Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

As mais belas livrarias do mundo

7 de fevereiro de 2012

Em plena era digital, muitas livrarias parecem não temer a onda da compra de exemplares pela internet.  O site Flavorwire divulgou uma lista com os mais belos recintos dedicados aos amantes da leitura. São 20 espaços de arquitetura e design sofisticados que certamente inspiram seus visitantes a se desgrudarem do tablet para folhear as boas e velhas páginas de papel.

Da lista, eu só conheço as duas representantes sul-americanas:  a majestosa argentina El Ateneo e a paulistana Livraria da Vila da Alameda Lorena. No ano 2000, o Teatro Grand Splendid, inaugurado em 1919, e que sete anos depois já vinha sendo usado como cinema, foi transformado em livraria e virou uma das mais procuradas atrações turísticas de Buenos Aires. O palco onde Carlos Gardel apresentou seus famosos tangos é hoje um charmoso café, que ainda preserva a pesada cortina vermelha. O jornal britânico The Guardian classificou, em 2008, a livraria argentina como a segunda mais bonita do mundo, ficando atrás somente da gótica Boekhandel Selexyz Dominicanen, na Holanda.

El Ateneo Grand Splendid: a livraria mais bonita do mundo ...

 

O que chamou a atenção de Emily Temple, redatora da reportagem, na brasileira Livraria da Vila foi o fato de ela parecer ter sido inteiramente feita de livros – inclusive a porta de entrada. A rede foi inaugurada em 1985  no bairro paulistano da Vila Madalena. A unidade da Alameda Lorena  comporta cerca de 22 mil títulos. Quase metade do estoque é dedicado às crianças, que contam com uma sala temática especial no piso inferior.

Porta de entrada da Livraria da Vila

 

Livraria da Vila: área reservada para crianças

A campeã na lista do The Guardian e uma das mais chamativas do artigo do Flavorwire é a holandesa Boekhandel Selexyz Dominicanen. O nome sofisticado faz jus ao ambiente: a livraria foi montada em 2007 dentro de uma exuberante igreja dominicana do século XII que há anos encontrava-se abandonada, servindo de depósito de bicicletas. O contraste da estrutura gótica da igreja com a decoração interior moderna dá um charme extra à ideia que, por si só, já atrai curiosos.

Livraria Boekhandel Selexyz Dominicanen

 

Livraria Boekhandel Selexyz Dominicanen

A atual sede da portuguesa Livraria Lello foi inaugurada em 1906. A fachada art nouveau do endereço esconde um interior riquíssimo em rebuscamento e detalhes. Não deve ser fácil se concentrar nos livros quando as estantes estão distribuídas em volta desta impressionante escadaria. Se ficar desconcertado, olhe para o teto: a construção abriga ainda um vitral trabalhado contendo a letra “L” e a inscrição “Decus in Labore” (em português, “dedicação ao trabalho”).

Fachada da Livraria Lello

 

Escadaria da Livraria Lello

 

Vitral da Livraria Lello

Ao mesmo tempo um restaurante e uma livraria, a Cook & Book tornou-se uma das principais atrações turísticas de Bruxelas, na Bélgica. Prezando pela excentricidade, a livraria tem livros pendurados no teto e o restaurante abriga mesas em formato de carros antigos. O espaço é dividido em salas temáticas (viagem, quadrinhos, estilo de vida, arte, música, ficção, culinária e literatura inglesa), e em cada uma delas há experiências tanto literárias como gustativas.

Livraria Cook & Book

 

Livraria Cook & Book

Na Cafebreria El Péndulo, no México, as plantas invadem as prateleiras. O ambiente não abriga apenas livros – inspira novos talentos da música e da arte mexicana, que apresentam suas obras em torno de uma concorrida lanchonete. No cardápio, não poderiam faltar os pratos vegetarianos, especialidade da casa.

Cafebreria El Péndulo

 

Cafebreria El Péndulo

As crianças chinesas podem se gabar de ter só para elas uma das mais bonitas livrarias do mundo. Mais de 3 mil exemplares ilustrados preenchem as salas da Poplar Kids Republic, projetadas para que os pequenos e seus pais passem tardes confortáveis na companhia dos livros. O espaço, de design clean e moderno, também oferece outras atividades infantis, como cursos de arte e recreação.

 

Livraria Poplar Kids Republic

 

Livraria Poplar Kids Republic

Confira aqui a reportagem completa do site Flavorwire.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

A história dos nomes das marcas

A história dos nomes das marcas

Não são apenas as logomarcas que imprimem história a marcas famosas. Seus nomes também são cheios de fatos e significados. O nome Pepsi é derivado do termo pepsina, enzima digestiva presente em sua composição. A bebida foi criada no fim do século XIX pelo farmacêutico...

Quadrinhos que viraram filmes

Quadrinhos que viraram filmes

Batman O homem-morcego já apareceu em sete filmes e foi interpretado por cinco atores. O primeiro foi Adam West, no filme "Batman" (1966). Michael Keaton vestiu a capa preta duas vezes, em "Batman" (1989) e "Batman - O Retorno"(1992), ambos dirigidos por Tim...

4 Comentários

4 Comentários

  1. István Wessel

    Marcelo, que coisas lindas estas livrarias. A Ateneo é visita obrigatoria em Bs. As.
    Abraços!

    Responder
  2. Luiz Calesco

    Nossa como são belas algumas fotos, nota-se que em tempos atuais é necessario as livrarias sejam elas temáticas ou não se tornarem algo “diferente” do que apenas uma sala cheia de livros empilhados.
    E totalmente excencial um algo a mais para fazer com que as pessoas parem e apreciem a boa leitura em um ambiente totalmente encantado.
    Muito boa matéria
    Abrços

    Responder
  3. Fernanda

    Ótima dica 🙂 O poder do ambiente cria experiências inesquecíveis. Posso imaginar a sensação. Irresistível.

    Responder
  4. HILDEBRANDO VARELA -LSBSB

    Estas podem denominadas templos do saber ou manancial do conhecimento um verdadeiro oceano a ser ser explorado por leitores e pesquisadores de todas as idades, desde o turismo cultural, a atividade ludica infanto-juvenil ou de terceira idade, até ao sistema de busca sobre teorias e temas da pesquisa científica em todas as suas modalidades e formas sobre tudo que tem na internet
    Livrarias para os amantes do “Ócio Criativo ” o Ato Ler e Escrever sentindo o
    cheiro e o afago nas digitais, a sensibilidade das imagens das capas e figuras
    nos desenhos que nos fascinam e nos hipinotizam. Eis a grande Magia do mundo dos
    livros impressos, Hildebrando Varela -Brasilia -março de 2017

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This