Novo Livro O Guia dos Curiosos - Edição Fora de Série

Como funciona um espelho-espião

21 de novembro de 2012

O Dots, um restaurante de sushi em Viena, na Áustria, fez barulho na mídia há algumas semanas por ter instalado um espelho-espião em seu banheiro feminino. A outra face do espelho fica no banheiro masculino, permitindo que os homens consigam espiar as mulheres em seus momentos íntimos. O campo de visão abrange toda a extensão do banheiro, com exceção das áreas das cabines privadas.

Obra do artista Alexander Riegler, o espelho tem o intuito de explorar o voyeurismo em tempos modernos. Não há nenhuma placa no restaurante que indique a presença do espelho no banheiro, mas, como a notícia rola solta, os clientes da casa já estão sabendo da novidade. A loja informa que a grande maioria deles (95%) não se sente incomodada com a brincadeira. Para garantir direitos iguais aos homens e mulheres, o restaurante planeja inverter a lógica do espelho de janeiro de 2013, quando as moças poderão observar os rapazes usando o mictório.
A ideia do restaurante, além de ousada, é bastante curiosa. Mais curioso ainda, no entanto, é pensar no modo de funcionamento desses espelhos espiões. O Blog do Curioso tem a resposta:
Em primeiro lugar, o ambiente a ser observado deve ser bem iluminado, em contraste ao local escuro frequentado pelo observador. Pela foto acima, os banheiros do Dots parecem cumprir o requisito. Outro fator essencial para o bom funcionamento do espelho espião é a espessura da película refletora. Quanto mais partículas de metal aplicadas sobre o vidro, menor é a visibilidade de quem está atrás do espelho. Para se ter uma ideia, o ideal é que as lâminas desses espelhos sejam cem vezes mais finas do que um fio de cabelo! O que finalmente permite que quem esteja do outro lado observe tudo sem ser visto é um truque de luzes! Simples assim: quem está do lado claro não consegue enxergar quem o observa porque do outro lado quase não há luz.

É exatamente esta a tecnologia usada nos espelhos espiões de reality shows como Casa dos Artistas e Big Brother. Eles permitem que os câmeras filmem o dia-a-dia dos participantes sem ter que ficar cara a cara com eles. Outro uso comum do equipamento é nas pesquisas de comportamento. Para que os analistas possam observar como as pessoas agem frente a um problema sem influenciar suas reações, os Institutos de Pesquisa instalam espelhos-espiões em suas salas de reunião. O recurso também aparece em algumas salas de interrogatório da polícia.

Esta página contém links de afiliados. Ao fazer uma compra por um desses links, o Guia dos Curiosos recebe uma comissão e você não paga nada a mais por isso.

Artigos Relacionados

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Os 20 anos da Wikipédia, a “enciclopédia rápida”

Antes da Wikipédia, houve uma outra enciclopédia on-line chamada Nupedia, que também tinha a ideia de ser uma enciclopédia livre. Ela foi criada em março de 2000 pelos americanos Jimmy Wales e Larry Sanger – que depois ficariam famosos pela própria Wikipédia!  "Ué, se...

10 curiosidades sobre o emoji

10 curiosidades sobre o emoji

Emoji é uma palavra criada no Japão pela junção de "e" (imagem) e "moji" (letra). Em 1999, o japonês Shigetaka Kurita inventou um alfabeto de caracteres especiais para se transmitir ideias e sentimentos. O Consórcio Unicode, formado pelas principais bigtechs do mundo,...

Sabia que existe trava anti-furto de Nutella?

Sabia que existe trava anti-furto de Nutella?

A versão de assalto à geladeira foi atualizada. O alvo agora são os potes de Nutella. Uma trava anti-furto de Nutella tem feito sucesso em lojas virtuais. Está na faixa dos 80 reais e não inclui o cadeado e o pote do creme de avelã. O aparelho é um modelo mais moderno...

2 Comentários

2 Comentários

  1. Espelhos

    Exatamente o que eu procurava sobre espelhos

    Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This