

Cabbage Patch Kidas: a família de bonecos que inspirou a criação

3. O título original da série era “Batteries Are Not Included (em português: Pilhas não estão incluídas), mas tal nome já estava sendo utilizado pelo diretor Steven Spielberg em um de seus filmes. Depois disso, Mancini passou a chamar o boneco de “Buddie”, o que daria à franquia o nome de “Bloody Buddy” (amigo de sangue).
4. Nas filmagens, o roteiro escrito por Mancini sofreu algumas modificações. Na história original, o boneco não estaria possuído pelo espírito de um serial killer. Na verdade, ele seria a manifestação da raiva inconsciente do garoto Andy e agiria apenas quando o menino estivesse dormindo. Os produtores, porém, preferiram deixar de lado o apelo psicológico e dar mais atenção à divisão entre os conceitos de bem e mal.
5. Outra modificação do roteiro: Mancini queria deixar o espectador a dúvida de quem seria o verdadeiro assassino, o garoto ou o boneco. No entanto, os produtores acharam a ideia muito chocante, e preferiram deixar clara a maldade do boneco já no início do filme.

Chucky e Andy: na versão original, a dúvida sobre qual dos dois seria o assassino só seria revelada no fim

6. Ao longo da saga, Chucky foi ganhando cada vez mais aspectos humanos. Até barba e bigode nasceriam no rosto do boneco. Mais tarde, porém, a ideia foi descartada.

Ao longo da série, os traços de Chucky foram ficando mais reais

7. No primeiro filme, o assassinato de Maggie, amiga da mãe de Andy, que toma conta do garoto por uma noite, deveria ter acontecido dentro de uma banheira. A ideia, porém, só foi utilizada no filme A Noiva de Chucky.
8. O nome do serial killer cujo espírito dava vida a Chucky era Charles Lee Ray. Segundo Mancini, a ideia partiu de um dos produtores, David Kirschner. Na infância, ele tinha muito medo de três famosos assassinos americanos: Charles Manson, Lee Harvey Oswald e James Earl Ray.
9. Ao longo da série, Chucky matou 33 pessoas. Nenhuma era criança. No terceiro filme, o boneco só matou homens, sendo o único da franquia em que ele não mata mulheres. Já o quarto, A Noiva de Chucky, conta com o maior número de vítimas: doze. Enquanto isso, a edição com menos mortes é a primeira, com seis.
10. O suéter utilizado pelo boneco é feito manualmente. Cada um leva uma semana para ficar pronto.
11. O boneco funciona com a tecnologia de “animatronics”. Em grande parte das cenas, ele é controlado por sensores e por até cinco pessoas que ficam manuseando-o como se fosse uma marionete.

Mecanismo utilizado para controlar movimentos do boneco

12. Apesar de o boneco ser verdadeiro, e não um produto da computação gráfica, em algumas cenas ele é substituído por atores de verdade. Além disso, ele também já foi feito pela irmã mais nova do ator Alex Vincent na cena em que Chucky corre atrás de Maggie no primeiro filme.
13. Por filme, nove versões do boneco eram utilizadas, cada uma em uma situação diferente. Os movimentos dos olhos e de parte do rosto eram acionados por controle remoto.
14. A voz de Chucky pertence ao ator Brad Dourif, que já atuou na série O Senhor dos Anéis, no papel de  Grima Wormtongue.
15. A aparência de Chucky – cabelo ruivo, sardas e olhos azuis – estava no roteiro original de Don Mancini. O desenho, no entanto, foi feito por David Kirschner, enquanto a parte mecânica acabou desenvolvida por Kevin Yagher.
16. John Waters, ator e roteirista das versões de Hairspray em 1988 e 2007, tinha um grande sonho: ser assassinado por Chucky. É por isso que, no quarto filme da série, O Filho de Chucky, Don Mancini convidou-o para interpretar o papel de Pete Peters, morto com ácido sulfúrico pelo boneco.

 

O ator John Waters

17. Em A Noiva de Chucky, durante a cena na sala de evidências, são filmados diversos objetos pertencentes a outras sagas de filmes de terror. São eles: a máscara de Michael Myers em Halloween, a máscara de Jason em Sexta-Feira 13 e a garra do temível Freddy Krueger em A Hora do Pesadelo.

No quarto filme, Chucky ganhou uma companheira

18. O Filho de Chucky conta com algumas referências a outros filmes de terror:  Chucky quebra a porta com um machado (O Iluminado); Tiffany é atacada na banheira (Psicose); e o assassino começa o filme subindo as escadas (Uma Noite de Halloween).

