Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Curiosidades sobre “Miami Vice”, um campeão de audiência dos anos 1980

5 de maio de 2020

A palavra “vice” no título do seriado está ligada ao termo “Vice Squad”, que se refere a uma divisão policial que combate drogas, prostituição, ilegalidade do jogo e da venda de bebidas. O seriado “Miami Vice” estreou nos Estados Unidos em 1984 e teve um total de 112 episódios. Chegou ao Brasil em 1986 e o SBT exibiu três das cinco temporadas.  As duas temporadas restantes foram exibidas pela Rede Globo.

Inicialmente, o seriado deveria se chamar “Gold Coast”. Mas, quando as filmagens começaram, os policiais gritavam “Miami Vice” de uma forma tão enfática em todas as abordagens que os produtores perceberam que estava ali o seu verdadeiro nome.

Detetive tem um jacaré como cão de guarda

A trilha de abertura de “Miami Vice” foi um sucesso tão grande que acabou entrando na lista da famosa Billboard e atingiu o primeiro lugar na parada em novembro de 1985. O tema contava o que acontecia na delegacia de narcóticos de Miami. Os protagonistas eram  dois detetives que trabalhavam infiltrados no meio de contravenção. Um era loiro James Crockett e o outro, o negro Ricardo  Tubbs, que já havia passado pela Polícia de Nova York.  Eles eram comandados pelo austero tenente Larry Zito, que  tinha ainda na equipe duas detetives disfarçadas de prostituta,  Gina e Trudy.

Crockett e Tubbs eram dois tipos exóticos, sobretudo na maneira de se vestir. Tubbs usava terno sem gravata e deixava a camisa aberta até a metade do peito. Já o estilo de Crockett acabou se tornando moda na segunda metade dos anos 1980. Era um terno em tom pastel, com camiseta por baixo, e sapatos sem meia. Naquela época, ele também usava aquela barba por fazer,  do tipo “acordei e não achei o barbeador”. Outro elemento do exotismo de Crockett: ele morava num veleiro, batizado de  Saint Vitus Dance, e tinha como cão de guarda não propriamente um cachorro, mas sim um jacaré chamado Elvis.

Magalhães Júnior, especial para o “Você é Curioso?” (02/05/2020)

Na sonora 1, vamos ouvir o tema de abertura de  “Miami Vice”, que refletia muito bem a tendência musical da metade dos anos 1980, com muito sintetizador e bateria eletrônica.

Na sonora 2, você vai relembrar de um momento mais próximo entre o detetive Crockett (dublado por Dário de Castro) e a detetive Gina (dublada por Fátima Mourão). A dublagem foi feita nos Estúdios Herbert Richers.

Na sonora 3, a cena em que Tubbs foi pela primeira vez ao veleiro  de Crockett e acabou conhecendo o jacaré Elvis. Tubbs era dublado por Roberto Macedo.

 

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

40 curiosidades sobre mulheres nas novelas

Rosamaria Murtinho estrelou um dos primeiros grandes sucessos das novelas diárias com A moça que veio de longe (1964). Ela fez par romântico com o galã Hélio Souto. Em Pigmalião 70 (1970), Tônia Carrero, no papel da milionária Cristina, lançou a moda do cabelo...

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

A ideia inicial de nomes de séries que fizeram muito sucesso

Escolher o nome de uma série não é das tarefas mais simples. Muito do sucesso das superproduções da TV ou do streaming depende da curiosidade que seu nome pode despertar. Há até agências de publicidade e branding envolvidas nessa escolha. É divertido também saber que...

10 curiosidades sobre Betty Boop

10 curiosidades sobre Betty Boop

O desenhista Grim Natwick (1890-1990) criou Betty Boop em 1930 para os Estúdios Fleischer, de Nova York, o mesmo que produzia os desenhos de Popeye e Superman. A personagem nasceu para ser a namorada de um cachorro chamado Bimpo, que estrelava o desenho animado "Dizzy...

0 Comentários

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This