Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

10 novelas brasileiras no mundo

24 de abril de 2019

1. Por ano, pelo menos 60 países exibem uma novela brasileira, somando cerca de 60 milhões de espectadores estrangeiros. As tramas exportadas são compactadas e os assuntos de compreensão local retirados, desde que não atrapalhem o andamento da história. O Bem-Amado foi a primeira novela brasileira a ser exibida no exterior. Estreou no México em 1976. Os moradores da estranha cidade de Sucupira fizeram sucesso em 16 países latino-americanos.

2. A novela Gabriela entrou no ar em Portugal em 1975 e fez tanto sucesso que os atores portugueses fizeram até manifestações, temendo uma redução no mercado de trabalho.

3. A trama Senhora do Destino estreou na Argentina com 25,5 pontos de audiência, e foi o programa mais assistido naquele país em 2005.

4. Ainda em 2005 na Argentina, a novela Da Cor do Pecado era sintonizada por 40% dos televisores. Nesse ano, 45 novelas brasileiras foram exibidas no mundo, valor recorde desde que elas começaram a ser exportadas. Da Cor do Pecado também é recordista: já foi exibida em 100 países diferentes.

5. Laços de Família foi exibida em 66 países. O drama da personagem Camila (Carolina Dieckmann), que tinha leucemia, gerou uma campanha pela doação de órgãos em toda a América Latina e nos Estados Unidos.

6. Várias celebridades brasileiras deram o ar da graça no Bar da Dona Jura, interpretada por Solange Couto, na novela O Clone. Quando ela foi vendida para o exterior, no entanto, só continuaram na trama as visitas de Pelé e Ronaldinho Gaúcho. Quando estreou no canal Telemundo, destinado aos latinos que moram nos Estados Unidos, em 2002, a novela aumentou a audiência em 60%. As fábricas de bijuterias reproduziam à exaustão as joias usadas por Jade (Giovanna Antonelli). Já em Portugal, cabeleireiros passaram a ministrar cursos para as interessadas em fazer as maquiagens usadas na novela. Além disso, a procura portuguesa por viagens ao Marrocos e por cursos de dança do ventre aumentou consideravelmente.

7.Escrava Isaura” fez tanto sucesso na China, quando foi exibida em 1985, que a atriz Lucélia Santos, que interpretava a protagonista da trama, ganhou o prêmio “Águia de Ouro”, o maior da televisão do país. Ela foi a primeira atriz estrangeira a receber a honraria. Cerca de 450 milhões de chineses acompanharam a novela. Em Cuba, Fidel Castro cancelou o racionamento de energia em 1984 para que a população pudesse assistir a “Escrava Isaura“. No mesmo país, os horários dos jogos de futebol tiveram que ser alterados, já que a população preferia ficar em casa vendo a novela do que ir aos estádios.

8. Quando Páginas da Vida foi exibida no Equador, a história da menina Clara (Joana Morcazel), que tinha síndrome de down, fez com que a TV Ecuavisa criasse uma campanha para defender os direitos dos portadores da síndrome.

9. Em Angola, o maior mercado a céu aberto se chama Roque Santeiro,  por causa da novela homônima.

10. A novela Terra Nostra, que estreou no Brasil em 1999, já foi exibida em 95 países. 

Livro reúne dados sobre todas as telenovelas exibidas desde 1963.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This