No quinto filme, o boneco assassino vê a família aumentar

19. Em A Noiva de Chucky, um dos personagens chama-se Damien, numa clara homenagem ao clássico do terror A Profecia
20. Alex Vincent, que interpretou o garoto Andy, primeiro dono de Chucky e perseguido pelo boneco nos três primeiros filmes, contou em entrevista recente que travou durante os testes para o papel de seu personagem. Isso porque em seu texto havia a seguinte fala: “Ela era uma puta e teve o que mereceu”. Com apenas 6 anos de idade, o ator não queria dizer o palavrão na frente de sua mãe, que estava presente no estúdio.

O ator Alex Vincent antes e depois

21. Em agosto de 2013, o cartão de crédito Visa lançou uma propaganda cujo protagonista era o boneco Chucky.

22. Em O Filho de Chucky, os bonecos contaram com o trabalho de 53 pessoas para serem construídos, de sete para caregá-los pelos sets de filmagem e de quinze para manipulá-los durante as gravações.
23. O cantor Simon Stokes e o compositor Joe Renzetti gravaram uma música-tema para o encerramento do primeiro filme, mas os produtores descartaram-na, afirmado que ela retiraria o aspecto sombrio do boneco.

24. O primeiro filme foi orçado em 9 milhões de dólares e faturou cerca de 33 milhões de dólares. Foi o único  da série produzido pela MGM. As sequências tiveram os direitos adquiridos pela Universal.
25.  Um dos slogans utilizados pelos cinemas no lançamento do primeiro filme era: “Quando as pessoas têm pesadelo, elas sonham com o Freddy Krueger. Quando Freddy tem pesadelos, ele sonha com Chucky”.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

Eden Theatre: o cinema mais antigo do mundo

O cinema mais antigo do mundo celebrou na semana passada o 125º aniversário da primeira exibição de um filme. O Eden Theatre, em La Ciotat, na Riviera Francesa, exibiu oito curtas-metragens realizados em 1895 pelos irmãos Louis e Auguste Lumière, os inventores do...

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Curiosidades sobre os Três Mosqueteiros

Aramis, Porthus e Athos. D’Artagnan era um jovem fidalgo, aspirante a mosqueteiro. Para escrever seu livro, Alexandre Dumas se baseou em Memórias do senhor D’Artagnan, escrito por um tenente da I Companhia dos Mosqueteiros do Rei. Sim, existiu uma companhia de...

42 Comentários

42 Comentários

  1. emanuelle

    eu acho que é besteira ficar passando medo em criançinhas porque tem pessoas que usam isso como um pretexto eu acho muitissimo errado

    Responder
  2. yuri

    emanuelle vc esta errada,eu sou completamente diferente,eu sempre quis participar de um dos filmes de chucky,e elogio porque vir todos os filmes e continuo a ver,sou suuuuuuuuuper fãn,e tenho apenas 12 anos,nossa ,acabei de ver o ultimo filme ”a maldiçao de chucky ”muuuuito Show

    Responder
  3. LUCT

    SOU LUCY?GOSTO MUITO TE TODOS OS FILMES DE CHACHY EU MINHA FILHA E MUITO ORIGINAL QUE CLASSICO…JOS THAU

    Responder
  4. DANIEL

    CHUC OBONECO EUM OHMI POSOIDO

    Responder
  5. Gabriel

    Todos os filmes da saga são de mais! Sempre gostei mto e finalmente consegui comprar meus bonecos do Chucky

    Responder
  6. gabriel fleck

    eu sou fãn de chucky e tenho 8 ano eu sempre sonhei em ser o chucky e poder cortar as cabeças de algumas pessoas assisti todos os filmes de chucky e acho alguns filmes dele ate ingrasados como o filme o filho do chucky e adoro terror as vesses penso em fazer o novo filme do chucky

    Responder
  7. Ricardo Ribeiro

    Chucky fez parte da minha infância e até hoje sou fã desse boneco. Pretendo tatuá-lo nas minhas costas.

