Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Márcia Cardeal: a primeira rainha dos baixinhos

8 de dezembro de 2008

O “Você é Curioso?” de sábado foi muito emocionante. Eu e Silvania Alves recebemos no estúdio Márcia Cardeal, considerada a primeira rainha dos baixinhos. “Tia Márcia” foi apresentadora da “Sessão Zás-Trás“, ao lado de Tio Molina, na TV Paulista (depois Globo), entre 1965 e 1972.

 

Márcia começou na TV com apenas 8 anos. Seu pai era contra-regra da emissora. Fez uma série de teleteatros e novelas. Atuou ao lado dos também meninos Osmar Prado e Dênis Carvalho. Teve até um quadro no humorístico “A Praça da Alegria” e participou de um episódio do “Vigilante Rodoviário“.

Ela dublou a personagem Katy na série “Papai Sabe Tudo”. Deixou a TV aos 24 anos, grávida de seu primeiro filho, para seguir a carreira de professora.

 

Durante o programa, Márcia cantou os temas do desenho “Manda-Chuva” e do seriado “Vigilante Rodoviário”.  Chorou ao ouvir a música de “National Kid”.

 

O nosso amigo Antonio Mier levou a medalhinha que ele havia ganhado na “Sessão Zás-Trás” pelo seu ótimo desempenho escolar.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

Rosamaria Murtinho estrelou um dos primeiros grandes sucessos das novelas diárias com A moça que veio de longe (1964). Ela fez par romântico com o galã Hélio Souto. Em Pigmalião 70 (1970), Tônia Carrero, no papel da milionária Cristina, lançou a moda do cabelo...

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

Escolher o nome de uma série não é das tarefas mais simples. Muito do sucesso das superproduções da TV ou do streaming depende da curiosidade que seu nome pode despertar. Há até agências de publicidade e branding envolvidas nessa escolha. É divertido também saber que...

10 curiosidades sobre Betty Boop

10 curiosidades sobre Betty Boop

O desenhista Grim Natwick (1890-1990) criou Betty Boop em 1930 para os Estúdios Fleischer, de Nova York, o mesmo que produzia os desenhos de Popeye e Superman. A personagem nasceu para ser a namorada de um cachorro chamado Bimpo, que estrelava o desenho animado "Dizzy...

29 Comentários

29 Comentários

  1. Sandra Nascimento

    Marcelo e Silvania
    Estou ouvindo podcast do programa do dia 06/12, muito bom !
    Parabéns
    Bjs e até sábado de novo !

    Responder
  2. José Roberto Zamora

    Meus queridos amigos, fiquei muito emocionado em ouvir novamente a voz da Tia Marcia, vcs estão de parabens.
    Por favor onde posso encontrar imagens dos programas.
    Abraço a todos
    Resposta de MARCELO DUARTE:
    Obrigado, José Roberto! Clique na palavra “Sessão Zás-Trás” aí no post e veja um álbum com fotos da carreira da Márcia.

    Responder
  3. RUI ROMUALDO

    OBRIGADO PELA MATERIA. MUITOS ANOS PROCUREI POR NOTICIAS DA APRESENTADORA MÁRCIA. NÃO CONSIGO ABRIR A ENTREVISTA PARA OUVIR VOZ. ME ENVIE SITE. ONDE VIVE A SRA. MARCIA HOJE? QUAL EMAIL PARA CONTATO? GRATO

    Responder
  4. RUI ROMUALDO

    Uma pergunta: alguem gravou em video esse encontro? Se positivo, por favor quero comprar uma cópia.
    Grato
    Rui Romualdo

    Responder
    • aparecida pereira da silvaoi

      eu tambem por favor não esqueça de mim beijos

      Responder
  5. RUI ROMUALDO

    Pergunta: a Sra. Márcia Cardeal ou alguém da equipe de produçao tem ideia de quantas MEDALHAS foram distribuidas aos alunos com boas notas? Acho que ficarão surpresos com a quantidade de pessoas que as guardam.
    Parabens as pessoas que idealizaram essa homenagem.

