Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre 5 dramaturgos de novelas

24 de abril de 2019

1. Walcyr Carrasco
O escritor e dramaturgo nasceu em 1o de dezembro de 1951 em Bernardino de Campos (SP). Ganhou sua primeira máquina de escrever com 13 anos. Estudou jornalismo na Universidade de São Paulo (USP) e já trabalhou em grandes veículos como Veja, Contigo! e O Estado de S. Paulo. Ele gosta de escrever de madrugada. Detesta ficar muito tempo em uma casa só. Por isso, vive se mudando. Começou sua carreira de dramaturgo com Cortina de Ferro, veiculada pelo SBT em 1989. Para escrever Xica da Silva (1996) na TV Manchete, adotou o pseudônimo Adamo Angel, já que na época trabalhava como consultor de dramaturgia do SBT e não poderia escrever uma novela. Silvio Santos só ficou sabendo do truque nos últimos capítulos.

2. Gilberto Braga
O dramaturgo nasceu no Rio de Janeiro (RJ) em 1o de novembro de 1945. Após a morte de seu pai em 1962, sua mãe começou a apresentar um quadro de psicose maníaco-depressiva. Acabou se suicidando 10 anos depois. Quando jovem, Gilberto ingressou na Escola Naval. Foi professor de francês e crítico de teatro no jornal O Globo. Quando estava escrevendo a minissérie Labirinto (1998), declarou em uma entrevista que precisava tomar um comprimido para ficar acordado durante a noite (quando trabalhava) e um para dormir, pela manhã. Em 2015 escreveu Babilônia, sua 20ª novela. Já fez 4 minisséries – Anos Dourados em 1986, O primo Basílio, em 1988, Anos Rebeldes em 1992 e Labirinto em 1998.

3. Janete Clair
Jenete (isso mesmo, com “e”) Stocco Emmer Dias Gomes nasceu em Conquista (MG), no dia 25 de abril de 1925. O escrivão não entendeu o sotaque do pai dela e registrou errado. Ela adotou o “Clair” inspirada pela canção “Clair de Lune”, de Debussy. Começou sua carreira como rádio-atriz na Tupi Difusora de São Paulo em 1943. Seu talento como novelista foi revelado pela primeira vez com Perdão, Meu Filho, de 1956, rádio-novela veiculada pela Nacional do Rio de Janeiro. Ao todo, ela escreveu 21 tramas, entre elas Irmãos Coragem e Selva de Pedra. Por seus inúmeros sucessos de audiência no horário nobre, ganhou o título de “Maga das Oito”. A relação da escritora com a Rede Globo teve início em 1967, quando a empresa a contratou para substituir a cubana Glória Magadan na novela Anastácia, a Mulher sem Destino, que estava no ar. Foi exigida não apenas uma reformulação do enredo, como também a redução de custos. Foi por isso que Janete adicionou à trama um terremoto que eliminou metade do elenco e dos cenários.

4. Silvio de Abreu
O autor já foi office-boy de uma agência de publicidade, vendedor de discos e empacotador de supermercado. Seu primeiro trabalho como autor de novelas foi a adaptação do romance Éramos Seis, de Maria José Dupré, para a extinta TV Tupi. Ele fez o texto em parceria com o crítico de cinema Rubens Ewald Filho. O escritor é formado em cenografia pela Escola de Arte Dramática, da Universidade de São Paulo (USP). Quando era adolescente, sonhava em ser ator.  Silvio nunca tinha visto nenhum capítulo da novela Plumas & Paetês quando foi chamado pela rede Globo para substituir Cassiano Gabus Mendes, que havia sofrido um enfarte. Ele leu os 130 capítulos em dois dias. 

5. Glória Perez
A dramaturga consagrou-se como autora de novelas em 1990, quando escreveu Barriga de Aluguel para a Rede Globo. Desde então, ela nunca mais fez roteiros para outras emissoras. Glória Perez nasceu na capital do Acre, Rio Branco, em 25 de setembro de 1948. Foi uma das grandes pupilas de Janete Clair, que a chamou para colaborar na novela Eu Prometo (1983) depois de ler um de seus roteiros. De Corpo e Alma (1992), primeira novela de Glória Perez para o horário nobre da Rede Globo, ficou marcada por uma lamentável tragédia. Sua filha Daniella Perez, que atuava na trama, foi assassinada pelo namorado Guilherme de Pádua, colega de elenco. Em 2002, Glória Perez perdeu também seu caçula, Rafael, que tinha síndrome de Down e sofreu uma infecção generalizada fatal. Outro filho da autora, Rodrigo, descobriu um câncer em 2009. Depois de um tratamento à base de quimioterapia, o rapaz se curou.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This