    Responder
  8. tatielly

    bom eu quando era criança, vi o filme do chucky na fábrica depois daquele dia fiquei meses sonhando que ele perseguia minha irmã mais nova … hoje estou com 23 e já assiti todos .adoro a risada macabra dele e sei que é só um filme ..kkkkkk

    Responder
  9. Carolline

    Sou so um pouco fã

    Responder
  10. jhonatan marinho

    bem,com certeza esses filmes possuem uma história bem original.e foi isso o que agradou o público com certeza.um boneco é uma coisa que quase todo mundo já teve ou tem em casa,por isso o grande impacto.e apesar da época,chucky falava e se movimentava com tanta perfeição,que até hoje os filmes mais antigos são capazes de assustar gente grande pra valer!o novo filme da saga,” A MALDIÇÃO DE CHUCKY” tem tudo para ser tão bom quanto seus antecessores,e foi mesmo.bom trabalho de DON MACINI e nós fãs,ainda esperamos incansávelmente por mais!!!

    Responder
  11. bruna

    eu acho que o chucky assusta muito as crianças

    Responder
  12. thais

    amo demais o chucky meu sonho e fazer um filme com ele

    Responder
  13. alexsandra

    oi Gabriel,onde vc comprou esses lindos bonecos? sonho em ter também . o chucky e demais simplesmente lindo incrível e maravilhoso ,preciso de um no meu quarto. tenho 38 anos e sou louca por ele,queria ser a noiva do chucky…

    Responder
  14. ana vitória

    amo os filmes dele me ajuda a colocar meu irmãozinho na cama. mas eu tenho q durmi com ele T.T

    Responder
  15. amarante

    assisti todos os filmes e achei muito bom

    Responder
  16. manuella

    Eu assisti apenas a maldição do chuck

    Responder
  17. evertton

    ei eu acho que deveriam fazer um filme da origem de Chuck.

    Responder
  18. silvio

    O seu trocha… a origen ja ten mane!! A origen dele e contada no primeiro filme.. onde ele so era un boneco, e nao assassino, ai se torna assassino quando e encarnado nele o espirito do serial killer charles q foi morto pela policia, … entao essa e a origen… vc deve estar muito perdido na historia com relacao ao filme mane…. assista mais…….

    Responder
  19. ernestina

    eu gosto e tenho o boneco mas de noite fico com muito medo tanbem porque a minha casa e enorme e eu tenho varios boneco…

    Responder
  20. Maria

    Eu e minha filha adoramos os filmes do chucky e muito bom

    Responder
  21. camily

    eu adoro o chuck o meu sobrinho tinha medo do chuck mas nao esta mais so que ele tem medo das minhas bonecas mas eu sou fa numero um do chuck e ja vi todos os fimes tomara que lance mais e eu so tenho 8 anos

    Responder
  22. luciano

    amo filme de terror,tenho vários bonecos do gênero e apenas um do Chuck,meu sonho é ter um no tamaho original do filme.

    Responder
  23. Tayná Lee Ray

    Quando eu tinha 3 anos, ganhei meu primeiro dvd do Chucky desde daí começo a minha paixão por ele, minha mãe me diz que eusabia todas as falas de todos os personagens e as músicas temas aos 3 anos (tenho poucas lembranças hauehaue). Assisti todo os filmes, assisto e continuarei assistindo, não vejo nada prejudicial a um criança assistir Chucky. Hoje tenho 15 anos tenho coleção de todos personagens em miniatura, tenho o boneco do Chucky em duas versões (normal e costurada), tenho a Tiffy e o Glen ( nos tamanhos originais do filme) meu quarto é totalmente mobiliado dele, lençol de cama, cama, cômoda, guarda-roupa, tapete, tuuuudo (feito por encomenda, claro, gastei absurdos, quer dizer, minha mãe gastou). Sou completamente louca por ele, me chame de louca ou do que quiser, sou fã, idolatro mesmo ele, quero nem saber se me fanatismo é pecado, quero é que se foda, amo demais e só desejo mais filmes, pfvr Mancini

    Responder
  24. Kemilly Gabrielly

    É a primeira vez que eu vejo um filme dele e já virei fã,ou melhor, já era antes de conhecer ele.Meu pai vai me levar no shopping e eu quero ver se encontro a coleção completa dele.
    TE AMO DEMAIS CHUCKY!!!

