Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Os doze trabalhos de Hércules

24 de abril de 2019

Hércules foi um dos heróis da mitologia grega. Por ser filho de Zeus, nasceu com muita força e poderes. Ainda no berço, estrangulou duas serpentes que sua tia Hera, uma mulher muito perversa, colocara ali para matá-lo. Mas Hera não sossegou tão fácil. Anos depois, usando seus feitiços, conseguiu enlouquecer Hércules. Fora de si, ele matou a própria mulher e os filhos. Passado o encanto, Hércules ficou desesperado. Decidiu procurar o rei Euristeu, que o obrigou a executar os doze trabalhos para ser perdoado.

Leia também: Qual é a ligação de Hércules com os Jogos Olímpicos?

Os doze trabalhos de Hércules

  1. Matar o leão de Neméia, uma fera que caiu da Lua e assolava as montanhas de Argólida. Hércules conseguiu matá-lo por asfixia e passou a usar sua pele como escudo.
  2. Matar a hidra de Lerna, um mostro de nove cabeças que vomitava veneno. Uma das cabeças era imortal. Hércules decapitou oito delas e levou-as ao rei Eristeu. A nona cabeça, ainda viva, foi enterrada com uma enorme pedra por cima.
  3. Apanhar a corça de Gerínia com os chifres de ouro e as patas de bronze. Por causa das patas de bronze, era extremamente veloz e não precisava parar nunca para descansar.
  4. Capturar o gigantesco javali que destruía a região de Erimanto. Levou-o vivo para Eristeu.
  5. Limpar as estrebarias de Augias, rei da Élida, que estavam transbordando de estrume. Hércules desviou o curso da água de um rio, provocando um enxurrada que deixou tudo limpinho.
  6. Liquidar com as ferozes aves do lago Estinfale. Elas só se alimentavam de carne humana. Hércules conseguiu afugentá-las com um antigo instrumento chamado címbalo, que emitia um som terrível.
  7. Capturar o touro selvagem que devastava as montanhas de Creta e levá-lo vivo a Micenas para o rei Eristeu.
  8. Acabar com as éguas de Diomedes, rei da Trácia, que só comiam carne humana. Diomedes as alimentava com os náufragos que as tempestades despejavam nas praias de seu reino. Hércules também levou-as para Micenas.
  9. Pegar o cinto de ouro da rainha Hipólita, no país das Amazonas. Hipólita ganhara o cinto de Marte e o usava como símbolo de sua realeza. Hércules deveria entregar o cinto a Eristeu porque Admeta, sua ambiciosa filha, o queria para si. As Amazonas formavam um curiosa raça de mulheres e homem nenhum entrava em seu reino.
  10. Capturar os bois selvagens de Gerião, um gigante de sete cabeças.
  11. Conseguir algumas maçãs douradas que vinham sendo mantidas sob a guarda das filhas do gigante Atlas e da ninfas Hespérides: Egle, Eritia, Aretusa e Héstia. O jardim das Hespérides era maravilhoso e vivia tentando os homens e os deuses. Um dragão de cem cabeças guardava o local.
  12. Descer ao sombrio reino de Hades e trazer de lá o famoso Cérbero, um medonho cão de três cabeças e cauda de dragão que guardava a entrada do Inferno.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This