    Responder
  6. Edison silva

    Conheço pessoalmente a Marcia e acho ela uma pessoa excelente, bem diferente das “Xuxas” de hoje, que tem o rei na barriga. A Marcia, muito pelo contrário, faz trabalhos voluntários, vizando ajudar ao próximo e detalhe : sempre no anonimato, sem falar que era da tv ou coisa parecida. Parabéns Marcia, continue assim e DEUS te abençoe.

    Responder
    • RUI ROMUALDO

      Sr. Edison, bom dia.
      Gostei do que o Sr. escreveu.
      A Sra. Márcia Cardeal evita aparecer em programas de TV ?
      Onde ela vive hoje: São Paulo ou Rio de Janeiro?
      O Sr. sabe se o evento de 08/12/2008 foi gravado e se há cópia para eu assistir?
      Grato, Rui Romualdo

      Responder
    • aparecida pereira da silvaoi

      Adorei o q vc escreveu com certeza essas chuvas ,maras, simoni, só querem aparecer.
      qual a possibilidade de nós conseguirmos nós reunir e leva lls s um programa de teve para q tdos saibam que era a verdedeira xuxa.beijos

      Responder
  7. ENOC ANJOS FERREIRA

    QUE SAUDADES DE VER ESSA EQUIPE DO ZÁZ-TRÁZ, MUITOS ANOS, EU PARTICIPEI DE ALGUNS PROGRAMAS DE ANIVERSSÁRIO E DO MEUS IRMÃOS, QUE SAUDADE DO LEÃO DA MONTANHA(EDSON) TORRESMO, TIO MOLINA, DA FADA, E PRICIPALMENTE DA MARCIA CARDEAl
    MUITO BOM LEMBRAR A INFÂNCIA DO ANOS 60,
    QUE DEUS ABENÇOE A TODA EQUIPE

    Responder
  8. aparecida pereira da silvaoi

    Marcia estou mto emocionada qdo consegui ter noticias suas pela internet.Fui sua fã de carteirinha.nunca perdi um só programa.Hoje estou com 54 anos ,mas não a esqueci.
    Vou contar um episódio lembro me q na festa de 5 anos no ibirapuera havia um bolo de 5metro de altura e minha mi levou junto com 5 irmãos . eu mi perdi naquela multidão.
    ia ti assisti sempre q podia na tv. Voce sim é e sempre será a rainha dos baixinhos. Xuxa só copiou seu espaço. Voce era linda parecia uma boneca.mas contua linda.emboraa idade passa ti amo mi mande uma msg eu falo mto de vc pra minhas filhas e meu neto. ti amoooooooooooooooo marcia
    acho um injustiça a midia ninguem falar no seu nome hoje.principalmente a globo ,pois lá q tdo começou

    Responder
  9. Jeziel Liasch

    O link da entrevista no programa “Você é curioso?” está quebrado, vocês poderiam me mandar um link atualizado?
    obrigado!

    Responder
  10. alcides arcanjo

    Também sou da´epoca da marcia “guardo saudades”, atualmente trabalho em um jornal “região Barueri”, gostaria muito de fazer uma entrevista com a nossa querida MARCIA CARDEAL, voces podem me ajudar?. meu telefone : (011) 7233-7077 e-mail: alcidesarcanjo@ig.com.br. Nosso jornal é o Viva Cidade, Com uma pequena tiragem de 20.000 exemplares, porém, feito com bastante carinho e responsabilidade. Nosso site: http://www.jornalvivacidade.com.br.
    Abração
    Alcides Arcanjo

    Responder
  11. cyntia

    Bem eu não só sou fã, como fui aluna.Votamos na mesma escola.
    Fui uma de tantas alunas carentes que ela atendeu
    como pedagoga professora amiga etc.
    Dei tanto trabalho naquela escola rsrsrsrs (Humberto de Campos)
    Mas, é bem verdade que não se deve desistir.
    Talvez por isso eu hoje sou mãe, educadora profissional da rede pública
    de educação municipal, a mesma onde um dia conheci e convivi nos
    melhores anos da minha vida com a prof. tia Mércia (Marcia Cardeal)
    Vale lembrar, comemoramos mais um ano de tv brasileira.