    Responder
  25. gabriel

    certamente galera nao sou muito fãn dele,hoje tenho 12 anos não sei poque mais ainda tenho medo dele e to passando tambem a ter medo da anabelle não sei vcs mais so não assistia os filmes dele por medo, estou assisindo um hoje to achando assustador mais incrivel

    Responder
  26. brendha rodrigues

    o filme do chucky é real ou verdadeiro♥♥♥ deixem sua resposta em baixo e não se esquesa de curtir

    Responder
  27. MEYRELAINE SOARES SIQUEIRA

    O CHUCK E UM BONECO QUE GUASE NINGUEM QUER TER E EU AMOOOOOOOOOOOOOO!!!! MUITO O CHUCK OS FILMES DELE E SHOW ELE E SHOW EU GOSTO MUITO DELE NUNCA VIR UM FILME COM A NOIVA DELE.E TODOS TEM MEDO DELE EU GOSTO MAIS DOS:CHUCK,FAMILIA ADAM,MEDUZA, ETC…. SO QUE TODOS TEM MEDO E QUE GUASE NINGUEM QUER E QUE CUSTA OLHO DA CARA ! ELE E UM ASSASINO PERFEÇO MAL QUE MATA O SOUTRO SEM CUPA QUE ,MATA OS INOCENTES E QUE EM UNS DO FILMES DELE TOMA UM TIRO NA CARA QUE E MANDADO POR AEROPORTO ELE E UM BONECO FEIO MAL QUE AS CRIANÇINHAS PARARAM DE TER BONECAS POR CAUSA DO CHUCK O CHUCK E UM BONECO DO CAPETA.ISSO E O QUE EU PENSO DO CHUCK GOSTO!GOSTO ! NAO GOSTOU FODA – SE VALEU !

    Responder
  28. lili

    a noiva do chuck tiffani é muito linda.

    Responder
  29. leticia

    Gostaria de saber se vai ter mais algum filme do Chuck o boneco assassino.

    Responder
  30. luciano leal dos santos

    eu amo terror tenho 2587 filmes de terror e todos os filmes do chucky eu queria ser quaqler boneco diabolico para mim poder estripar e matar por diversao algumas crianças e adultos e tambem adorari ser o chucky tenho 30 filmes de brinquedos assassinos tirando os 2587 que eu tenho minha idade e de 12 anos eu tenho 3 bonecos do chucky eu ja furei 4 mninos na escola e gos to de matar e eu sou bom nisso eu tenho uma risada macabra eu adoro matar kkkkkkkkkkk matar presiso matar eu tenho a faca do chucky foi com ela que eu distripei um boneco da minha irma eu gosto de matar e sou bom nisso kkkkkkkkkkk

    Responder
  31. isabelly

    Nos 6 filmes do chucky o Brinquedo assassino Fez Suas Mortes no 6 filmes A Maldição de Chucky o Filho de Chucky A noiva de chucky etc… Mais Chucky Fez Uma Propaganda da Visa Parabens Pelos Seus 25 anos de Terror Parabens Brinquedo Assassino.

    Responder
  32. tiago

    Tem que fazer um filme ele matando político safado no Brasil..kkkkkkk

    Responder
  33. Isabelly

    kkkkkkkk Os Filmes Do Chucky Eu So Vi O Ofilho De Chucky A Noiva De Chucky So Isso Que Eu Vi

    Responder
  34. antonio

    Chock, em seu primeiro episódio eu tinha 8 anos, tenho medo dele até hoje quando estou sozinho em casa acendo todas as luzes.
    Adoro ver esse filme para mim é o melhor chock 1 e o 2′.
    Sou o boneco assassino hahahahaha!!!!!!

    Responder
  35. gabruieklde

    Meu Irmão Tem Medo Dele kkkkkkk Ai EU Falo Ai chucky ele corre kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Responder
  36. gabrieli

    A minha opinião que odeio o Chuck ele e um boneco amaudisuado pelo demônio e poroso eu odeio ele.

    Responder
  37. isabeli

    eu odeio o thuck

    Responder
  38. rayssa

    numcaserei fan dese capeta que faz filme

    Responder
  39. Juliana Veras

    Quando eu era pequena, eu assisti, talvez no SBT, o filme do Chuck, e eu tinha muito medo dele. Agora, apesar de ter 11 anos, prestes a fazer 12 anos, ainda tenho medo do Chuck!

    Responder
  40. artur

    eu nunca vi os filmes dele mais pelo
    o q eu sei a origem dele é na maldiçao de chuchy

    Responder
  41. Anônimo

    O boneco Chucky foi criado na base do filme do boneco de pano Robert que também se mexia mas não era assassino o Chuck foi o primeiro boneco assassino que já existe há outros bonecos assassinos nos filmes mais eu aprovo mais o Chuck ele é um homem muito malvado que morreu a muito tempo e ele habita no corpo do boneco com as palavras andlyc pet pede deem-me o poder eu emploro!!!!!

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This