    Responder
  12. Paulo Roberto

    Com essas ondas de incêndios que ocorreram nas antigas estações de televisão nunca imaginei que iria rever cenas que povoaram minha infância. Meus parabens.

    Responder
  13. JOSUE PESSOA

    nÃO SE PODE FAZER ESSAS COMPARAÇÕES…POR MAI QUE SEJA DE CORAÇÃO EU ACREDITO QUE NÃO É DE BOM TOM ….COMPARAÇÕES EU NUNCA AS FARIA….NÃO NESSE TEOR,QUEM VIU E ASSISTIU SABE DO QUE ESTOU FALANDO …DARIA TUDO QUE TIVESSE PARA CONHECE-LA PESSOALMENTE..RS .OLHA EU SOU UM SIMPLES ADMIRADOR MAS O AMOR QUE TENHO E MUITO GRANDE….E NUM ACEITO ESSAS COMPARAÇÕES MAS TUDO BEM JA TO MELHOR…UFA QUASE SURTEI RS

    Responder
  14. josue pessoa

    num achei nada entrevista….que sofrimento esse meu hein,1 mes e nada tentei achar algo para me lembrar daquela voz,e queria ouvir tb a introdução da musica do zaz traz ….eu voltar a ser criança……rs me ajudem

    Responder
  15. Lazaro Jesus de Calazans

    Apesar de não me lembrar da Tia Marcia, e sim da Tia Silvana , mas os desenhos da nossa época eram bem melhores doque os de hoje, com esseção de alguns mas seria bom se volta-se em algum horario nobre ,seção desenho nostalgia ok.
    Grato

    Responder
  16. Milton Akira

    bem, eu gostaria de saber se voces têm alguma gravação do aniversário do Programa Zas-Tras, que foi efetuado no Ginásio do Ibirapuera. Eu fazia parte de uma banda, tocava teclado. E o programa era apresentado ao vivo, e a abertura do programa, naquele dia, era para ser feita por mim. Acontece que alguns instantes antes de começar, senti um cheiro de queimado, quando percebi que o teclado havia tido um curto-circuito. E a câmera filmando as minhas mãos em cima do órgao, e eu pedindo para o guitarrista: “ENTRA, GUITARRA, ENTRA… …” , foi um sufoco…

    Responder
  17. MARIA LUIZA

    amei saber que como eu muitos ainda lembra do zastras e da marcia

    Responder
  18. MARIA LUIZA

    nossa que legal tem gente como eu que lembra de episodio como a marcia

    Responder
  19. terezinha moreira

    Terezinha Moreira, estou com os olhos cheio de lágrimas , tanto que eu quis saber desse tempo … que contemplei na minha infância , o programa záz trás e da marcia cardeal . fiquei feliz de saber de coisas que fizeram parte do meu passado infantil !

    Responder
  20. waldir moura fernandes

    eu assiti todos os desenhos e o nacional kid

    Responder
  21. Marcelo

    Essa eu conheço muito bem…É minha mãe!

    Responder
  22. marcos de souza

    é eu tambem curti muito esse tempo lembro muito bem do ultimo programa que eu fui com minha vô nos estudios da globo na av. são joão com a estreia do desenho shazan e tb da chacara zaz-traz em são bernado que tinha os pones e as vaquinhas que saudades. não faz mau a grande poderosa na lembrar de vc Marcia mais muitos nunca vão te esquecer…..bjs…

    Responder
  23. Marluce Cunha

    Eu participei do programa no meu aniversario e guardo ate hoje a minha foto.

    Responder
  24. Anônimo

    Estou emocionado ,estou com minha mãe que esta com 86 anos e lembrando de minha infância com tia Márcia.

    Responder
  25. mustafa neser

    boa tarde a todos os fãs e com grande pesar que hoje 29 de setembro de 2020 a nossa querida Marcia Cardeal GRANDE APRESENTADORA DO ZAZTRAZ faleceu vitima de um cancer
    nossas sinceras hommenagens

    Responder
  26. Angela Camilo

    me lembro do Zas traz da apresentadora Marcia Cardeal , assistia desenhos e o Nacional Kid, muito triste com esta noticia

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This